Bulldog inglês | Problemas oculares
Autora:

Bulldog inglês | Problemas oculares

Cães com globos oculares extremamente protuberantes também são propensos a causar trauma no globo ocular devido à falta de proteção proporcionada pelas cavidades rasas dos olhos.

Com o maxilar inferior, cabeça grande e rugas adoráveis, os olhos de seu bulldog inglês podem dizer muito sobre o estado de sua saúde.

Buldogues ingleses devem ter olhos claros e brilhantes, sem tonalidade amarela.

Além disso, o revestimento das pálpebras deve ser rosa, livre de inchaço ou descarga. Porque esta raça é propensa a inúmeros problemas de saúde, cuidados diários dos olhos do seu cão podem prevenir problemas oculares. Mas às vezes essa fofura tem um preço.

Essas características distintas, particularmente as órbitas rasas, podem causar problemas oculares em bulldog inglês. Felizmente, seu veterinário pode consertar isso facilmente, desde que você os identifique cedo.

Principais problemas nos olhos em bulldog

Limpe as manchas de lágrimas de seu cão várias vezes por semana para evitar infecções que possam se espalhar para os olhos.

Umedecer uma bola de algodão com lavagem estéril para olho e esfregue suavemente nas dobras ao redor dos olhos do seu bulldog para limpar a descarga seca. Repita com bolas de algodão adicionais conforme necessário até que a área esteja limpa.

Mergulhe um cotonete no amido de milho e esfregue suavemente nas dobras do bulldog ao redor do olho para remover qualquer umidade e evitar o acúmulo de umidade. 

Procure por sinais de alergias, que podem ser indicadas por olhos lacrimejantes.

Esta raça frequentemente sofre alergias de contato direto com um alérgeno, comida, pulgas ou irritantes no ar. Consulte seu veterinário para determinar a causa e um curso adequado de tratamento.

Observe o seu bulldog inglês para "olho de cereja". Isso geralmente ocorre em filhotes quando uma glândula lacrimal protrai para fora, parecendo uma cereja vermelha. No entanto, pode ocorrer em cães de qualquer idade por causa de alergias ou trauma ocular. Quando capturado cedo, geralmente pode ser massageado de volta no lugar com um lubrificante ocular. Não tratada, torna-se inchada e infectada e pode necessitar de intervenção cirúrgica.

Examine os olhos de seu buldogue de manhã para "olho seco", que ocorre quando os olhos não estão produzindo lágrimas suficientes.

Uma descarga verde geralmente está presente, e um filme azul nebuloso pode aparecer no globo ocular.

Seu veterinário pode realizar um simples teste de manchas para verificar o problema, e ele pode prescrever lágrimas artificiais para aplicar diariamente.

Lave os olhos de seu buldogue com uma lavagem estéril se ele desenvolver conjuntivite, que é uma inflamação que causa olhos vermelhos e lacrimejantes, corrimento e desejo de coçá-los.

Pode ser causada por uma infecção, um irritante ou um alérgeno, por isso consulte o seu veterinário para descartar a causa e obter uma receita para um creme antibiótico.

Pergunte ao seu veterinário para ver quaisquer marcas incomuns na córnea do bulldog inglês. Enquanto uma névoa azul pode indicar olhos secos, também pode indicar uma córnea ulcerada de uma irritação continuada. Sem tratamento, seu cão pode ficar cego e até perder o olho.

Olho seco

Olho seco é o termo informal para ceratoconjuntivite sicca (síndrome do olho seco). Essa condição tratável ocorre quando um bulldog inglês experimenta uma diminuição na produção de fluido aquoso, um componente importante das lágrimas.

As lágrimas são compostas de muco, fluido aquoso e lipídio. Sem fluido aquoso, seu cão não pode produzir lágrimas. Sem lágrimas, ele é incapaz de remover irritantes e poluentes do olho. Isso provoca secura, levando a inflamação e irritação.

O olho seco é em grande parte idiopático, o que significa que ele tem uma origem desconhecida, embora às vezes seja o resultado direto de uma infecção ocular.

Os sintomas do olho seco incluem vermelhidão, piscar e esfregar o olho com a pata. Tratamentos incluem, um tratamento tópico que estimula a produção de lágrimas.

Olho De Cereja

Embora a hipertrofia glandular, ou "olho de cereja", parece bastante horrível, é uma queixa relativamente pequena causada por um alargamento e resultante prolapso da glândula da terceira pálpebra.

A condição é comum em cães mais jovens.

Dependendo da gravidade, o seu veterinário pode optar por tratar esta condição com medicamentos anti-inflamatórios, suturando o duto prolapsado de volta à posição ou removendo completamente o ducto.

Nos casos da última opção, seu bulldog inglês pode sofrer de olho seco.

Doença ocular braquicefálica

O achatamento do rosto do bulldog inglês e a falta das órbitas dos olhos fazem com que ele sofra de vários problemas oculares. Coletivamente, problemas oculares relacionados à forma da cabeça e do soquete são chamados de doença ocular braquicefálica.

Os sintomas incluem globos oculares salientes, secura, vermelhidão e produção excessiva de lágrimas.

Cães com globos oculares extremamente protuberantes também são propensos a causar trauma no globo ocular devido à falta de proteção proporcionada pelas cavidades rasas dos olhos.

Por isso, é essencial remover qualquer risco potencial, como plantas com folhas pontiagudas. Seu veterinário irá determinar o tratamento adequado com base na gravidade dos sintomas e impacto na qualidade de vida.

Entrópio

Se as pálpebras do seu buldogue estiverem um pouco caídas, elas poderão girar para baixo, fazendo com que as pestanas tenham impacto no globo ocular.

Dependendo da gravidade do entrópio, isso causa irritação leve, lacrimejamento, cicatrizes e infecção.

Seu veterinário irá corrigir isso removendo cirurgicamente o cílio ofensivo.

Se o entrópio retornar ou persistir, seu veterinário pode realizar um procedimento menor para remover uma parte da pálpebra, para encurtá-la e evitar mais rotação.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Bulldog inglês | Problemas oculares" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.