Cistite em cavalos
Autora:

Cistite em cavalos

Alguns dos sinais mais óbvios são a micção excessiva, postura excessiva para urinar, sangue na urina, ou driblar a urina sem esvaziamento total da bexiga.

Inflamação da bexiga em equinos

Cistite, embora tipicamente incomum em cavalos, é a inflamação na bexiga. Não é frequentemente aparente exteriormente que a bexiga está inflamada, mas há outros sinais de cistite que podem ser aparentes.

Alguns dos sinais mais óbvios são a micção excessiva, postura excessiva para urinar, sangue na urina, ou driblar a urina sem esvaziamento total da bexiga. Cistite tende a afetar mais éguas do que garanhões.

Sintomas e tipos

  • Aumento da frequência de micção
  • Má produção de urina
  • Micção dolorosa ou desconfortável

Consistência ou aparência incomun da urina (às vezes difícil de interpretar, desde que a urina normal do cavalo contem grandes quantidades de muco e de sedimento):

  • Urina espessa e turva
  • Urina sangrenta
  • Pus na urina
  • Coágulos sanguíneos na urina
  • Partículas na urina

Causas

Embora rara, cistite é comumente causada por infecção bacteriana, seja de uma infecção do trato urinário (ITU) que tem progredido para cima, uma infecção renal que tem progredido para baixo, ou mesmo infecção no sangue (septicemia).

Você também pode gostar:

Em alguns casos, se um ferimento ocorreu, como quando a bexiga ou a uretra são danificadas no curso de um parto da égua um potro, a cistite pode ocorrer como uma condição secundária a essa lesão.

Como resultado de uma lesão na bexiga, os músculos da bexiga não são capazes de eficientemente anular a urina que passa através dele, resultando em sedimentos de assentamento no chão da bexiga e, consequentemente, a inflamação do forro da bexiga.

Outras causas incluem a presença de pedras na bexiga, câncer na bexiga, ou paralisia da bexiga secundária a uma condição neurológica.

Diagnóstico

Você precisa fornecer uma história completa da saúde do seu cavalo e do início dos sintomas a seu veterinário. A história que você fornece pode dar suas pistaspara o  veterinário a respeito dos órgãos que estão causando os sintomas secundários são os que estão sendo igualmente afetados.

O rim, por exemplo, também pode estar coação, seja como resultado da inflamação da bexiga, ou simultaneamente. Uma contagem sanguínea completa será conduzida, junto com uma urinálise. Um número aumentado de glóbulos brancos e vermelhos na urina é uma indicação clara da infecção ou inflamação do órgão da bexiga.

Uma examinação interna geralmente é exigida, e esta pode ser executada diagnosticamente pela endoscopia, que usa um tubo delgado com uma câmera unida que possa ser introduzida no corpo. Neste caso, a ferramenta endoscópica é um cistoscópio. Isso será inserido na uretra e guiado através do trato urinário para a bexiga.

Complemente a sua leitura:

Uma análise do sedimento na bexiga também deve ser feito, o que exigirá uma amostra a ser retirado da bexiga. Isto pode ser feito pela inserção de um cateter urinário. O fluido obtido pode então ser cultivado e analisado. Em alguns casos, o cavalo pode precisar ser tranquilizado antes que um cateter possa ser introduzido.

Tratamento

O tratamento varia em uma base caso a caso quando se trata de cistite e de acordo com a causa. Desde que a circunstância pode ser causada por mais de uma coisa, a causa subjacente deve ser resolvida antes que a cistite possa ser curada. Isto significa que se a inflamação da bexiga é devido a uma infecção vaginal subjacente, a infecção vaginal deve ser tratada antes que a cistite vai desaparecer sem recorrência.

Uma vez que a principal causa da cistite foi removida, medicamentos antibacterianos e anti-inflamatórios podem ser usados para tratar a cistite em si e aliviar o cavalo dos sintomas. Alguns cavalos irão sucumbir repetidamente a infecções da bexiga. Para estes animais, um longo curso de antibióticos (para quatro a seis semanas) pode ser justificada.

Vida e gestão

Em muitos casos, a cistite é uma questão que se esconde no cavalo e dono. Felizmente, é relativamente rara e na maioria dos casos pode ser tratada uma vez que tem sido devidamente diagnosticada por um profissional veterinário equino.

Saiba mais sobre: cavalos

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Cistite em cavalos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.