Amiloidose em gatos
Autora:

Amiloidose em gatos

Quando as proteínas celulares se formam em tecidos dobrados, em vez de suas formas tridimensionais corretas, ocorre a amiloidose.

A amiloidose ocorre quando as proteínas chamadas "amiloides" são depositadas fora das células em vários tecidos e órgãos, causando disfunção de tecidos e órgãos. É uma condição rara nos gatos, embora seja visto em Abisinio.

Quando determinadas linhas da família de gatos Siamese forem identificadas com predisposição, não há nenhum perfil genético desobstruído nos gatos afetados. A maioria dos gatos diagnosticados com amiloidose é mais velho de 7 anos de idade, embora a escala de idade no diagnóstico possa ser de 1 a 17 anos de idade. Parece que o risco para o desenvolvimento de amiloidose aumenta com a idade.

Determinados gatos Siamese com amiloidose genética podem ser diagnosticados tão cedo quanto 1 e 4 anos de idade.

O que é amiloidose?

Quando as proteínas celulares se formam em tecidos dobrados, em vez de suas formas tridimensionais corretas, ocorre a amiloidose.

Esta proteína anormal não pode ser dissolvida (insolúvel) e é resistente à digestão e à avaria normais.

Quando depositado em diferentes tecidos/órgãos no corpo, ele é chamado proteína amiloide; causa danos e deslocamento das células normais.

Depósitos menores e assintomáticos de proteína amiloide em gatos pode ocorrer com a idade.

Mas amiloidose extensa pode causar doença significativas e às vezes fatais em gatos.

O que causa amiloidose em gatos?

Geralmente, o amiloidose origina de uma proteína que é formada em resposta à inflamação. Qualquer condição que pode causar inflamação grave pode desencadear a deposição das proteínas anormais em gatos, incluindo:

  • Doença inflamatória crônica
  • Infecções crônicas
  • Câncer

Este desenvolvimento espontâneo do amiloidose é uma desordem relativamente incomun nos gatos geralmente; Entretanto, ocorre como uma desordem genética nas raças Abisinio, Siamese e Gato Oriental.

Sinais de que seu gato tem amiloidose

Os depósitos da proteína amiloide podem ocorrer em todo tecido corporal, às vezes localmente, em apenas um lugar, e às vezes mais sistêmico.

Em pequenas quantidades, nenhum dano ocorre e nenhuma doença é aparente. É somente quando os depósitos interferem com a função normal do órgão que os sintomas clínicos aparecem, e então estão relacionados à falha do sistema específico do órgão afetado:

  • Doença hepática com amiloidose hepática
  • Doença renal com amiloidose renal

Quais são os sintomas da amiloidose?

Os sintomas da amiloidose variam dependendo do sistema de órgãos que é afetado, e envolvimento renal é mais comum.

O gato afetado pode perder seu apetite, tornar-se letárdico, ter sede e urina aumentada, perda de peso, vômitos, e diarreia. Em alguns casos, o fluido irá acumular-se a pele, no abdômen, e/ou na cavidade torácica.

Se os rins estão envolvidos e a amiloidose progride, o gato pode desenvolver sinais específicos para insuficiência renal, incluindo:

  • Úlceras na boca
  • Perda de peso extrema 
  • Vômitos em andamento
  • Desidratação

Alguns gatos afetados desenvolverão coágulos de sangue em seus vasos sanguíneos, e depender em cima da posição, pode haver uns sinais clínicos.

Os gatos podem desenvolver dificuldade em respirar ou fraqueza em uma ou ambas as pernas traseiras.

Diagnosticar amiloidose em gatos

Seu veterinário diagnosticará primeiramente seu gato com uma doença ou uma desordem específica do tecido e terá então que determinar se o problema é o resultado do amiloidose, que pode ser muito difícil.

Os gatos Siamese e Gato oriental afetados que tem proteína amiloide depositado em seus fígados às vezes com sangramento agudo interno abdominal devido à ruptura das lesões. Os gatos Abisinio com a doença podem apresentar em uma idade muito nova (tipicamente entre 1 e 5 anos) com falha rápida progressiva do rim. Outros gatos que são afetados levemente podem viver vidas longas sem a doença discernível relacionada.

A única maneira de diagnosticar definitivamente a presença de amiloidose é a obtenção de amostras de biópsia dos tecidos afetados para revisão microscópica com manchas especiais.

Tratamento da amiloidose em gatos

Infelizmente, não há nenhum tratamento específico, provado para o amiloidose e conseqüentemente nenhuma cura.

Desde que não há nenhuma maneira de parar a dobradura anormal durante a produção de proteína e nenhuma maneira de dissolver ou desmanchar as dobras nos tecidos já formadas da proteína, o tratamento é dirigido tipicamente nos efeitos de toda a deficiência orgânica resultante do órgão.

Quando apropriado, tentar remover a fonte de inflamação para retardar qualquer outro depósito de amiloidese também será importante, diminuindo assim a progressão da doença.

Se você tem quaisquer perguntas ou interesses, você deve sempre visitar ou chamar seu veterinário, o médico veterinário é seu melhor recurso para assegurar a saúde e o bem estar de seus animais de estimação.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Amiloidose em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.