Cães de terapia para melhorar a saúde mental e física
Autora:

Cães de terapia para melhorar a saúde mental e física

Cães de terapia são animais de estimação que melhoram sua saúde, dando apoio emocional. Você pode treinar seu cão para ser um cão de terapia para fornecer apoio.

Cães de terapia são animais de estimação que melhoram sua saúde, dando apoio emocional. Você pode treinar seu cão para ser um cão de terapia para fornecer apoio a si mesmo e aos outros.

Cães de terapia vivem nas casas das pessoas.

Eles também podem visitar uma variedade de organizações, incluindo casas de repouso, escolas, lares de cuidados paliativos e hospitais.

Eles são treinados para serem gentis e amigáveis ​​e para aceitar estranhos abraçando-os ou acariciando-os.

Eles são pacientes e não incomodados por crianças que puxam suas peles ou adultos que querem que os menores se sentem em seus colos.

Cães de terapia são apenas um tipo de animal de terapia. Outros animais de estimação que são freqüentemente usados ​​para apoio emocional são gatos, coelhos, pássaros - até mesmo lhamas e alpacas.

A diferença entre cães de terapia e cães de serviço

Você também pode ter ouvido falar de cães de serviço, mas eles são diferentes dos cães de terapia.

Você também pode gostar:

  • Cães de serviço são treinados para executar tarefas específicas em nome de seus proprietários. Eles recebem treinamento rigoroso, de alto nível, orientado a tarefas, voltado especificamente para ajudar seus proprietários a superar as deficiências. Existem leis estabelecidas que permitem que esses cães acompanhem seus donos em locais públicos.
  • Os cães de terapia são às vezes chamados de "cães de conforto". Eles apoiam a saúde mental de uma pessoa, fornecendo atenção e conforto. Seus comportamentos doces e amor incondicional podem ter um benefício terapêutico para aqueles que enfrentam desafios de saúde difíceis. Ao contrário dos cães de serviço, qualquer pessoa pode desfrutar de um cão de terapia.

Outra diferença entre cães de terapia e cães de serviço é que os cães de terapia não são cobertos pelas regularizações, como resultado, eles não têm os mesmos privilégios para aparecer com seus proprietários em locais públicos restritos, a menos que uma permissão especial seja fornecida antes do tempo. O animal de estimação de terapia deve ser convidado para as instalações para fornecer alguma terapia de conforto positiva.

Como cães de terapia podem impulsionar sua saúde

Sabe-se que alguns desafios de saúde mental e distúrbios psiquiátricos respondem bem aos cães de terapia. Pacientes diagnosticados com uma série de problemas, como depressão, transtorno bipolar, autismo, TDAH, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e até doença de Alzheimer se beneficiam de sua interação com animais de terapia.

Às vezes, os desafios emocionais são o resultado de problemas de saúde física e os cães de terapia também podem ajudar com esses problemas.

Especialistas sugerem que os pacientes que estão se recuperando de uma cirurgia difícil ou de um acidente grave que passam tempo com animais de estimação podem se curar mais rapidamente.

Complemente a sua leitura:

Estudos demonstraram que tais interações podem aumentar os hormônios oxitocina e dopamina que aumentam o humor e diminuem o cortisol, o hormônio do estresse.

Que tipo de cães podem ser cães de terapia?

Qualquer raça amigável de cão pode ser considerada um cão de terapia com um pouco de treinamento. Raças maiores como golden retrievers, São Bernardo e Labradores são comumente usados ​​como cães de terapia. Mas raças menores, como Poodles e Spitz Alemão, são boas escolhas quando o cão e o paciente compartilham um pequeno espaço.

O bom comportamento do cão pode ser parcialmente uma função de sua raça, mas depende em grande parte de como o cão é criado e quão uniformemente seu temperamento se desenvolve.

Antes de serem aceitos como animais de terapia, os cães são testados e observados por sua resposta a estímulos, como ruídos altos ou confusos, de repente sendo agarrados, ou até mesmo equipamentos, como bengalas ou cadeiras de rodas.

Obter seu próprio cão de terapia

Se você gostaria de aprender mais sobre como encontrar um cão de terapia para ajudar a si mesmo ou a um ente querido, há vários diretórios.

Faça uma pesquisa para encontrar pessoas e organizações perto de você.

Se você estiver interessado em aprender sobre como treinar seu cão para ser um cão de terapia ou visitar casas de repouso ou outras instalações com seu animal de estimação, faça uma pesquisa para "treinamento de cães de terapia" e o nome de sua cidade para ver quais oportunidades acessível.

Ou simplesmente telefone ou envie um e-mail para a instituição que você tem em mente para aprender o procedimento de aceitação.

Saiba mais sobre: Terapia

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Cães de terapia para melhorar a saúde mental e física" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.