Adenocarcinoma de Glândula Salivar em Gatos
Autora:

Adenocarcinoma de Glândula Salivar em Gatos

O adenocarcinoma pode afetar qualquer uma dessas glândulas salivares em gatos, mas o principal alvo desse tumor em gatos é a glândula parótida, a maior das glândulas salivares.

A saliva contém muitas enzimas úteis que ajudam no processo digestivo. Estas enzimas aumentam a solubilidade dos alimentos lubrificando o conteúdo.

Existem quatro glândulas salivares principais, incluindo a glândula mandibular, sublingual, parótida e zigomática.

O adenocarcinoma pode afetar qualquer uma dessas glândulas salivares em gatos, mas o principal alvo desse tumor em gatos é a glândula parótida, a maior das glândulas salivares.

O adenocarcinoma da glândula salivar em gatos é altamente metastático e pode causar metástase em órgãos e tecidos distantes do corpo.

Os gatos siameses estão em maior risco em comparação com outras raças, e os gatos machos são afetados duas vezes mais que as gatas.

Como outros adenocarcinomas, o adenocarcinoma das glândulas salivares geralmente afeta gatos com idade superior a oito anos.

Sintomas de adenocarcinoma de glândula salivar em gatos

Os sintomas do adenocarcinoma das glândulas salivares em gatos dependem do tipo de glândula salivar afetada. A seguir estão alguns dos sintomas comuns relacionados ao adenocarcinoma da glândula salivar:

Você também pode gostar:

  • Inchaço sem dor no pescoço superior, base da orelha ou lábio superior
  • Halitose (respiração suja)
  • Perda de peso
  • Pouco apetite
  • Disfagia (dificuldade em engolir)
  • Abaulamento do olho
  • Espirros
  • Disfonia (rouquidão)

Causa

A causa exata ainda é desconhecida. Esta doença é classificada como idiopática.

Diagnóstico

Seu veterinário vai realizar um exame físico completo em seu animal de estimação, levando em consideração o histórico de antecedentes dos sintomas.

Testes de sangue, perfis bioquímicos e análise de urina serão realizados, embora os resultados geralmente retornem como normal com esta doença.

Radiografias de áreas afetadas e ossos podem revelar informações importantes sobre a natureza e extensão do problema. Os raios-X de outras regiões também podem ser realizados para ver se o tumor tem metástase nessas regiões do corpo, e procedimentos mais refinados, como a biópsia de tecidos, ajudarão a estabelecer um diagnóstico confirmatório.

Tratamento

Infelizmente, não há tratamento definitivo disponível para o adenocarcinoma das glândulas salivares em gatos.

A cirurgia para consumir e remover o tumor juntamente com algum tecido normal adjacente é frequentemente recomendada.

Após a cirurgia, seu gato pode ser recomendado para radioterapia para alcançar controle local e sobrevida a longo prazo.

Nenhum agente quimioterápico ainda foi recomendado para o adenocarcinoma da glândula salivar. Podem ser necessárias cirurgias múltiplas, juntamente com as sessões de radioterapia subsequentes.

Vida e Gestão

Os pacientes submetidos a cirurgia podem precisar ser tomados para avaliações veterinárias a cada três meses.

A cirurgia combinada com radioterapia pode melhorar o tempo de sobrevivência para cima até vários meses em gatos.

Você pode melhorar a qualidade de vida do seu gato durante este período, mantendo o estresse no mínimo para o seu gato e tornando-o o mais confortável possível para minimizar a dor e outras complicações associadas.

O seu gato vai precisar de atenção especial na nutrição adequada e no controle da dor. Seu veterinário irá orientá-lo no planejamento de refeições e na escolha dos melhores remédios para a dor.

Saiba mais sobre: Adenocarcinoma

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Adenocarcinoma de Glândula Salivar em Gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.