Benefícios da aveia para cães e gatos
Autora:

Benefícios da aveia para cães e gatos

Converse com seu veterinário sobre as especificidades das necessidades nutricionais do seu animal de estimação.

Mais formalmente conhecido como Avena sativa, aveia é um alimento barato e prontamente disponível tem uma longa lista de benefícios nutricionais e de saúde. Portanto, não é de surpreender que a aveia tenha um histórico de ser usada para promover o bem-estar de pessoas e promover benefícios da aveia para cães e gatos, seja para consumo alimentar ou para aplicar diretamente na pele.

Benefícios nutricionais da aveia para cães e gatos 

Simplificando, a aveia é nutritiva. Em comparação com outros tipos de grãos de cereais, a aveia é relativamente rica em proteínas e gordura. A qualidade da proteína também é alta em aveia, o que significa que ela pode ser digerida e usada pelo corpo e fornece um bom equilíbrio de aminoácidos. A aveia também contém muita fibra, antioxidantes e vitaminas e minerais (incluindo vitamina E, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e selênio), todos os quais desempenham um papel importante na manutenção ou melhoria da saúde.

A aveia pode ser uma boa fonte de nutrição para animais de estimação com sensibilidade alimentar ao glúten. Aveia que não tenha sido contaminada com grãos como trigo, cevada ou centeio não contém glúten. Além disso, a aveia não é atualmente submetida a engenharia ou modificação genética.

É claro que o valor nutricional da aveia precisa ser julgado em vista das necessidades dietéticas gerais de um animal de estimação. Por exemplo, a maioria dos gatos se sai melhor comendo alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos. Embora a aveia contenha quantidades relativamente grandes de proteína para um grão de cereal, ela ainda é rica em carboidratos e, portanto, deve ser limitada a um pequeno papel na dieta felina.

Uma forma de os gatos aproveitarem com segurança a aveia é na forma de “grama de gato”. A aveia é fácil de cultivar dentro de casa. Basta colocar algumas sementes orgânicas em uma panela ou comprar um kit pronto e adicionar água e luz solar. Espere algumas semanas até que as hastes fiquem com alguns centímetros de altura antes de deixar seu gato entrar em contato com ela. instinto para roer a grama.

Você também pode gostar:

O chá de aveia é outra maneira de incorporar com segurança a aveia à dieta do seu gato. Para fazer o chá de aveia, infusão sobre uma colher de sopa de aveia orgânica por 15 a 20 minutos em uma xícara de água quente. Misture uma pequena quantidade do chá na comida enlatada do seu gato ou aplique o suficiente para o seu molho para umedecê-lo completamente.

Devido à sua natureza mais onívora, os cães podem prosperar em uma proporção maior de aveia em suas dietas do que os gatos. Alguns alimentos para cães disponíveis comercialmente são feitos com aveia, ou você pode adicionar um pouco de aveia cozida à dieta atual do seu cão.

Se você está alimentando o seu cão com uma dieta caseira, pergunte ao nutricionista veterinário com quem você está trabalhando se ele ou ela pode incorporar aveia em uma ou mais de suas receitas. Alternativamente, uma colher de sopa de farinha de aveia cozida para cada 10 a 20 quilos do peso do seu cão pode ser adicionado com segurança à sua dieta em vez de outras guloseimas. Converse com seu veterinário sobre as especificidades das necessidades nutricionais do seu animal de estimação.

Benefícios tópicos da aveia para cães e gatos

A aveia foi incorporada em muitos produtos comerciais que protegem a pele ou a ajudam a cicatrizar. A maioria deles utiliza aveia coloidal, o que significa que a aveia foi tão finamente moída que permanece uniformemente dispersa pelo produto. A pesquisa mostrou que os produtos da pele contendo aveia coloidal têm propriedades antiinflamatórias, que aliviam a coceira e hidratam. Opções incluem:

  • Shampoos: xampus de aveia naturais estão prontamente disponíveis e podem ser uma boa opção para animais de banho que têm pele seca, coceira ou irritada.
  • Embeber: Para mais ações anti-coceira e anti-inflamatórias, considere um molho. Suplementos comerciais estão disponíveis ou você pode fazer o seu próprio. Coloque um punhado de farinha de aveia em uma meia de náilon e prenda a meia na torneira da banheira. Encha a cuba até o nível desejado com água filtrada pela aveia. Deixe o animal de estimação na banheira por 15 a 20 minutos (ou por quanto tempo eles vão ficar parados). Enxaguar bem e secar. Lembre-se, os animais de estimação preferem água tépida e não toleram banhos realmente quentes.
  • Shampoo seco: xampus de aveia seca podem ajudar a absorver o óleo do pêlo e da pele e aliviar a coceira. Assar algumas aveias até dourar ligeiramente. Quando esfriar à temperatura ambiente, triturar e trabalhar no pêlo do animal para que entrem em contato com a pele. Deixe descansar por cerca de 15 a 30 minutos, depois penteie. Tente isso primeiramente em uma pequena área, pois alguns pêlos e pele não toleram bem a este tipo de aplicação.
  • Aveia para "pontos quentes" ou outras irritações da pele localizadas, faça uma pasta de aveia e água, enrole a pasta em um pano de queijo ou saquinho de chá (disponível em lojas de produtos naturais) ou embeba um pano limpo na mistura e aplique como cataplasma diretamente na área afetada. Deixe por 15 minutos ou mais (ou contanto que o animal de estimação vai tolerar isso). Repita várias vezes ao dia.

Complemente a sua leitura:

Ervas medicinais, como calêndula, camomila ou lavanda, podem ser adicionadas às misturas de aveia para melhorar ainda mais a cicatrização. Converse com seu veterinário sobre que tipo de tratamento pode ser melhor para seu animal de estimação com base em seu diagnóstico específico.

Aveia em Medicina Alternativa

A aveia é considerada uma nervina, um composto à base de plantas que atua como um tônico nervoso geral, acalmando os nervos quando necessário, estimulando sua atividade quando necessário. A aveia é usada para tratar uma variedade de distúrbios nervosos. Os herboristas e os homeopatas prescrevem frequentemente aveia para tratar a exaustão, irritabilidade e ansiedade, para citar apenas algumas das condições mais comuns.

A aveia pode beneficiar muitos outros sistemas corporais, incluindo a pele, trato digestivo, baço, trato reprodutivo, pulmões, sistema hormonal e trato urinário. A aveia também contém o composto b-sitosterol, que parece ter efeitos antitumorais com base em pesquisas recentes. Verifique com seu veterinário holístico para usos e dosagens adequados.

Saiba mais sobre: Alimentação

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Benefícios da aveia para cães e gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.