Como as mudanças no clima podem afetar o humor do seu cachorro
Autora:

Como as mudanças no clima podem afetar o humor do seu cachorro

Você já notou que o humor do seu cão muda com o clima? Tempestades, calor, frio e as mudanças nas estações afetam nossos cães, assim como elas nos afetam.

Você já notou que o humor do seu cão muda com o clima? Tempestades, calor, frio e as mudanças nas estações afetam nossos cães, assim como elas nos afetam. Entender esse comportamento pode ajudar a preparar seu cão para as próximas mudancas climáticas.

Mudança das estações

Quando a temperatura esquenta, alguns cães se alegram, enquanto outros procuram pontos frios e sombreados onde possam descansar. Embora todos os cães possam ser suscetíveis a riscos de clima quente, certas raças de cães são menos tolerantes ao calor do que outras. Raças braquicefálicas, como Bulldogs, Bulldogs Francês, Pugs e Boston Terriers, têm melhor desempenho quando se mantêm frescos em climas quentes, pois podem ter dificuldade em respirar em temperaturas extremas. Grandes raças são também suscetível ao calor, como raças de pêlo longo como o Komondor, o Afghan Hound e o Alaskan Malamute. Se você possui uma raça como essa, você pode descobrir que seu cão não é tão ativo no clima quente ou disposto a participar de brincadeiras e outras atividades.

Você também pode gostar:

Os climas mais frios, por outro lado, é onde as raças do Norte, como os cães esquimós americanos, os samoiedos e os huskies siberianos, prosperam. Raças de pêlo comprido ou duplo, como o Pastor Alemão, São Bernardo, os Grandes Pirineus e os Newfoundlands, também costumam aproveitar o clima mais frio. Eles muitas vezes se tornam mais ativos e brincalhões durante os meses de inverno, ao contrário de raças intolerantes ao frio, como galgos italianos, galgos, raças sem pêlo, raças de toys, cães idosos e cães com condições como hipotireoidismo ou doença de Cushing.

Mudança para um novo clima

As estações mudam gradualmente, dando tempo ao seu cão para se ajustar. Mudar para um clima inteiramente novo, no entanto, pode causar mudanças repentinas no humor. Dependendo da raça do seu cão, você pode perceber que ele se torna mais ou menos ativo, e alguns cães até mostram sinais de irritação se o tempo os deixar muito desconfortáveis.

Um movimento para um clima frio pode ser chocante para cães que não estão acostumados a temperaturas baixas. Alguns cães procuram lugares quentes, como aberturas de ventilação, cobertores ou contato humano, e você pode notar que seu companheiro canino fica mais amável no frio. Entender a causa da letargia súbita do seu cão ou aumentar a atividade pode ajudá-lo a determinar se a mudança de humor dele é circunstancial ou médica. A letargia é um sintoma comum de muitas doenças e deve ser levada a sério, portanto, certifique-se de que seu cão não esteja exibindo nenhum outro sinal anormal. Se ele está, consulte o seu veterinário imediatamente.

Ajudando seu cão a ajustar

Complemente a sua leitura:

Se seu cão ficar mal-humorado no calor, não se preocupe. Há coisas que você pode fazer para fazer ele mais confortável e menor o risco de insolação.

  • Evite levar o seu cão para passear durante as partes mais quentes do dia.
  • Certifique-se de que ele tenha bastante água fresca.
  • As camas para cães de plataforma de lona levantada oferecem uma alternativa refrescante às camas tradicionais, e você pode até investir em esteiras de resfriamento ou piscinas infantis para cães particularmente intolerantes ao calor.
  • Se você não tem ar condicionado, ajuste um ventilador para que seu cão tenha acesso a uma brisa fresca e agradável.
  • Nunca deixe um cão sem vigilância em um veículo fechado ou em um ambiente quente que não tenha boa circulação de ar.

Você também pode ajudar seu cão a se acostumar com o frio. Afinal, quem não ama um filhote de cachorro em um suéter? Com tantos suéteres, jaquetas, capas de chuva e botas de cachorro para escolher, manter seu cão aquecido é mais fácil do que nunca. No entanto, é importante notar que você nunca deve deixar uma peça de roupa em um cão sem supervisão. E qualquer coisa que você colocar no seu companheiro canino deve se encaixar corretamente (não muito apertado ou muito solto).

Saiba mais sobre: Humor

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Como as mudanças no clima podem afetar o humor do seu cachorro" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.