Cuidados com Incisões Cirúrgicas em Cães
Autora:

Cuidados com Incisões Cirúrgicas em Cães

Se a incisão cirúrgica do seu cão exigir cuidados especiais, o seu veterinário irá discutir consigo os detalhes destes cuidados.

O objetivo deste conteúdo é fornecer informação geral sobre os cuidados de rotina da incisão cirúrgica do seu cão. Se a incisão cirúrgica do seu cão exigir cuidados especiais, o seu veterinário irá discutir consigo os detalhes destes cuidados.

Existem diferentes métodos para fechar uma incisão cirúrgica?

Sim, se uma incisão cirúrgica se estender por várias camadas de tecido, cada camada será fechada separadamente.

Portanto, pode haver várias fileiras de suturas (pontos) em um único local de incisão. A superfície ou camada de pele da incisão cirúrgica do seu cão pode ter sido fechada com cola cirúrgica, suturas ou grampos.

O padrão de sutura usado para fechar a pele depende do comprimento da incisão e de quanta tensão está presente na incisão, ou da preferência do cirurgião.

Os pontos podem ser colocados na superfície da pele ou podem ser enterrados sob a superfície da pele usando material de sutura absorvível.

Se o procedimento cirúrgico envolveu a remoção de uma grande massa, reparação de uma grande ferida, ou desbridamento (corte) de tecido infectado ou morto, a perda resultante de tecido pode significar que a incisão cirúrgica está sob muita tensão.

A tensão excessiva através de uma linha de incisão pode fazer com que a ferida se abra e atrasará a cicatrização. Para minimizar a tensão na linha de incisão, seu veterinário pode ter usado um padrão especial de sutura de alívio de tensão ou um tipo de sutura de pele chamada sutura de stent, onde alguns tubos ou um botão podem ser adicionados à camada de pele.

Se o local cirúrgico foi contaminado ou infectado antes da cirurgia, um dreno cirúrgico pode ter sido colocado dentro da incisão para drenar qualquer material infeccioso.

As instruções para o cuidado de diferentes tipos de incisões cirúrgicas são as mesmas?

As instruções gerais para o cuidado das incisões são as mesmas para todas as incisões cirúrgicas.

Sob nenhuma circunstância um cão com uma incisão cirúrgica recente deve ser autorizado a fugir da trela. Restringir a atividade do seu cão durante um período de 7-14 dias, para permitir que a incisão comece a cicatrizar. Quando levar o seu cão para fora de casa, manter o cão com trela curta e evite longas caminhadas.

Você também pode gostar:

Não permita que o seu cão salte, tenha uma casa irregular com outros cães, ou se envolva em qualquer atividade extenuante que possa causar um alongamento excessivo da incisão cirúrgica, especialmente durante os primeiros dias após a operação. A atividade excessiva pode fazer com que os pontos se quebrem ou pode fazer com que a incisão comece a sangrar.

Seu veterinário pode prescrever repouso em gaiola ou confinamento em uma sala pequena em certas circunstâncias.

"Não dar banho no cão nem deixar que a incisão fique molhada."

Não dê banho no seu cão nem permita que a incisão se molhe. Nunca aplique qualquer creme, pomada, desinfetante ou outra substância na incisão, a menos que especificamente instruído pelo seu veterinário. Em particular, nunca limpe a incisão com peróxido de hidrogênio ou álcool, pois estes produtos irão danificar as células e retardar a cicatrização.

Não permita que o seu cão lamba ou arranhe na incisão, pois existe o perigo de o cão poder retirar os pontos ou introduzir uma infecção na incisão.

Desde que a incisão não seja enfaixada, inspecionar pelo menos duas vezes por dia. Se um dreno cirúrgico foi colocado na incisão, você pode ser instruído a limpar o dreno várias vezes por dia. Seu veterinário irá aconselhá-lo quando retornar à sua clínica veterinária para remover o dreno.

Como deve ser a incisão?

A incisão deve estar normalmente limpa e as bordas devem estar em contato umas com as outras. A pele deve ser de cor normal ou ligeiramente rosa-avermelhada. Não é incomum que a incisão se torne ligeiramente mais avermelhada durante os primeiros dias, já que a cicatrização começa a ocorrer.

Em cães de pele pálida, hematomas são freqüentemente vistos ao redor do local da cirurgia. Isso pode não aparecer até alguns dias após a operação e, em alguns casos, pode parecer excessivo em comparação com o tamanho da incisão. Isto é devido à infiltração de sangue sob as bordas da pele e é normal.

Em alguns casos, uma pequena quantidade de sangue pode vazar intermitentemente de uma incisão nova por até 24 horas, especialmente se o animal estiver ativo.

Quando devo ficar preocupado?

Você deve se preocupar e entrar em contato com o hospital imediatamente se vir alguma das seguintes situações no local da cirurgia:

  • gotejamento ou infiltração contínua de sangue ou outros fluidos da incisão
  • infiltração de sangue intermitente que continua por mais de 24 horas
  • inchaços, vermelhidão excessiva da pele, odores desagradáveis ou descarga

O que devo fazer se o meu cão lamber a ferida ou mastigar os pontos?

Complemente a sua leitura:

Nos primeiros dias após a cirurgia, seu cão pode instintivamente tentar limpar o local da operação lambendo. A incisão pode ficar com comichão à medida que a ferida cicatriza e o pelo volta a crescer.

O seu cão pode responder a esta comichão lambendo ou mastigando. É um equívoco que a saliva do cão é de alguma forma antibacteriana ou irá promover a cicatrização de uma ferida.

"É um equívoco que a saliva do cão é antibacteriana ou promoverá a cicatrização de uma ferida."

Se o seu cão mastiga ou lambe excessivamente, existe o perigo dos pontos serem puxados para fora ou da infecção ser introduzida na ferida.

Se o seu cão persistir em lamber a sua incisão, pode comprar uma coleira elizabetana para evitar este comportamento. Não surpreendentemente, muitos cães encontram esses colares estranhos no início e vai tentar removê-los. No entanto, após um curto período a maioria dos animais de estimação vai se estabelecer e tolerar usar o colar.

É melhor manter o colar o tempo todo. Leva apenas alguns segundos de mastigação para um cão desfazer seus pontos ou danificar o local da cirurgia. Se o seu cão conseguir remover qualquer um dos pontos, ligue para a sua clínica veterinária o mais rápido possível.

Quando é que os pontos precisam de ser removidos?

Se a incisão na pele do seu cão foi fechada com suturas que foram enterradas abaixo da superfície da pele, elas não precisam ser removidas.

Se a incisão do seu cão tiver pontos de pele não dissolvidos, suturas de stents, eles são geralmente removidos 10-14 dias após a operação; o tempo real depende do tipo de cirurgia realizada. Seu veterinário vai dizer quando retornar à clínica para que as suturas ou grampos sejam removidos do seu cão.

Quando é que o meu cão pode retomar as atividades normais?

Isto dependerá do tipo de operação que o seu cão sofreu. No caso de um procedimento menor envolvendo uma pequena incisão, alguma restrição de exercício deve ser mantida até alguns dias após a remoção dos pontos de pele.

No entanto, se uma grande operação tiver sido realizada ou uma grande incisão estiver presente, um período mais longo de recuperação será necessário, o que pode envolver manter seu cão preso em casa por algumas semanas. Seu veterinário vai dar instruções detalhadas sobre quanto tempo você deve restringir as atividades do seu cão após a cirurgia.

Saiba mais sobre: cirurgia

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Cuidados com Incisões Cirúrgicas em Cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.