Antioxidantes e seu uso em alimentos para cães
Autora:

Antioxidantes e seu uso em alimentos para cães

Os antioxidantes são substâncias que fornecem benefícios para a saúde e evitam que os ingredientes do alimento possam se quebrar ou se estragar (oxidação).

Manutenção de Nutrientes e Ingredientes de Conservação

A principal razão pela qual a comida do seu cão pode ficar estocada nas prateleiras da loja e, em seguida, ser armazenada na sua despensa por um tempo mais, é que o alimento é mantido preservado com antioxidantes e outros ingredientes muito necessários.

Os antioxidantes são substâncias que fornecem benefícios para a saúde e evitam que os ingredientes do alimento possam se quebrar ou se estragar (oxidação). Eles são muito importantes para manter a degustação de alimentos do seu cão e ajudar a manter seus nutrientes.

Combate à Oxidação

A oxidação é o processo que ocorre quando os alimentos são expostos ao oxigênio. Naturalmente, ao longo do tempo, o oxigênio pode levar a uma quebra nos nutrientes e gorduras de um alimento e pode causar tudo, desde a descoloração até o ranço.

Um antioxidante funciona para bloquear ou diminuir a velocidade em que o oxigênio causa danos. Os antioxidantes são adicionados aos alimentos para cães durante o processamento para prolongar a vida útil do produto final.

Você também pode gostar:

Fortalecer e Proteger

Existem vários benefícios para a saúde fornecidos por antioxidantes. Os antioxidantes protegem as células do corpo de danos e fortalecem o sistema imunológico. Todo dia, o corpo está exposto aos efeitos destrutivos dos radicais livres.

Os antioxidantes impedem o dano celular e permitem que o sistema imunológico funcione sem interferência de radicais livres. Em animais jovens, os antioxidantes aumentam o desenvolvimento do sistema imunológico. Em animais mais velhos, o dano celular oxidativo pode ser retardado por antioxidantes, proporcionando uma vida útil mais longa e mais saudável.

Antioxidantes naturais ou sintéticos

Existem dois tipos de antioxidantes utilizados em alimentos para cães, os naturais e sintéticos. Os antioxidantes naturais incluem vitaminas C, E, ácido cítrico e algumas fontes de ervas como o alecrim.

A vitamina C pode ser retirada de frutas e vegetais comuns, como canelas, maçãs, tomates, mirtilos e muito mais. A vitamina E é comumente listada como "tocoferois mistos" na lista de ingredientes para alimentos para animais de estimação. Os ácidos cítricos são retirados de várias frutas cítricas como laranjas, limões e limas.

Complemente a sua leitura:

Os antioxidantes sintéticos comuns (criados em um laboratório) incluem BHA, BHT e etoxiquina. BHA e BHT são quimicamente semelhantes à vitamina E e são frequentemente utilizados em combinação com alimentos para cães. Estes dois antioxidantes são estáveis ​​a altas temperaturas e usados ​​frequentemente porque são mais rentáveis ​​do que os antioxidantes naturais. O Etoxiquina foi questionado no passado, mas é considerado muito eficaz, com pouca preocupação com os efeitos colaterais, nos níveis aprovados pela FDA.

Interpretando as Noções

Tenha em mente que as empresas de alimentos para animais de estimação são obrigadas a listar qualquer antioxidante usado junto com seus nomes comuns. Você também vai observar uma nota de que o ingrediente é usado como conservante.

Armazene alimentos em um local fresco e seco, de preferência em um recipiente hermético, fora da luz. Uma vez aberto, um alimento preservado com apenas antioxidantes naturais podem perder seu frescor mais cedo, então você pode querer comprar pacotes menores desses alimentos.

Saiba mais sobre: Antioxidante

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Antioxidantes e seu uso em alimentos para cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.