Alergias alimentares em animais de estimação
Autora:

Alergias alimentares em animais de estimação

Alergia alimentar em animal de estimação (também chamado de hipersensibilidade alimentar) refere-se a um tipo de reação física ao alimento.

Assim como as pessoas podem ser alérgicas a certos alimentos, os animais de estimação também podem ter alergias alimentares.

Uma alergia alimentar em um cão ou gato resulta mais tipicamente de uma proteína no alimento.

Alergias alimentares mais comumente causam problemas de pele em cães e gatos, mas vômitos e diarréia também podem ocorrer.

O tratamento envolve remover o ingrediente ofensivo da dieta do animal de estimação.

Encontrar o agressor geralmente envolve um processo de eliminação. 

Alergia alimentar em animal de estimação (também chamado de hipersensibilidade alimentar) refere-se a um tipo de reação física ao alimento.

As reações alimentares são classificadas em duas categorias: aquelas que são o resultado da estimulação do sistema imunológico e aquelas que não são.

Alergia alimentar ocorre quando o sistema imunológico começa a reagir aos ingredientes que o animal de estimação tem comido sem problemas no passado. Intolerância alimentar ocorre quando o que é comido tem um efeito direto, negativo sobre o estômago e/ou intestinos, tais como carne estragada, brinquedos mastigados, aditivos alimentares, e bruscas mudanças na dieta. A intolerância alimentar não é uma desordem imunológica e, como tal, não será tratada aqui.

A lista de alérgenos alimentares conhecidos (substâncias que animais de estimação podem ser alérgicos) é extensa e inclui carne bovina, ovos, aves, laticínios, cordeiro, carne de porco, peixe, milho, trigo, soja, conservantes, e corantes.

Tipicamente, é a fonte da proteína em uma dieta do animal de estimação que elicia uma reação alérgica.

Globalmente, o trabalho do sistema imunológico é encontrar ameaças ao corpo e destruí-las, enviando sinais para ativar células especiais. Uma alergia resulta quando este sistema julga mal uma substância segura e as células danificam os tecidos circundantes.

Você também pode gostar:

É por isso que os animais com alergias alimentares às vezes podem experimentar vômitos e diarreias. Alergias alimentares em animais de estimação, no entanto, podem causar problemas mais comumente na pele.

Sintomas e identificação

Os sinais da pele incluem:

  • Coceira (todo ou mesmo em apenas algumas áreas)
  • Infecções cutâneas
  • Infecções da orelha
  • Perda de cabelo

O sinais intestinais e estomacais incluem:

  • Vômitos
  • Diarréia
  • Dor abdominal
  • Perda de peso

Muitas doenças podem causar problemas gastrointestinais ou coceira, de modo que a abordagem diagnóstica feita por um veterinário inclui a decisão destes como parte do diagnóstico de uma alergia alimentar. Alergias alimentares tendem não ser sazonais, e os sinais são geralmente vistos durante todo o ano. O indicador mais óbvio de uma alergia alimentar é quando o ingrediente responsável é removido da dieta.

A chamada "dieta de eliminação" é a única maneira comprovada para determinar qual alimento está afetando um animal de estimação. As dietas da eliminação consistem nos ingredientes que não foram oferecidos ao animal de estimação no passado. Muitas dietas terapêuticas estão disponíveis para oferecer fontes de proteína difíceis de encontrar.

A dieta de eliminação pode ser pensado como um teste de diagnóstico que pode durar até 12 semanas. Este teste leva tanto tempo porque o alérgeno pode continuar a estimular o sistema imunológico do seu animal de estimação por semanas depois que é eliminado da dieta. A dieta de eliminação será o único alimento que um animal de estimação é permitido comer durante o período experimental. Durante este tempo, nenhum outro alimento ou guloseimas podem ser oferecidos a menos que sejam restritos os ingredientes na dieta de eliminação.

Complemente a sua leitura:

Ossinhos (geralmente feito de couro), orelhas de porco, e quaisquer outros itens de mastigação ou brinquedos também devem ser evitados se contiverem outros ingredientes. Mesmo medicamentos regulares, como vermifugação, devem ser administrados em uma forma sem sabor para manter o animal de estimação de ser estimulado novamente pelos ingredientes nestas preparações.

Os veterinários tratarão tipicamente os animais de estimação alérgicos do alimento para infecções secundárias da pele ou todos os sintomas gastrointestinais no começo da experimentação da dieta. Estes problemas muitas vezes não conseguem melhorar sem medicação específica destinada a estes sintomas.

Se a pele e problemas gastrointestinais resolver durante o julgamento, um veterinário pode então "desafiar" o sistema imunológico de um animal de estimação, ao oferecer alimentos da dieta anterior para ver se os sinais vão voltar ou por sistematicamente adicionar itens específicos de volta para a dieta. A dieta usada para o julgamento de eliminação pode ser alimentos após o julgamento ter acabado. Isto é, se ele é equilibrado e formulado para fornecer a nutrição completa.

Os testes de sangue para alergias alimentares estão amplamente disponíveis e podem ser úteis para ajudar a orientar a escolha de uma dieta de eliminação. Infelizmente, o pensamento recente em círculos de Dermatologia sugere que estes testes são demasiado inespecíficos e insensíveis para substituir a dieta de eliminação como o teste padrão de ouro para alergias alimentares em animais de estimação.

Raças afetadas

Nenhuma predileção da raça para alergias alimentares foi estabelecida firmemente nos gatos ou nos cães.

Tratamento

Esta é uma daquelas condições para as quais o processo de diagnóstico pode produzir o plano de tratamento ideal. Chegar à dieta correta pode parecer como um jogo frustrante de tentativa e erro, mas muitas vezes vai suportar o tratamento adequado.

Saiba mais sobre: Alergia

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Alergias alimentares em animais de estimação" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.