Antraz em cavalos
Autora:

Antraz em cavalos

A bactéria formadora de esporos Bacillus anthracis é o agente causador do antraz. Cavalos mais comumente se infectam com esta bactéria através da ingestão de esporos no solo.

O que é o antraz?

A maioria das pessoas já ouviu falar de antraz;

Ele tem sido usado como uma arma biológica e uma tática assustadora em ataques terroristas durante o início dos anos 2000.

O antraz, causado pela bactéria Bacillus anthracis, é uma doença infecciosa e pode ser fatal para cavalos (ou humanos).

Existem ramificações legais em torno do antraz e, quando diagnosticado, o veterinário é obrigado por lei a denunciá-lo à agência governamental apropriada.

O antraz é a mesma bactéria usada como arma biológica do terrorismo e pode ser fatal em cavalos, assim como em humanos.

Os esporos do bacillus anthracis podem viver no solo por vários anos e qualquer animal que rola lá quase certamente será infectado através da ingestão ou respirando os esporos enquanto come.

Embora seja possível que o seu cavalo seja infectado através de uma picada de mosquito (ou outro inseto mordedor), é muito menos comum.

Outra maneira de infectar seu animal de estimação é por meio de farinha de osso contaminado ou outra fonte de alimento que tenha circulado em animais infectados.

Há uma alta taxa de fatalidade nos casos de antraz, porque geralmente é negligenciada como um doença, como cólica ou insolação.

Existem programas de vacinação contra o antraz, portanto, se um dos seus cavalos foi diagnosticado com antraz, é essencial que os outros animais sejam vacinados.

Você também tem que denunciá-lo aos funcionários e colocar em quarentena seu cavalo e outros animais por duas semanas.

O antraz é uma doença grave, porém incomum, em equinos causada por esporos da bactéria bacillus anthracis.

Seu cavalo pode ser infectado por inalação, ingestão ou através de esporos ou picadas de insetos (como mosquitos).

Você também pode gostar:

Esta é uma condição muito perigosa que muitas vezes é letal em animais, assim como em humanos, espalhando-se por todo o corpo e produzindo uma toxina que destrói as células e tecidos de órgãos vitais e sistema imunológico.

Uma temperatura corporal extremamente alta, problemas respiratórios, convulsões e morte ocorrem dentro de dois ou três dias sem tratamento imediato.

Se você acredita que seu cavalo foi infectado com antraz, você deve ligar para um profissional veterinário imediatamente e ter cuidado ao manusear seu animal de estimação, pois ele pode ser transferido para humanos e outros animais. 

Sintomas e tipos

Os sinais de infecção por antraz dependem de como o animal foi infectado. Cavalos mais comumente são infectados pela ingestão de esporos de antraz, ou através da pele por causa de uma picada de inseto.

Quando os esporos foram ingeridos:

  • Depressão
  • Febre
  • Arrepios
  • Cólica
  • diarreia sanguinolenta grave / enterite
  • Morte

Infecção por picada de inseto:

  • Linfonodos aumentados
  • Inchaço na garganta
  • Dificuldade ao respirar
  • Área grande, dolorosa e inchada no local da picada

Causas

A bactéria formadora de esporos Bacillus anthracis é o agente causador do antraz.

Cavalos mais comumente se infectam com esta bactéria através da ingestão de esporos no solo.

Esses esporos são extremamente resistentes ao calor, ao frio e à dessecação, e podem sobreviver no meio ambiente por décadas. Insetos mordedores também podem espalhar o antraz.

A causa do antraz é a bactéria bacillus anthracis. A via de transmissão pode variar:

  • Respirar esporos do solo
  • Ingerir esporos através do solo ou fonte de alimento infectado
  • Transmitido de um animal infectado através de uma picada de inseto

Diagnóstico

Complemente a sua leitura:

Para diagnosticar o antraz, seu veterinário pode tirar uma amostra de sangue do seu cavalo.

Na maioria dos casos, o antraz é diagnosticado após a morte do cavalo, já que as bactérias produzem toxinas letais que geralmente funcionam muito rapidamente.

Se o antraz for a causa suspeita da morte de um animal, essa carcaça não deve ser movida ou aberta até que a autoridades sejam notificadas.

O antraz é uma doença que deve ser relatada ao veterinário do estado. Se o antraz for diagnosticado em sua fazenda, a fazenda será colocada em quarentena e os animais restantes poderão ser vacinados contra ele.

Tratamento

O antraz é tratável com a terapia antibiótica adequada.

No entanto casos de antraz são muitas vezes não diagnosticados até depois da morte do cavalo.

Bacillus anthracis é geralmente suscetível a antibióticos comuns, como penicilina e oxitetracilina, embora a doença deva ser tratada precocemente e tratada vigorosamente para que o tratamento seja bem-sucedido.

Prevenção

Existe uma vacina aprovada para uso em gado nos EUA para antraz, mas os proprietários de cavalos não devem usar esta vacina a menos que seus animais estejam localizados em uma área endêmica.

Felizmente, encontrar esporos de antraz nos EUA é raro, com os surtos mais recentes ocorrendo na maior parte esporadicamente na parte ocidental do país e nas Dakotas.

Recuperação do antraz em cavalos

O antraz geralmente é fatal em três dias, portanto seu animal de estimação deve estar bem, com tratamento, após quatro dias.

Alguns cavalos podem ser mais suscetíveis ou podem estar infectados com uma cepa mais potente, e podem não chegar ao tratamento.

Esta é uma doença extremamente perigosa que deve ser tratada imediatamente por um profissional veterinário, se houver suspeita.

Saiba mais sobre: Cavalo

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Antraz em cavalos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.