Por que meu cachorro está com a respiração ofegante?
Autora:

Por que meu cachorro está com a respiração ofegante?

Respiração ofegante é diferente e pode ser um sinal de que seu cão está perigosamente superaquecido, lidando com um problema crônico de saúde.

Por que meu cachorro está com a respiração ofegante?

É normal que os cães arfem, especialmente quando estão quentes, excitados ou cheios de energia. Entretanto, a respiração ofegante é diferente e pode ser um sinal de que seu cão está perigosamente superaquecido, lidando com um problema crônico de saúde ou que sofreu um trauma com risco de vida.

Aqui estão as respostas para três questões importantes que todo dono de cachorro deve saber:

  1. Quais são as causas mais comuns de respiração ofegante em cães?
  2. O que posso fazer sobre a respiração ofegante?
  3. Quando é hora de ver o veterinário?

Porque os cães pode ter a respiração ofegante? Causas Comuns e Tratamentos

A respiração ofegante ajuda os cães a se refrescar quando estão quentes ou em exercícios vigorosos.

Os cães levam entre dez e trinta respirações por minuto, dependendo do seu tamanho. Veja como é a respiração diária e a respiração do seu cão, para que você perceba mais rapidamente alterações suspeitas.

Algumas razões comuns que os cães tenham uma pesada respiração ofegante

Insolação ou envenenamento

É normal que um cão comece a respirar com mais força ou ofegante após o esforço. E alguns cães, como Boston terriers, bulldogs e pugs, são propensos a respirar mais pesado do que outros cães por causa de seus focinhos curtos. No entanto, ofegar pesado também é um sinal de que um cão pode estar sofrendo de insolação ou pode ter consumido uma substância tóxica.

Se você não encontrar nenhum motivo óbvio para uma mudança repentina na respiração do seu cão, levar o cão a um veterinário imediatamente. Se você suspeitar de insolação, primeiro siga as etapas no final deste artigo para ajudar a resfriar seu cão com segurança.

Doença crônica

Doenças como insuficiência cardíaca, síndrome de Cushing ou distúrbios respiratórios podem causar respiração ofegante ou cães ofegantes.

Você também pode gostar:

  • Insuficiência cardíaca: como as pessoas, os cães podem sofrer de insuficiência cardíaca. E, assim como as pessoas, os cães podem apresentar alguns dos mesmos sintomas, incluindo dificuldade respiratória, tolerância reduzida ao exercício e tosse. Como a insuficiência cardíaca do seu cão é tratada depende da causa. Mas o tratamento pode incluir medicamentos como inibidores da ECA e diuréticos.
  • Síndrome de Cushing. Isso ocorre quando as glândulas supra-renais de um cão produzem muito cortisol. Junto com a respiração pesada, os sintomas podem incluir fome e sede excessivas, perda de pêlo e uma aparência barriguda. Tratamento varia, mas pode incluir drogas supra-supressoras ou cirurgia.
  • Distúrbios respiratórios. Vários distúrbios respiratórios, como paralisia laríngea, pneumonia e tumores pulmonares, podem levar a respiração ofegante ou cão ofegante. O tratamento depende da condição e de quanto progrediu.

Lesão e dor

Os cães não podem nos dizer com palavras quando estão com dor. Então, cabe a nós saber o que procurar. A respiração ofegante e pesada é um sinal de que seu cão pode ter sofrido uma lesão.

Outros sinais de dor ou trauma em animais de estimação incluem aumento de pupilas, redução do apetite, relutância em deitar, inquietação, ansiedade e lamber ou morder o local da dor.

Cães podem mascarar sua dor com comportamentos normais, como abanar o rabo. E uma lesão pode ser interna - por exemplo, como resultado de ser atropelado por um carro. Então, se você suspeitar que seu animal de estimação pode estar com dor, não demore. Procure cuidados veterinários o mais rápido possível.

Medicação

Alguns medicamentos, como a prednisona, também podem causar arfadas pesadas em cães. Converse com seu veterinário se você acha que a medicação do seu cão está causando uma respiração pesada e ofegante.

Outras causas de respiração ofegante e pesada em cães

A respiração pesada ou a respiração profunda e intensa também podem ser um sintoma de eclâmpsia, também chamada de febre do leite. A eclâmpsia é uma condição perigosa que afeta as mães que amamentam; níveis baixos de cálcio no sangue levam a uma incapacidade de ficar em pé ou andar e tremores. E alergias, infecções ou irritação nas vias respiratórias podem causar respiração ofegante e ruidosa nos cães.

Complemente a sua leitura:

Não importa o tipo de respiração que o seu cão geralmente tenha, qualquer mudança inexplicável, seja ofegante, tosse ou respiração ofegante e pesada, sempre acarreta uma ligação para o veterinário.

Insolação e seu cão: resposta de emergência

O superaquecimento é uma emergência médica - e uma das razões mais sérias para ofegar pesado em cães. Se você suspeitar que seu cachorro tem insolação, uma resposta rápida pode salvar vidas.

Os sintomas de insolação incluem respiração ofegante e excessiva, olhos vidrados, fraqueza, batimento cardíaco acelerado, salivação, convulsões, vômitos, diarreia e temperatura corporal acima de 40 graus. Se possível, tome uma temperatura retal. Você quer parar quando a temperatura voltar para 39,4 graus.

Se você acha que seu cachorro pode ter a insolação, veja o que fazer para ajudar:

  • Mova o seu cão para dentro ou para um local com sombra.
  • Mergulhe o seu cão em água fresca (evite água fria, que contrai os vasos sanguíneos) ou aplique compressas de gelo ou toalhas frias no peito, pescoço e cabeça do cão. Não pulverize o seu cão com uma mangueira de jardim - nos dias quentes a água dentro de uma mangueira pode atingir temperaturas próximas da fervura. Você quer refrescá-lo gradualmente.
  • Dê ao seu cão uma água fresca e não fria. Ou dê-lhe cubos de gelo para lamber.
  • Depois de começar a resfriar seu cão, leve seu cachorro ao veterinário imediatamente.

A melhor maneira de gerenciar a insolação é evitá-la. Nunca deixe seu animal de estimação em um carro estacionado. É melhor deixar seu animal de estimação em casa do que arriscar a insolação. Em casa, certifique-se de fornecer a todos os animais de estimação sombra e água ou uma maneira de entrar durante a parte mais quente do dia.

Quando consultar um veterinário

Lembre-se, a respiração ofegante é normal para um cão após o exercício, excitação ou quando está quente.

Ligue para o seu veterinário imediatamente se qualquer um dos itens a seguir se aplicar:

  • Seu cão está ofegando de repente.
  • Você acha que seu cachorro pode estar com dor.
  • A respiração é constante e intensa.
  • A língua ou as gengivas do seu cão aparecem em azul, roxo ou branco - um sinal de que seu animal de estimação não está recebendo oxigênio suficiente.

Saiba mais sobre: Respiração

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Por que meu cachorro está com a respiração ofegante?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.