Câncer Carcinoide em Cães
Autora:

Câncer Carcinoide em Cães

Embora os tumores carcinoides sejam raros em animais, eles ocorrem principalmente em cães com mais de nove anos.

Síndrome Carcinoide e Tumor em Cães

Os tumores carcinoides são pequenos tumores neuroendócrinos, tipicamente do trato gastrointestinal, que secretam a serotonina, um neuroquímico natural que geralmente está associado às funções de sono e memória.

Os tumores carcinoides são tumores raros e de crescimento lento que são formados pelas células endocrinas (células secretoras) do revestimento mucoso de órgãos, como o estômago e o intestino.

Os tumores carcinoides secretam as aminas da serotonina e histamina na corrente sanguínea, bem como uma série de péptidos, compostos químicos como bradicininas e taquicininas, que são responsáveis ​​pela contração do tecido.

Embora os tumores carcinoides sejam raros em animais, eles ocorrem principalmente em cães com mais de nove anos.

Sintomas do câncer carcionoide em cães

Os tumores carcinoides primários em cães geralmente são encontrados no estômago, intestino delgado, cólon, pulmão, vesícula biliar e fígado. Os sintomas clínicos gerais de tumores carcinoides em animais incluem anorexia, vômitos, dischezia, perda de peso por insuficiência hepática e doença cardíaca.

Você também pode gostar:

Causas

Como com muitos tipos de câncer, as causas reais e os fatores de risco para os tumores carcinoides são desconhecidos. Os sinais clínicos nos cães variam muito e dependem da localização do tumor e até que ponto a metástase avançou.

O tamanho do tumor e a forma como ele pode estar impedindo a funcionalidade do órgão também terão muita influência sobre a forma como o seu animal de estimação sente e se será ou não fatal.

Diagnóstico

Existem várias maneiras de diagnosticar tumores carcinoides.

Um tumor intestinal pode causar alguns dos mesmos sintomas que as principais doenças gastrointestinais, como neoplasias (crescimento anormal do tecido), indiscrição dietética, parasitas e inflamação.

Portanto, um diferencial será necessário um diagnóstico.

Com tumores carcinoides, testes bioquímicos e análise de urina podem produzir resultados normais, com exceção de uma anemia leve não regenerativa, anormalidades eletrolíticas e elevadas enzimas hepáticas.

Complemente a sua leitura:

Uma imagem ultra-sonográfica pode levar à identificação de tumores primários e metástases (espalhamento) no abdômen e tórax.

No entanto, um diagnóstico definitivo só pode ser feito com uma biópsia (amostra) dos tecidos afetados.

Uma microscopia eletrônica e manchas imuno-histoquimicas podem ajudar a confirmar o diagnóstico, identificando as substâncias tipicamente segregadas por tumores carcinoides.

Tratamento

Às vezes, a remoção completa do tumor pode curar a condição. Reduzir o tamanho do tumor através da cirurgia também pode ajudar a eliminar os sintomas gastrointestinais causados ​​por uma obstrução de um tumor grande. Não há terapias padrão para o tratamento de tumores carcinoides, mas o seu veterinário pode ter algumas opções de tratamento disponíveis que ajudarão a minimizar as metástases ou a ajudar o seu animal de estimação ficar mais confortável.

Vida e Gestão

Se um tumor não puder ser completamente removido, testes de sangue de rotina precisarão ser conduzidos para determinar se a metástase hepática destrutiva ocorreu.

Um ultra-som anual também é recomendado para monitorando o progresso, de modo que se alguma metástase ocorreu no fígado ou em outros órgãos, ela pode ser tratada prontamente, antes que a funcionalidade do órgão seja afetada.

Saiba mais sobre: Câncer

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Câncer Carcinoide em Cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.