Barriga inchada em gato
Autora:

Barriga inchada em gato

Um estômago inchado no gato pode ser um sintoma de condições potencialmente fatais, o seu gato pode precisar de um veterinário imediatamente.

O inchaço e a letargia em gato geralmente andam de mãos dadas

O que é inchaço?

Os gatos são mestres em esconder a doença até que sua condição seja tão severa que a intervenção veterinária pode ser tarde demais.

Quando o gato começa a apresentar sintomas como dor, fraqueza inesperada, tentativa de arrotar ou vomitar ou dificuldade para respirar, deve ser levado ao veterinário imediatamente. Inchaço em gatos é uma condição potencialmente mortal.

O inchaço pode se desenvolver se o gato comeu demais ou teve muita água para beber, ou pode se desenvolver como resultado de uma das várias causas médicas subjacentes.

Se a condição não for detectada antecipadamente, pode ser fatal porque os órgãos do gato estão sendo comprimidos, dificultando o funcionamento normal do corpo do animal. Se o inchado estômago fica grande o suficiente, o gato pode ter dificuldade em respirar. 

Se o seu gato tiver uma barriga inchada, não ignorar a condição.

Você também pode gostar:

Um estômago inchado no gato pode ser um sintoma de condições potencialmente fatais, o seu gato pode precisar de um veterinário imediatamente. Em alguns casos, uma barriga inchada em gato é relativamente inofensiva, portanto, procure outros sintomas para ter certeza.

Causas de barriga inchada em gatos

Inchaço

Embora seja mais comum em cães, o inchaço é uma condição séria que pode afetar e rapidamente matar um gato.

Geralmente, isso acontece quando o gás fica preso no estômago do seu gato, o que pode acontecer depois de uma refeição grande e às pressas.

Se o seu gato tiver um abdômen distendido, verifique se há outros sintomas.

Se o gato está mostrando sinais de náusea ou vômito, fraqueza ou colapso, você pode ter um grave caso de inchaço nas mãos. Pode ser fatal em 30 minutos, então leve seu gato para um veterinário o mais rápido possível.

Flatulência

Um problema tão simples como a flatulência pode ser a causa da barriga inchada do seu gato.

Flatulência geralmente é causada por algo que seu gato come ou com que freqüência o gato come e se exercita. Poderia também ser um sinal de um vírus, câncer ou doença inflamatória intestinal, no entanto.

Complemente a sua leitura:

Outros sinais de tais problemas incluem estômago roncando, vômitos, diarreia, babar e diminuição do apetite. Se o seu gato apresentar uma combinação destes sinais, levar o gato para um veterinário, que pode verificar se há problemas graves de saúde, bem como oferecer conselhos nutricionais.

Bloqueio Intestinal

O abdômen inchado de um gato pode indicar um tipo de obstrução intestinal.

Os bloqueios intestinais são exatamente como soam: Alimentos e resíduos não podem se mover adequadamente através do sistema do seu gato e podem ser recuperados com resultados fatais.

O bloqueio pode ser causado por uma série de coisas, como tumores, hérnias ou até mesmo fezes impactadas, por exemplo, portanto, o diagnóstico de um veterinário sobre a causa e a recomendação de um curso de ação é crucial.

Gravidez

Nem todas as razões para as barrigas inchadas são motivo de preocupação.

Na verdade, isso pode significar que sua família está ficando maior.

Uma gata grávida pode começar a aparecer logo 20 dias depois da gravidez, dando à barriga uma aparência inchada e encaroçada.

Se você suspeitar de gravidez, leve o seu gato ao veterinário em vez de apalpar em torno da própria barriga do gato, pois um toque inexperiente pode danificar inadvertidamente os gatinhos não nascidos.

Saiba mais sobre: Barriga

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Barriga inchada em gato" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.