Cão pode falar com o dono | Linguagem corporal do cão
Autora:

Cão pode falar com o dono | Linguagem corporal do cão

Os cães usam mais expressões faciais quando as pessoas estão olhando para eles, provavelmente em uma tentativa de se comunicar com humanos.

Seu cão "fala" com você?

O estudo pode avançar o que é conhecido sobre a comunicação canina-humana.

Algumas pessoas juram que seus cães podem se comunicar com elas. Um novo estudo acrescenta alguma credibilidade a essa crença.

Os cães usam mais expressões faciais quando as pessoas estão olhando para eles, provavelmente em uma tentativa de se comunicar com humanos, concluíram os pesquisadores no Reino Unido.

"As descobertas parecem apoiar evidências de que os cães são sensíveis à atenção dos humanos e que as expressões são tentativas potencialmente ativas de se comunicar, e não exibições emocionais simples", disse a líder do estudo, Juliane Kaminski.

Kaminski, que está no Centro de Cognição de Cães da Universidade de Portsmouth, e seus colegas avaliaram 24 cães de várias raças, com idades entre 1 e 12 anos. Todos eram animais de estimação da família.

Há evidências claras de que os cães fizeram expressões faciais em resposta à atenção humana, disseram os pesquisadores.

A expressão mais comumente usada? Brow raising - muitas vezes chamado de "olhos de cachorro" - o que faz com que os olhos pareçam maiores. Isso muitas vezes provoca uma resposta empática dos donos de cães, observaram os autores do estudo.

Os cães não fizeram mais expressões faciais quando viram comida. Isso sugere que eles usam expressões faciais para se comunicar, não apenas porque estão excitados, disse Kaminski.

"Podemos agora estar confiantes de que a produção de expressões faciais feitas por cães depende do estado de atenção de seu público e não é apenas o resultado do entusiasmo dos cães", disse Kaminski em um comunicado da universidade.

Cães domésticos viveram ao lado de humanos por 30 mil anos, observou ela. "Durante esse tempo, pressões de seleção parecem ter agido na capacidade dos cães de se comunicar conosco", acrescentou.

Você também pode gostar:

"Sabíamos que os cães domésticos prestavam atenção ao quão atento um ser humano é - em um estudo anterior descobrimos, por exemplo, que os cães roubavam alimentos com mais frequência quando os olhos dos humanos estavam fechados ou de costas", disse Kaminski.

Este novo estudo se baseia no que se entende sobre como os cães pensam, acrescentou. "Agora sabemos que os cães fazem mais expressões faciais quando os humanos estão prestando atenção", concluiu ela.

O estudo foi publicado em 19 de outubro na revista Scientific Reports.

Comunicando com seu animal de estimação

Você já desejou que seu cachorro falasse poderia falar com você? Bem, ele faz; apenas não com palavras. Pesquisas mostram que os cães têm sua própria maneira de se comunicar com seus donos, assim como com outros cães.

Linguagem corporal do cão

Qualquer dono de cachorro pode dizer que seus familiares de quatro patas falam com seus corpos.

Aqui estão alguns sinais típicos que os cães usam:

  • Face: Cães vão enrugar ou endireitar a testa para mostrar confusão ou determinação.
  • Olhos: Os olhos de um cachorro brilham quando ele olha para uma criatura que ele considera amigável. Quando ele está com medo, suas pupilas se dilatam e ele mostra o branco de seus olhos.
  • Lábios, dentes e língua: se o seu cão está feliz ou quer brincar, ele pode puxar os lábios para trás e mostrar os dentes no que parece ser um sorriso. Este é um gesto que é reservado apenas para comunicação homem / cão; um cão não fará isso com outros cães.
  • Orelhas: Se as orelhas de um cachorro são levantadas, ele está relaxado ou escutando. E se eles estão de volta, ele pode estar sinalizando submissão.
  • Cauda: Um estudo recente publicado em "Current Biology" mostra que a maneira como um cão sacode a cauda indica como ele se sente. Se a cauda sacode mais para a direita, é um sinal de sentimentos positivos; abanar do lado esquerdo indica sentimentos negativos.

Como os cães conversam entre si

Complemente a sua leitura:

Os cães são animais sociais e existe uma linguagem universal que eles compartilham quando se comunicam com outros cães, de acordo com Marc Bekoff, um biólogo e autor de “Paixões Animais e Virtudes Bestiais”.

  • Jogar arco: isso significa que vamos jogar. No entanto, também pode ser um sinal de desculpas; é a maneira de um cachorro dizer: "Opa. Eu não queria jogar tão mal. Vamos continuar jogando!
  • "Tapa"com a pata: Isto é como um humano chegando e batendo nas suas costas. Este gesto coloca o cão num ângulo estranho, por isso também é um sinal de que o cão confia no cão que está brincando com ele.
  • Levantar sobre as patas traseiras: quando os cães se levantam sobre as patas traseiras, é um sinal de afeição. Muitas vezes parece dançar quando os cães fazem isso juntos quando estão jogando.
  • Morder: Novamente, é um sinal de brincadeira. Os cães têm o cuidado de evitar áreas sensíveis no outro animal.

Cães latindo

Assim como seus donos humanos, os cães gostam de falar. No entanto, ao contrário dos sinais corporais, latir pode representar coisas diferentes para cães diferentes. O tom ou volume da casca aumentará com o nível de emoção do cão.

E pode ser que a inteligência artificial seja melhor em distinguir os latidos dos cães do que os humanos. Pesquisas húngaras testaram recentemente 6.000 latidos diferentes de 14 cães pastores húngaros usando um software especial. Seu estudo mostrou que o programa de computador identificou corretamente o que o cão estava tentando comunicar 43% do tempo, comparado com 40% para humanos.

Compreender uns aos outros

Enviamos nossos cães para a escola de obediência para ensiná-los a entender o que queremos deles. Mas eles também precisam nos dizer o que precisam de nós e fazem isso todos os dias. Nós simplesmente temos que abrir nossos olhos, ouvidos e corações para entender o que eles estão tentando dizer.

Saiba mais sobre: Comportamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Cão pode falar com o dono | Linguagem corporal do cão" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.