Ansiedade de separação em Shih Tzu
Autora:

Ansiedade de separação em Shih Tzu

A ansiedade de separação em cães é um dos problemas psicológicos mais comuns que os cães desenvolvem e é muito comum em raças como Shih Tzu.

Ansiedade de Separação em Cães

Mesmo a adição de outro animal de estimação pode não curar a Ansiedade de Separação em Cães

A ansiedade de separação em cães é um dos problemas psicológicos mais comuns que os cães desenvolvem e é muito comum em raças pequenas / de brinquedo como a raça Shih Tzu.

É um transtorno de ansiedade e pode ser definido como um estado de intenso pânico causado pelo isolamento e separação do cão de seu dono. A maioria dos cães apresenta comportamentos problemáticos logo após a saída de seus donos, geralmente entre os primeiros 20 a 40 minutos.

Cães são animais sociais e estão acostumados a fazer parte de uma matilha.

Na natureza, os lobos permanecem em unidades familiares próximas.

Cães domesticados consideram seus seres humanos como sua matilha e prosperam nas interações sociais que recebem de seus humanos favoritos.

Nenhum cão gosta de ficar sozinho por longos períodos de tempo, mas alguns cães reagem mais intensamente do que outros e estes são os mais propensos à ansiedade de separação.

Deixar o seu Shih Tzu sozinho em casa 

Ansiedade de separação

Não seria ótimo poder levar seu cão para trabalhar com você?

Ou de outra forma nunca ter que deixá-lo sozinho de novo?

No entanto, o tempo deve vir quando você deve tomar medidas para ajudar seu Shih Tzu a lidar em ficar sozinho em casa.

Você não deve só abordar a questão da ansiedade de separação, você também deve treinar seu cão para se comportar adequadamente enquanto estiver fora.

Se você deixar a casa por 5 minutos ou 5 horas, a vida será muito mais fácil se você estiver confiante de que seu Shih Tzu se comporta corretamente enquanto estiver fora.

Um cão que está estressado pode começar a fazer xixi na casa, mastigar coisas e muito mais.

Para ter um cão bem ajustado que seja emocionalmente contente e não destrutivo quando estiver sozinho, isso envolverá técnicas de preparação e treinamento repetitivo.

Você também pode gostar:

Sintomas de Ansiedade de Separação em Cães da raça Shih Tzu

Os sintomas de ansiedade observados em cãe da raça Shih Tzu são bem únicos.

Se o seu cão apresentar sinais de algum desses comportamentos enquanto estiver fora, ele poderá ter ansiedade de separação.

  • Cavar, mastigar ou arranhar as portas
  • Latir, uivando, uivar e chorar
  • Urinar ou defecar na casa mesmo quando estão em casa
  • Mastigação destrutiva de móveis ou outros utensílios domésticos

Como fazer um diagnóstico

Podemos não ser psicólogos caninos, mas muitas vezes é fácil identificar se os sintomas do nosso cão são resultados de uma ansiedade de separação.

Considere o que está acontecendo e determine se o comportamento inadequado acontece quase exclusivamente quando você está longe de casa ou quando o cão é deixado sozinho por períodos de tempo.

Ao fazer isso, você também deve descartar outros possíveis problemas.

Por exemplo, se o seu cão está urinando em casa enquanto você está fora, mas não apresenta nenhum outro sintoma, ele pode estar sofrendo de uma infecção do trato urinário que pode ser facilmente tratada com medicação.

Se um cachorro está tendo acidentes em casa depois de ficar sozinho por 10 horas ou mais, o problema não é com o cachorro, mas com o dono.

As pessoas não conseguer ficar tanto tempo sem precisar visitar um banheiro, então é difícil esperar que um cão com uma bexiga muito menor faça o que os humanos não podem.

Quando tiver certeza de que a ansiedade de separação é o problema, comece imediatamente com a modificação do comportamento, de preferência com a ajuda de um profissional. Ansiedade de separação pode ser muito difícil de superar e provavelmente levará tempo, determinação e esforço de sua parte para ajudar seu animal de estimação.

O plano que se segue é um guia geral que você pode seguir, mas para casos graves, por favor, procure orientação profissional.

Seu objetivo é ajudar seu animal de estimação a reduzir sua dependência de você, para que ele se sinta seguro e menos ansioso quando você não estiver em casa.

Complemente a sua leitura:

Estas recomendações podem parecer frias e sem coração, mas lembre-se, em muitos casos, de que inconscientemente alimentamos a ansiedade do nosso cão com a forma como agimos, por isso:

  1. Ignore as tentativas de busca de atenção do seu animal de estimação. Qualquer interações com o seu cão devem ser iniciadas por você e não pelo seu cão.
  2. Evite interagir com seu animal de estimação nos 30 minutos anteriores à sua partida. A ideia é deixar seu cão acostumado a você não estar em casa. A exceção é que, quando você sai, você pode dar ao seu cão um brinquedo para dispensar o deleite para ajudar a mantê-lo ocupado. Faça dele um tratamento que seu cão realmente ama e só ofereça quando você estiver saindo.
  3. Quando chegar em casa, ignore o seu cão até ele estar relaxado. Isso ajuda a reforçar o comportamento relaxado.
  4. Deixe seu cão acostumado a dicas de partida e fazer quando você não estiver saindo. Por exemplo, pegue as chaves do seu carro e sua carteira ou bolsa. Coloque seu casaco e óculos de sol e vá até o seu carro. Então, volte para dentro de casa em vez de ir embora. Alternativamente, mude sua rotina de partida para que seu cão não preveja as dicas diárias que provocam ansiedade. Coloque sua bolsa e suas chaves no carro antes do café da manhã, alimente seu cão antes de sair (para que ele fique distraído) e não reconheça sua partida, apenas sair quando ele estiver comendo. A interrupção do diálogo verbal que muitos de nós têm com nossos animais antes de partir pode realmente reduzir drasticamente seu colapso depois que saímos. Você deve se concentrar nas dicas de partida que geram mais ansiedade em seu cão. Ao fazer em momentos aleatórios, irá dessensibilizar seu cão para essas dicas de partida, então, espero que você realmente vai sair, não vai ser tão estressante para o seu cão no início.
  5. Realize treinamento de independência, no qual seu cão fica relaxado em uma cama ou colchonete enquanto você sai gradualmente da sala. Um treinador profissional pode ser muito útil aqui. Se o seu cão ainda precisar de ajuda adicional, tente as saídas graduadas descritas abaixo.
  6. Comece com saídas graduadas nas quais você aumenta gradualmente o tempo que passa longe de casa e reforça comportamentos descontraídos em seu cão.

Saiba mais sobre: Shih Tzu

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Ansiedade de separação em Shih Tzu" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.