Artrite nas patas do gato
Autora:

Artrite nas patas do gato

A artrite em gatos geralmente acontece como uma parte natural do envelhecimento, embora os gatos mais jovens também possam ter artrite se tiverem excesso de peso ou sofrer algum tipo de trauma.

Ver seu melhor amigo lutar contra a dor em seus últimos anos certamente quebra seu coração. A artrite nas patas do gato está dificultando o percurso. Com um pouco de trabalho e alguns ajustes, você pode tornar sua rotina diária menos complicada e não tão dolorosa para o gato.

Causas de artrite na pato do gato

A artrite em gatos geralmente acontece como uma parte natural do envelhecimento, embora os gatos mais jovens também possam ter artrite se tiverem excesso de peso ou sofrer algum tipo de trauma, como um acidente de carro. O mesmo que acontece nos seres humanos acontece no seu gato.

A cartilagem entre as articulações quebra, às vezes completamente, fazendo com que os ossos se esfregem juntos. Com todas essas articulações nas articulações das pernas, cotovelos, ombros e quadril podem rapidamente começar a mostrar sinais de desconforto.

O que você vai observar no gato

Normalmente, no início, você notar que o seu gato não está se movendo tão rapidamente. Ao invés de saltar de sua soneca, ele vai sentar por um momento, esticar e depois lentamente fazer o caminho da cama. O gato pode parar de subir as escadas para pegar o sol da tarde, uma vez que escalar escadas é doloroso por causa da sensibilidade nas patas e pernas.

Você também pode gostar:

À medida que a artrite continua a progredir, o gato vai lutar para entrar e sair da caixa de areia, fazendo com que ele tenha acidentes perto da caixa, e não nele. Ele também pode gemer ou se queixar durante as atividades diárias, como se banhar, se inclinar para comer e simplesmente caminhar pela sala.

A artrite se desenvolve de forma diferente em cada pata. Se uma pata é pior do que outra, você a verá mancando para evitar pressionar a perna mais dolorosa.

Diagnóstico e Tratamento

Quando você levar o seu gato ao veterinário para um exame, ele irá executar uma série de painéis de sangue e provavelmente vai querer um raio-x de todo o esqueleto.

Se uma das pernas em particular parece incomodar mais, informe o seu veterinário. Ele pode querer tirar uma foto separada dessa pata para dar uma boa olhada nela.

Uma vez que você tenha um diagnóstico positivo de artrite, seu veterinário pode enviar você para casa com medicamentos para ajudar a controlar sua dor. Ele também pode sugerir dar suplementos.

Os suplementos de glucosamina e condroitina reconstruem a cartilagem entre as articulações, enquanto os ácidos gordos omega-3 podem lubrificar suas articulações e reduzir a inflamação.

Complemente a sua leitura:

Se o seu veterinário sugere dar suplementos par o gato, lembre-se de que eles não vão funcionar da noite para o dia. Pode levar semanas ou meses para mostrar sinais de melhora.

Aliviar a sua dor

Como a artrite é uma parte natural do envelhecimento e pode levar algum tempo para que os suplementos possam entrar em ação, você terá que fazer ajustes em seu ambiente para aliviar sua dor.

Se sua casa tiver vários níveis, coloque várias caixas de areia para ele. Você não quer que ele tenha que caminhar muito longe apenas para ir ao pote quando está com dor. 

Se ele tem um ponto de dormir favorito, coloque uma almofada de aquecimento embaixo de um cobertor para aliviar a dor em suas patas.  Massagear suas patas - contanto que o gato permita,  faz com que o sangue flua, reduzindo a dor que ele experimenta.

Importância de perder peso

Se o gato está acima do peso, você precisa trabalhar com seu veterinário para encontrar um alimento com menor teor de calorias que atenda às suas necessidades.

Muito exercícios podem ser cada vez mais dolorosos para as articulações, embora um pequeno exercício de baixa intensidade evite o endurecimento nas articulações e a ajuda a perder peso.

Incentivar o gato a brincar, mesmo que esteja deitado. Faça sua caminhada o máximo possível colocando estrategicamente guloseimas ou pedaços no chão ou fazendo com que ele persiga um pedaço de corda.

Perder apenas algumas gramas de peso pode tirar um pouco do estresse adicional de suas patas.

Saiba mais sobre: Doença

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Artrite nas patas do gato" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.