Como um gato fica com o fígado inflamado?
Autora:

Como um gato fica com o fígado inflamado?

O fígado do seu gato é um dos seus órgãos mais importantes. O fígado do gato quando fica inflamado, alguma doença certamente vai aparecer.

O fígado: alongado, cinza avermelhado e muitas vezes esquecido no mundo de corações e cérebros.

No entanto, o fígado do seu gato é um dos seus órgãos mais importantes; filtra resíduos, metaboliza gordura e mantém seu sangue saudável. O fígado do gato quando fica inflamado, alguma doença certamente vai aparecer.

Colangite

O primeiro tipo de inflamação do fígado, a colangite, refere-se à inflamação dos ductos biliares do fígado do seu gato. Esses ductos movem toxinas dentro e fora do fígado.

Quando esses ductos ficam inflamados, eles param de fazer o trabalho corretamente e podem permitir que toxinas prejudiciais se infiltrem do fígado e dentro da corrente sanguínea. A colangite freqüentemente se desenvolve em inflamação tanto da via biliar quanto do próprio fígado.

Você também pode gostar:

Colangio-hepatite

O segundo tipo mais grave, a colangio-hepatite, envolve inchaço e inflamação do fígado e dos canais biliares. Bactérias da barriga do seu gato muitas vezes causam inflamação. Esta inflamação resulta em fígado e ductos biliares se tornando entupidos e subsequentemente, mantendo a bile tóxica.

Se não for tratado, este acúmulo tóxico pode causar dano significativo ao tecido hepático e até mesmo insuficiência hepática. O tratamento desta doença hepática quase sempre inclui antibióticos para tratar a infecção bacteriana. Embora a infecção bacteriana geralmente pode causar a inflamação, às vezes seu sistema imunológico ataca o fígado, causando inflamação.

Esses gatos com sistemas imunes ilegíveis são tratados com drogas, como os esteroides, que retem a resposta imunológica. Isso fornece às células do fígado a chance de se acalmar e retornar às atividades programadas regularmente.

Doença do fígado gordo

A lipidose hepática, comumente conhecida como fígado gordo, é uma doença que faz com que o fígado do seu gato armazene o excesso de gordura. Embora isso não pareça inerentemente perigoso, a doença do fígado gorduroso causa perda de apetite, perda de peso, letargia, icterícia (amarelecimento da pele, gengivas e dentro dos ouvidos) e insuficiência hepática, se não for tratada; é uma das causas mais comuns de insuficiência hepática em gatos.

Complemente a sua leitura:

A doença do fígado gordo geralmente começa com um período de fome; seu gato salta alguns dias de refeições. Isso faz com que seu fígado entre no modo de pânico e comece a armazenar gordura em vez de usar para energia. Uma vez iniciado o ciclo de armazenamento de gordura, pode ser difícil para ele comer e pode causar anorexia, que vai deixar o gato mais doente. Os gatos com esta doença muitas vezes têm que ser alimentados por tubo e a recuperação pode demorar até três meses.

Fatores de risco

Existem vários fatores subjacentes que podem contribuir para o aparecimento de doenças hepáticas, incluindo obesidade, diabetes, doença inflamatória intestinal, doença renal, doença cardíaca, leucemia felina, câncer e planos agressivos de perda de peso.

Consulte o seu veterinário se o seu gatinho tiver qualquer um dos fatores de risco acima mencionados. Raios-X, ultra-som, teste de ácido biliar e perfis completos de química do sangue são métodos comuns de triagem para doença hepática.

Saiba mais sobre: Fígado

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Como um gato fica com o fígado inflamado?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.