Anaplasmose | Causas, Sintomas e Tratamento
Autora:

Anaplasmose | Causas, Sintomas e Tratamento

Anaplasmose é uma doença bacteriana de cães que se espalha por carrapatos. É especialmente importante para a medicina veterinária por causa de sua propagação rápida.

A anaplasmose é uma doença bacteriana de cães que se espalha por carrapatos. É especialmente importante para a medicina veterinária por causa de sua propagação rápida em todo o mundo e sua capacidade de afetar os seres humanos também (embora não diretamente de cães).

A anaplasmose canina é causada por um dos dois Gram-negativos, obrigam, agentes bacterianos intracelulares, Anaplasma phagocytophilum ou Anaplasma platys. A infecção por A. phagocytophilum, a espécie mais comumente associada à anaplasmose, provoca claudicação e muitas vezes é confundida com A doença de Lyme. A infecção por A. platys resulta em uma trombocitopenia cíclica.

Ambos os tipos de anaplasmose são provavelmente espalhados por carrapatos e podem ocorrer em todo o mundo.

Duas espécies de bactérias são conhecidas por causar anaplasmose em cães e seres humanos:

Você também pode gostar:

  1. O phagocytophilum de Anaplasma são as bactérias as mais comuns associadas com o anaplasmose. Isso leva à claudicação e, como tal, é comumente confundido com a doença de Lyme.
  2. A infecção com as outras bactérias, Anaplasma platys, resulta em um estado de doença em que os níveis de plaquetas na corrente sanguínea são reduzidos. Essa redução tem sérias implicações para a coagulação sanguínea em pacientes infectados.

A anaplasmose foi identificada na maioria das vezes em cães com oito anos ou mais.

Sintomas e identificação

Anaplasmose geralmente se manifesta quando os cães são infectados pela primeira vez. Isto é chamado a fase aguda da doença.

Eles também podem experimentar uma versão menos óbvia, de longo prazo da doença.

Os cães podem às vezes sofrer deste tipo crônico do anaplasmose por diversos meses em um momento.

Cães infectados tipicamente podem ficar mancando ou ter dor nas articulações.

Menos comumente, eles também podem sofrer sintomas gastrointestinais como vômitos e diarreia, sintomas respiratórios, como tosse e espirros, ou mesmo sinais de meningite se as bactérias também infectarem o sistema nervoso.

Porque estes sinais são razoavelmente não específicos e podem ser causados por qualquer número de doenças, o teste de laboratório é a aproximação mais típica ao diagnóstico. Mas isso pode ser problemático, especialmente porque os cães na fase aguda nem sempre têm resultados de testes anormais e aqueles que experimentam a versão crônica da doença normalmente parecem normais em todos os testes de sangue de rotina.

80% de cães infectados agudamente, no entanto, tendem a ter uma deficiência de plaquetas. Eles também podem ter glóbulos brancos anormais em que a presença da bactéria pode ser detectada. Em cães com articulações dolorosas, a avaliação do fluido articular para estes organismos também pode ser de algum benefício.

Mas o melhor método de detecção de anaplasmose naqueles para os quais suspeitamos que a doença é um tipo muito específico de teste de sangue: ou teste de anticorpo fluorescente indireto (IFA) (em um laboratório externo) ou ELISA (geralmente realizada no hospital) pode detectar a doença na maioria dos pacientes dentro dos dias da infecção.

Raças afetadas

Não há nenhuma predisposição da raça confirmada em cães, mas Golden Retrievers e Labrador Retrievers estão sobrerepresentados na maioria dos relatórios. Não está claro se isso é por causa da susceptibilidade da raça ou por causa da maior frequência de exposição entre estes fora de casa.

Tratamento

O tratamento tipicamente inclui o uso do antibiótico doxiciclina.

Cães que sofrem de infecção aguda com Anaplasma tendem a se sentir melhor dentro de um dia ou dois, mas, dependendo de seus sintomas e alterações nos números de plaquetas, eles ainda podem exigir hospitalização por períodos de tempo gasto.

Prevenção

Programas de controle de carrapatos agressivos são a abordagem ideal para a prevenção.

O uso de produtos veterinários recomendados da prevenção do carrapato é considerado extremamente útil. Mas remover todos os carrapatos dentro de 24 horas de anexo é considerado 100% eficaz.

Saiba mais sobre: Anaplasmose

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Anaplasmose | Causas, Sintomas e Tratamento" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.