Anafilaxia em cães
Autora:

Anafilaxia em cães

A anafilaxia é uma condição de emergência que ocorre quando um animal reage adversamente a um alérgeno particular.

Anafilaxia em cães (Choque alérgico em cães)

A anafilaxia é uma condição de emergência que ocorre quando um animal reage adversamente a um alérgeno particular. Em situações extremas, essa reação pode ser fatal.

A condição é bastante imprevisível, como quase qualquer substância pode potencialmente causar uma reação.

O resultado esperado é muitas vezes bom se a reação é tratada precocemente e o tratamento bem administrado.

Sintomas e tipos

Os sintomas de uma reação alérgica grave incluem choque, dificuldade para respirar, vômitos, urinar, e problemas para controlar o movimento intestinal.

O início pode ser rápido, muitas vezes dentro de minutos de exposição ao alérgeno.

Causas

Praticamente qualquer substância ambiental ou ingerida pode causar anafilaxia em cães.

Causas podem incluir picadas de inseto, drogas ou alimentos.

Se o animal entra em contato com um alérgeno grave, seu corpo normalmente reage de uma forma severa à exposição. As reações podem ser localizadas ou em todo o corpo do animal.

Um trauma grave também pode causar esse tipo de reação.

Diagnóstico

A reação de um cão a um alérgeno é rápida, e não há nenhum teste atual para determinar se um cão será suscetível a um determinado estímulo.

No entanto, alguns testes de pele com o alérgeno podem ser feitos para muitos alérgenos comuns que podem ser a raiz do problema.

Uma reação severa é considerada uma emergência médica e exige frequentemente a internação.

Tratamento

É importante remover o agente que causa a reação.

Às vezes uma vacina é útil se o alérgeno é identificado.

O suporte de vida é às vezes exigido, bem como a abertura de uma via aérea para que o animal consiga respirar corretamente.

Além disso, os fluidos são frequentemente administrados para reduzir os níveis de choque do animal e hidratar. As drogas como a epinefrina são dadas frequentemente se o choque é severo, e os anti-histamínicos podem ser prescritos para ajudar com o controle da alergia.

O cão exige frequentemente a monitoração próxima do hospital para 24 a 48 horas após a reação.

Vida e gestão

Se for descoberto a reação alérgica foi devido ao alimento, ou um alérgeno de outra forma comum, os esforços devem ser feitos para controlar o ambiente do cão.

Como muitos casos são repentinos, o proprietário será educado assim que uma emergência futura pode ser controlada eficazmente.

Prevenção

Não há nenhuma maneira conhecida para impedir uma reação inicial, mas uma vez que o alérgeno é identificado, pode ser controlado pelo proprietário do cão.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Anafilaxia em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.