Convulsões e alergia alimentar severa nos cães
Autora:

Convulsões e alergia alimentar severa nos cães

Problemas de vômito e digestivo são sintomas clássicos de alergias alimentares em cães, mas você sabia que as alergias também podem causar convulsões?

Problemas de vômito e digestivo são sintomas clássicos de alergias alimentares em cães, mas você sabia que as alergias também podem causar convulsões?

Muitos donos de cães associam convulsões com problemas neurológicos, mas estes podem não ser o problema do seu cachorro. Os alérgenos dietéticos são responsáveis ​​por vários sintomas, incluindo convulsões nos cães.

Sintomas de convulsão

Os sintomas de convulsões epilépticas em cães são semelhantes aos humanos. Os indicadores primários de uma convulsão incluem perda de equilíbrio, espasmos musculares, descarga oral e convulsões.

Estes sintomas estão associados a várias condições graves e mortais, incluindo danos cerebrais, mas também podem significar que a comida do seu animal de estimação não está de acordo com ele.

Nem todos os cães que têm alergias alimentares terão convulsões; na verdade, a maioria só tem problemas digestivos menores. Apenas cerca de um cem cães experimenta apreensões durante a vida, de acordo com o Centro de Comunicações Globais para Conservação de Saúde Animal Integrativa.

Você também pode gostar:

Tratamento imediato

É uma cena assustadora para qualquer proprietário de animal de estimação: seu cachorro perdeu o controle de seu corpo e está se contorcendo no chão. Não entre em pânico, porém, continue focado em ajudar o seu animal de estimação.

Sua primeira prioridade é mover seu animal de estimação para uma área segura longe de objetos perigosos e frágeis. Mantenha as mãos longe da boca do seu cão durante todo o período de convulsão.

Coloque seu cão em uma pequena sala ou uma grande gaiola com espaço suficiente para ele mudar sua posição confortavelmente. Você não precisa dar muito espaço, ou pode ele pode se ferir batendo na parede ou na mobília. Não leve seu cachorro ao veterinário até que a consulsão tenha diminuído completamente.

Diagnóstico

Você não pode diagnosticar alergias alimentares por conta própria. Se o seu cão tiver uma convulsão, você deve consultar um veterinário sobre um possível exame para determinar a causa.

Complemente a sua leitura:

As alergias alimentares também produzem outros sintomas que podem ajudar o veterinário a identificar alérgenos como a causa da convulsão.

Outros sintomas de alergias alimentares graves incluem diarréia, falta de apetite, vômitos, letargia e problemas de pele, incluindo erupção cutânea e coceira.

A única maneira de identificar definitivamente alergias alimentares é colocar o cão em uma dieta restrita que não contém alérgenos potenciais por até três meses.

Se as convulsões do cão e outros sintomas cessarem durante este período, as alergias alimentares são provavelmente a causa dos problemas de saúde do seu animal de estimação.

Alérgenos dietéticos comuns

Seu cão pode ser alérgico a um ingrediente especial na marca de alimentos que você está alimentando. Ele pode ser alérgico a um tipo específico de carne ou produto vegetal, como carne ou trigo, ou pode ser particularmente sensível a um dos aditivos químicos nos alimentos. Ele também pode estar consumindo o alérgeno fora de sua dieta normal.

Alguns cães são alérgicos a ervas ou a outras plantas que comem fora no quintal, enquanto outros podem estar consumindo poeira, mofo ou outros alérgenos em pequenas quantidades enquanto cheiram e brincam pela casa.

Saiba mais sobre: Alergia

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Convulsões e alergia alimentar severa nos cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.