Chihuahua | Síndrome Nervosa e Como Acalmar
Autora:

Chihuahua | Síndrome Nervosa e Como Acalmar

Se seu chihuahua parecer nervoso às vezes, não é por causa de sua raça, é provavelmente o mesmo tipo de medo que pode afligir qualquer cachorro.

Chihuahuas nervosos, hiper e agressivos podem ser frustrantes e até mesmo perigosos.

Embora parte dessa superexcitabilidade possa ser hereditária, grande parte dela pode ser atribuída ao ambiente e ao comportamento aprendido.

Sem querer, muitos proprietários erroneamente reforçam o comportamento excitado de seu chihuahua, fazendo com que um cão ligeiramente nervoso, hiper ou agressivo exiba ainda mais esses comportamentos.

Treinamento adequado e reforço, juntamente com suporte nutricional e de saúde podem eliminar a maioria desses comportamentos e transformar seu Chihuahua em um animal de estimação calmo e agradável.

Os chihuahuas são animais perseverantes e protetores que não gostam de desistir de lutar, mesmo quando são facilmente superados.

O Chihuahua saudável e adequadamente socializado é tudo menos nervoso, e não existe tal doença como a Síndrome de Chihuahua Nervoso.

Se o seu é do tipo nervoso, a socialização deficiente está entre as possíveis causas.

Não é por causa de qualquer qualidade inerente à sua raça.

Cães com Grande Atitude

Eles podem ser pequenos, mas os chihuahuas normalmente não agem assim, eles têm muita atitude em seus pequenos pacotes.

Esses cães são ferozmente leais, territoriais e protetores de seus donos, e não é de sua natureza ter medo ou estar nervoso.

Quer gostem ou não de fazer um passeio ocasional em uma bolsa de grife, eles são animais alertas, dedicados e atentos, não tímidos ou nervosos.

Amantes do clima quente

Se os chihuahuas têm uma reputação de nervosismo, é em grande parte encorajado por seu hábito de tremer.

Não se deixe enganar, porque até mesmo um chihuahua trêmulo não treme de medo - ele apenas está com frio.

Estes cães não têm muito em termos de isolamento, e eles não gostam de climas frios.

Eles procuram pontos quentes, e se eles não estiverem quentes o suficiente, eles irão tremer visivelmente.

Vestiro cão com um suéter ou casaco pode aliviar esse sintoma.

Socialização Ruim

Como qualquer cachorro, um chihuahua deve ser socializado com outros cães desde cedo.

Na verdade, isso é especialmente importante para esta raça, pois são pequenas coisas corajosas que podem se tornar agressivas mesmo com cães consideravelmente maiores.

Você também pode gostar:

Naturalmente, se o seu Chihuahua não é tão tenaz como a maioria dos outros cães de sua raça, a presença de outros cães pode amedrontá-lo ou deixá-lo visivelmente nervoso.

A chave para socializar um chihuahua é a mesma de qualquer outro cão: começar cedo. Quando você introduz um chihuahua a outros cães como um filhote, ele é significativamente menos propenso a crescer temendo ou não gostar de outros cães. Se ele já cresceu, consulte um especialista em comportamento animal ou um treinador para ajudar a desenvolver melhores habilidades sociais.

Causas potenciais adicionais

Se seu chihuahua parecer nervoso às vezes, não é por causa de sua raça, é provavelmente o mesmo tipo de medo que pode afligir qualquer cachorro.

Por exemplo, se o seu cão parece assustado com o aspirador de pó ou cães desconhecidos, estar perto deles pode provocar ansiedade.

Os chihuahuas preferem rostos familiares e, se não forem bem-sociabilizados, podem parecer nervosos ou agressivos em torno de pessoas desconhecidas.

Nervosismos como estes também estão presentes em outras raças, e não é um traço exclusivo dessa raça.

Ajuda profissional

Chihuahuas que parecem perpetuamente nervosos - especialmente de você - podem precisar ver um behaviorista animal.

Como fazem com qualquer outra raça de cão, maus-tratos anteriores, como abuso e negligência, podem deixar cicatrizes emocionais em um chihuahua, deixando o cão nervoso mesmo em torno de pessoas que o amam.

Se você suspeitar que seu Chihuahua está anormalmente nervoso, consulte um veterinário ou um especialista em comportamento para obter ajuda.

Como acalmar um chihuahua

  • Alimentar o cão com uma comida de cachorro de marca de alta qualidade especialmente formulada para raças pequenas como o Chihuahua. Assim como uma dieta pobre pode afetar o humor de uma pessoa, uma dieta sem os nutrientes adequados pode alterar o comportamento de uma chihuahua. Procure por marcas que listem carne, não apenas subprodutos, no topo da lista de ingredientes. Evite alimentos que usam milho e trigo como ingredientes principais.
  • Alimentar o cão regularmente. Porque eles são tão pequenos, Chihuahuas são propensos a picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue. Isso pode afetar seu temperamento e nível de ansiedade. Os filhotes devem sempre ter comida disponível, enquanto os adultos devem ser alimentados pelo menos duas vezes por dia em torno do mesmo horário todos os dias.
  • Marque uma consulta para um check-up com o seu veterinário. Embora o treinamento adicional seja sempre bom para o seu Chihuahua, ele não resolverá um problema de comportamento causado por um problema de saúde. Certifique-se de que seu pequeno cão esteja em boas condições de saúde e que não esteja sentindo nenhuma dor física ou sofrimento que o faça agir nervoso, hiper ou agressivo.
  • Exercite seu Chihuahua todos os dias. Embora pequenos, os chihuahuas precisam de muita atividade física. Caminhadas, jogos e treinamentos que envolvem muita atividade física podem ajudar a queimar sua energia extra. Muitas vezes é a melhor solução para acalmar um hiper-chihuahua que se comporta mal, porque ele não tem saída para toda a sua energia. Exercício também melhora a saúde de uma chihuahua, que por sua vez melhora seu bem-estar mental e comportamento.
  • Fornecer liderança forte. Os chihuahuas, como todos os cães, são animais de carga e procuram um líder para orientação e segurança. Na ausência de um líder humano, alguns chihuahuas assumirão o controle e se tornarão agressivos e hiperativos. Outros ficarão angustiados e nervoso. Deixe seu Chihuahua saber que você é o líder do grupo, dando uma correção firme, mas amorosa, sendo consistente e não permitindo que ele exiba comportamentos indesejáveis. Não consolide seu Chihuahua quando ele exibir um comportamento ou nervosismo excessivamente excitados; em vez disso, dê o exemplo, mantendo a calma e continuando com os negócios de sempre.
  • Envie os sinais certos. Os chihuahuas aprendem rapidamente sobre as reações de seus companheiros humanos. Os humanos, no entanto, muitas vezes reagem de maneiras que, inconscientemente, ensinam cães pequenos a continuarem agindo nervosos ou hiperativos. Não continue a dar ou prestar atenção quando o seu Chihuahua está se comportando mal. Em vez disso, dê-lhe atenção e trate apenas quando ele estiver calmo e o ignore quando estiver agindo nervoso ou hiperativo.
  • Socialize seu chihuahua. Porque eles são tão pequenos, Chihuahuas são frequentemente mantidos apenas em torno de sua própria casa ou perto de seus proprietários. Embora a segurança física seja uma consideração importante, permita que seu Chihuahua se socialize com outros cães em um ambiente seguro, conheça outras pessoas e experimente uma variedade de situações. Fazer isso pode ajudar a reduzir sua ansiedade quando seu Chihuahua se deparar com um cão, pessoa ou situação desconhecida, resultando em uma reação calma, em vez de uma reação animada.

Saiba mais sobre: Chihuahua

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Chihuahua | Síndrome Nervosa e Como Acalmar" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.