5 sinais que o seu cão está estressado (e como aliviar o estresse)
Autora:

5 sinais que o seu cão está estressado (e como aliviar o estresse)

Seu cão está agindo de forma incomum? Talvez o cão parece estar demasiado ansioso ou deprimido.

Seu cão está agindo de forma incomum?

Talvez o cão parece estar demasiado ansioso ou deprimido.

O estresse é mais comum em cães do que você pode pensar. Ainda pior, o estresse pode afetar negativamente a saúde do seu cão.

Aqui estão 5 sinais comuns de estresse e ansiedade em cães para ajudar a identificar e procurar ajuda rapidamente.

1. diarreia, constipação, ou outro problema digestivo

Embora sejam mais comumente atribuídas à doença ou intolerância alimentar, questões gastrointestinais, como diarreia e constipação também podem ser provocadas pela ansiedade. Fale com o seu veterinário se a diarreia, constipação, ou outra questão digestiva é anormalmente grave, especialmente se tiver durado mais de 24 horas ou se a diarreia é sangrenta.

O sangue no vômito e/ou fezes pode ser um indicador de uma doença alimentar.

2. diminuição do apetite

Cães não ficam em jejum ou dietas como nós fazemos, por isso é importante consultar um veterinário se o seu animal de estimação de repente perde o interesse em alimentos ou pára de comer completamente.

Pode ser devido ao estresse ou a uma condição de saúde subjacente, incluindo a anorexia, que pode fazer com que seu cão se recuse a comer totalmente e sua ingestão de alimentos comece a diminuir tanto que leva a drástica perda de peso.

Você também pode gostar:

3. isolamento

Alguns cães podem ficar algum tempo sozinho de vez em quando.

No entanto, um cão que está constantemente em isolamento de si mesmo ou de outros animais de estimação ou pessoas podem estar sofrendo de ansiedade ou uma outra doença.

Seu veterinário pode ajudar a identificar a causa deste comportamento estranho.

4. aumento do sono

Até agora você vai se acostumou com o horário de sono do seu cão.

Fale com o seu veterinário se o seu cão está dormindo mais do que o habitual ou parece muito letárgico. Letargia é muitas vezes o primeiro sintoma de que um cão está doente, ferido ou traumatizado.

Também pode ser um sintoma de condições, incluindo diabetes, problemas cardíacos e hepáticos, tumores, diarreia e desidratação severa, hipotireoidismo, anemia e envenenamento, entre outros.

5. agressão em relação a pessoas ou outros animais

Ações agressivas para os animais ou pessoas podem ser um sinal de um cão estressado ou doente.

Consulte o seu veterinário ou um especialista em comportamento animal antes que o problema piore. Muitos sinais agressivos são acompanhados por uma postura corporal temível e expressão facial, e com comportamento submisso.

Tratamento para agressão enfoca técnicas de gestão de comportamento para ajudar o cão com a sua ansiedade e raiva.

Complemente a sua leitura:

Dispositivos como focinheiras também pode ser eficaz quando o cão está longe de casa, com todo o tratamento a ser focado na prevenção de lesões para os seres humanos, outros animais, e para o cão.

Como ajudar um cão estressado?

Se o comportamento do seu cão muda de repente de alguma forma, agende uma consulta com o seu veterinário.

O médico veterinário pode descartar quaisquer questões médicas subjacentes, bem como fazer recomendações para ajudar a diminuir o nível de estresse do seu cão.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a aliviar a ansiedade em seu cão:

Jogar/exercício com o seu cão regularmente - atividades físicas como um jogo de busca ou uma caminhada ao redor do bloco são um grande redutor de estresse para cães.

Crie uma zona segura - Separe uma área em seu repouso para que seu cão escape eventos de alta tensão como tempestades e rojões. Forneça seu cão com um "cobertor de segurança" favorito tal como um brinquedo e visita seu cão frequentemente.

Se possível, fique com ele até que o evento de alta tensão tenha passado. Sua presença é uma grande garantia para o cão.

Escolha um alimento de cão da alta qualidade - a dieta do seu cão é uma parte integrante de sua saúde e bem-estar. Fornecendo o seu cão com uma dieta que não é adequadamente equilibrada para o seu estágio de vida e estilo de vida pode causar repercussões imprevistas que podem levar à ansiedade e estresse.

Saiba mais sobre: Estresse

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "5 sinais que o seu cão está estressado (e como aliviar o estresse)" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.