Doença da bolha do gás em peixes
Autora:

Doença da bolha do gás em peixes

A doença da bolha do gás refere-se ao desenvolvimento de gases na corrente sanguínea de um peixe.

De repente eu tive uma enorme morte no meu aquário; dos peixes sobreviventes, alguns desenvolveram olhos inchados, enquanto outros estão flutuando anormalmente. O que está acontecendo?

Parece que o seu tanque passou por um evento agudo de supersaturação de gás. A supersaturação de gás pode ocorrer a qualquer momento em que a pressão de gases dissolvidos na água se torne superior à pressão atmosférica.

Quando os peixes respiram esta água supersaturada, os gases dissolvidos podem deixar a corrente sanguínea e formar êmbolos aéreos (bolhas): bolhas de gás. Esses êmbolos ocorrem em uma variedade de tecidos, que vão desde o olho até as guelras, junto com órgãos internos, como o coração e a bexiga natatória. Na supersaturação aguda, você também pode ver êmbolos nas lamelas branquiais, opercula e em torno da boca. Além disso, ‘linhas de prata’ (que na verdade são bolhas de gás longas) podem ser visíveis entre os raios da aleta.

Você também pode gostar:

Os sinais clínicos da doença da bolha de gás incluem flutuabilidade anormal (que você já notou), causada pelo excesso de gás na bexiga natatória; protrusão anormal dos olhos, ou exoftalmia (os olhos inchados que você menciona), e muitas vezes morte súbita (sua morte maciça), devido a um êmbolo no coração do animal.

Por que isso aconteceu com o seu peixe? A causa provavelmente está na temperatura da água do seu aquário e na maneira como os gases (nitrogênio ou oxigênio) reagem a ele. A temperatura mais alta e a água de baixa pressão fazem com que mais gases dissolvidos deixem a solução. Por outro lado, a água de baixa temperatura e alta pressão faz um trabalho melhor em manter os gases dissolvidos.

Em um ambiente de aquário, a supersaturação de gás ocorre por alguns motivos. Um dos motivos mais comuns é o ar que entra no sistema de tanques, geralmente devido a vazamentos em tubulações de água ou bombas de cavitação; isso pode causar o aumento dos níveis de gás dissolvido.

Doença da bolha do gás em peixes

A doença da bolha do gás refere-se ao desenvolvimento de gases na corrente sanguínea de um peixe. Isso pode ocorrer quando o seu aquário ou água da lagoa é supersaturada com gases.

Sintomas e tipos

Complemente a sua leitura:

A doença da bolha do gás danifica o tecido do peixe, causando pequenas bolhas de gás nas brânquias, barbatanas e olhos do animal. Esse dano tecidual, se extensivo, pode até levar à morte do peixe.

Causas

Os peixes são criaturas de sangue frio, o que significa que a temperatura do corpo depende da temperatura do ambiente. A água em que vivem e sua corrente sanguínea pode tornar-se supersaturada com gases quando há um aumento repentino na temperatura da água ou um aumento súbito da pressão.

Quando a água fria no aquário é repentinamente aquecida, ela pode liberar e capturar gases dentro da água, causando a doença da bolha de gás nos peixes do aquário. Da mesma forma, a água da lagoa ou do tanque pode tornar-se supersaturada com gases quando são preenchidos com água de poço por meio de uma mangueira submersa. Esses gases também podem levar à doença da bolha de gás.

Prevenção

A doença da bolha do gás pode ser evitada aquecendo lentamente a água quando ela é adicionada ao aquário. Além disso, não mergulhe a mangueira ao encher uma lagoa. Em vez disso, pulverize a água de cima, pois isso permitirá que todos os gases sejam liberados no ar sem causar danos.

Saiba mais sobre: Peixe

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Doença da bolha do gás em peixes" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.