Anemia crônica em cães
Autora:

Anemia crônica em cães

É importante lembrar que a anemia crônica pode ter várias causas e, como resultado, um exame físico completo, a anamnese e alguns exames laboratoriais.

O que é anemia crônica?

É importante lembrar que a anemia crônica pode ter várias causas e, como resultado, um exame físico completo, a anamnese e alguns exames laboratoriais precisam ser feitos para diagnosticar a causa subjacente.

Como tal, os planos de tratamento e o prognóstico podem variar dependendo do caso individual.

Os glóbulos vermelhos são compostos de uma proteína conhecida como hemoglobina. Dentro desta proteína são átomos de ferro; esses átomos são capazes de absorver oxigênio. E assim, os glóbulos vermelhos desempenham um papel importante no transporte de oxigênio e na excreção de dióxido de carbono.

Quando um cão é diagnosticado com anemia crônica, isso indica que a contagem de células sangüíneas, o volume globular e a concentração de hemoglobina podem ser significativamente baixo.

Sintomas de anemia crônica em cães

Como a anemia crônica no cão é multifatorial e pode ser causada por uma possibilidade de doença, é importante perceber que os sintomas listados abaixo podem não estar associados apenas à anemia. No entanto, sintomas comuns associados à anemia crônica em cães incluem:

  • Letargia ao longo do tempo
  • Incapacidade de se exercitar por períodos prolongados
  • Dificuldade para respirar
  • Colapso
  • Distensão abdominal
  • Distúrbios cardíacos podem se desenvolver
  • Gengivas pálidas
  • Aumento da respiração
  • Frequência cardíaca aumentada
  • Hipotermia
  • Anorexia

É importante notar que anemia crônica geralmente permite que o cão vai se ajustar à diminuição drástica da capacidade de transporte de oxigênio do sangue. 

Você também pode gostar:

Tipos

  • Perda de sangue
  • Hemólise que se refere à destruição das células sangüíneas
  • Anemia regenerativa
  • Anemia não regenerativa
  • Anemia aplástica, que é uma diminuição ou incapacidade do organismo de produzir novas células sangüíneas e / ou hemoglobina

Causas da anemia crônica em cães

  • Parasitas gastro-intestinais graves - Muitas vezes isso pode ser crônico ou agudo; em casos crônicos, a perda de sangue devido a parasitas pode gradualmente levar a deficiências de ferro no cão
  • Doença renal crônica - A insuficiência renal geralmente envolve uma diminuição na produção de eritropoietina, portanto, há menos hemácias circulantes; além disso, a insuficiência renal crônica leva a um ambiente muito urêmico (uréia aumentada) que diminui a sobrevivência dos glóbulos vermelhos.
  • Deficiência de ferro - Pode ser causada por perda crônica de sangue como resultado de infecções parasitárias não tratadas (por exemplo ancilostomídeos), neoplasia, ulceração e / ou ectoparasitismo extensivo, não tratado
  • Não imunomediado anemia e anemia mediada pelo sistema imunológico são exemplos de anemia hemolítica
  • Anemia aplástica resultante da falência da medula óssea em produzir glóbulos vermelhos

Diagnóstico da Anemia Crônica em Cães

O veterinário realizará primeiro um exame clínico completo para avaliar os principais sintomas clínicos presentes no cão.

Eles vão pedir a história do animal e a duração e o início dos sinais clínicos.

Um hemograma completo será feito juntamente com um exame da contagem de plaquetas e reticulócitos. Uma contagem de reticulócitos examina o tempo de renovação da regeneração de células sangüíneas da medula óssea.

Esfregaços de sangue também podem ser feitos para visualizar qualquer anormalidade na estrutura das células sanguíneas.

Seu veterinário pode ainda fazer um painel de química do sangue e urinálise. Isso é feito a fim de excluir a possibilidade de doenças metabólicas, como insuficiência do rim e diabetes.

Se o veterinário suspeitar de hemorragia no trato gastrintestinal, podem ser realizadas radiografias, além de exames de volume e hemograma. No caso de anemia não regenerativa como resultado de doença da medula óssea, uma biópsia óssea pode ser feita juntamente com testes baseados em DNA. 

 Tratamento da Anemia Crônica em Cães

Como a causa da anemia crônica é bastante extensa, o plano de tratamento do seu veterinário dependerá da doença subjacente associada. No entanto, o objetivo comum de todos os tratamentos de anemia envolve levar a capacidade de transporte de oxigênio à estabilidade.

Complemente a sua leitura:

Para fazer isso, seu veterinário pode administrar eletrólitos na forma de fluidos intravenosos para aumentar o volume sangüíneo.

Se o seu veterinário suspeitar de perda de sangue significativa devido a tumores gastrointestinais, parasitas ou ulcerações, então uma transfusão de sangue de emergência juntamente com a fluidoterapia será o método de tratamento para evitar que o animal entre em choque.

Tratamento para anemia por deficiência de ferro pode envolver uma transfusão de células sangüíneas compactadas ou completas.

Quando os níveis de ferro diminuem significativamente ao longo do tempo, o veterinário pode administrar 10 a 20 mg / kg de ferro dextrano. Após a primeira injeção, a administração oral de sulfato ferroso administrada em 100 a 300 mg / kg por dia pode ser administrada para manter e aumentar gradualmente os níveis de ferro e a capacidade de transporte de oxigênio do sangue. O sulfato de potássio e a vitamina C também podem fazer parte do plano de tratamento, dependendo do caso e da causa.

Recuperação de anemia crônica em cães

A recuperação é muitas vezes dependente do que foi a causa subjacente para a anemia crônica. Uma vez que a causa subjacente da anemia crônica tenha sido diagnosticada, o objetivo é administrar qualquer perda contínua de sangue e desequilíbrio eletrolítico e aumentar a capacidade de transporte de oxigênio.

Na maioria das vezes, a anemia crônica pode levar meses a anos para ser resolvida, dependendo da causa subjacente. Cães mais velhos que têm anemia crônica devido a doença renal ou diabetes podem nunca se recuperar completamente e podem se deteriorar lentamente ao longo do tempo. Cães geriátricos podem freqüentemente permanecer em cuidados de suporte que podem envolver fluidos subcutâneos regulares para restaurar o equilíbrio eletrolítico ou suplementos orais de ferro.

Cães que desenvolvem anemia devido à perda sanguínea crônica de parasitas podem ser tratados com anti-helmínticos. Muitas vezes, o período de recuperação para cães que sofrem de perda de sangue crônica é bom e rápido, se a causa da perda de sangue é tratada rapidamente.

Cães com anemia devido ao mau funcionamento da medula óssea podem levar meses para se recuperar e ainda podem necessitar de tratamento adicional. Seu veterinário pode sugerir a continuação de doses orais regulares de suplementos de ferro junto com 500 a 1000mg de vitamina C.

Saiba mais sobre: Anemia

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Anemia crônica em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.