Criptosporidiose em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento
Autora:

Criptosporidiose em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento

Cryptosporidium é um dos protozoários intestinais mais comum que parasita hospedeiros humanos e animais.

Cryptosporidium é um dos protozoários intestinais mais comum que parasita hospedeiros humanos e que afetam não apenas gatos, mas cães, roedores, bezerros. Cryptosporidium é um dos protozoários intestinais mais comum que parasita hospedeiros humanos e animais. Este parasita é espalhado através de fezes infectadas, que podem contaminar as fontes de água ou o ambiente. Os gatos que ingerem as fezes contaminadas podem infectar-se.

A criptosporidiose geralmente ocorre em gatinhos com mais de 6 meses de idade. Os gatos com sistemas imunes saudáveis geralmente se recuperam rapidamente e nunca mostram sinais de infecção, ou têm apenas diarreia leve. No entanto, esta doença pode ser fatal para gatos com sistemas imunes severamente comprometidos.

O que é Criptosporidiose?

A criptosporidiose é uma doença causada pelo parasita protozoário Cryptosporidium. A espécie do organismo que afeta os mamíferos mais comumente é Cryptosporidium parvum.

Um número de espécies de mamíferos, incluindo roedores, bovinos, cães, gatos, e as pessoas podem desenvolver doença do trato gastrointestinal devido à infecção com o organismo.

O fato de que os anticorpos séricos são detectados em muitas espécies de animais, incluindo gatos, sugerem que a exposição ao organismo é bastante comum.

A forma infectiva do organismo é o oocisto. Estes oocistos são espalhados através de contaminação fecal de alimentos ou água potável. O organismo é muito infectivo. Somente alguns oocistos podem causar a doença nas pessoas.

A criptosporidiose pode ser uma doença primária, ou pode ser uma doença secundária em pessoas ou animais com sistemas imunes enfraquecidos.

Você também pode gostar:

O risco de exposição aumenta em condições lotadas ou insalubres. Por exemplo, a diarréia criptosporidial é comum entre crianças em creches. Em gatos e cães, é mais comumente visto em animais jovens (menos de 6 meses de idade).

Tipicamente, a criptosporidiose é uma doença autolimitada em animais com sistemas imunológicos competentes; muitos animais (gatos em particular) serão infectados, mas não mostram sinais clínicos em tudo. Outros terão diarreia leve, mas recuperam eventualmente.

Embora os animais jovens sejam mais suscetíveis a estarem infectados, alguns animais jovens podem não apresentar sinais clínicos quando infectados.

Pessoas de todas as idades podem obter criptosporidiose, e é comumente visto em pessoas que trabalham com gado. É freqüentemente diagnosticada em estudantes veterinários após o contato com bezerros infectados.

Os sinais em pessoas são semelhantes aos dos animais: início agudo de letargia, cãibras abdominais e diarreia aquosa profusa. A doença geralmente diminui sem tratamento, embora a diarreia persistente e desidratação ocasionalmente se desenvolva.

A gravidade da doença depende da competência imune da pessoa, embora as pessoas com sistemas imunes saudáveis podem certamente contrair a doença. Pessoas imunocomprometidas, como aquelas com HIV/AIDS, podem sofrer diarreia severa que nunca se resolve, podendo até ser fatal.

Sintomas

Como mencionado, os gatos com sistemas imunes saudáveis muitas vezes não têm sintomas em tudo. Se o seu gato é sintomático, você pode notar diarreia, febre, e uma falta de interesse em alimentos.

Diagnóstico e Tratamento

Complemente a sua leitura:

Se o seu veterinário suspeitar de criptosporidiose, ela ou ele pode sugerir o seguinte:

  • Um exame físico completo
  • Testes de química para avaliar a função renal, hepática e pancreática, bem como os níveis de açúcar
  • Testes sorológicos para identificar se o seu animal de estimação foi exposto a outras doenças infecciosas
  • Um hemograma completo para descartar certas condições relacionadas ao sangue
  • Testes de eletrólitos para garantir que seu animal de estimação não está desidratado ou sofrendo de um desequilíbrio eletrólito
  • Exames de urina para a tela de infecção do trato urinário e outra doença
  • Um exame fecal para descartar vermes intestinais, bactérias e outras infecções parasitárias gastrointestinais
  • Testes de sorologia para identificar anticorpos contra o parasita
  • Teste do PCR
  • Uma biópsia intestinal para descartar outra doença subjacente, como doença inflamatória intestinal (DII) ou câncer

Em muitos casos, gatos assintomáticos se recuperam da criptosporidiose por conta própria. Se o seu animal de estimação precisa de tratamento, seu veterinário pode prescrever um antibiótico e uma dieta de prescrição para ajudar a controlar a diarreia.

Em casos graves, cuidados de suporte adicionais, como a terapia de reposição de fluidos para aliviar a desidratação causada por diarreia, também podem ser necessários.

Prevenção

A melhor maneira de impedir uma infecção do criptosporidiose é fornecer seu animal de estimação a água potável limpa e um ambiente limpo, e mantê-lo estritamente dentro de casa.

Se você tem quaisquer perguntas ou interesses, você deve sempre visitar ou chamar seu veterinário, é o seu melhor recurso para assegurar a saúde e o bem estar de seus animais de estimação.

Saiba mais sobre: parasita

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Criptosporidiose em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.