Doença dental nos cachorros
Autora:

Doença dental nos cachorros

Para um diagnóstico preciso e opções de tratamento sobre a doença dental nos cachorros, consulte sempre o seu veterinário. Saiba mais!

Doença periodontal em cães

A doença periodontal é a condição clínica mais comum que ocorre em cães e gatos adultos e é totalmente evitável.

Aos três anos de idade, a maioria dos cães e gatos tem alguma evidência de doença periodontal. Infelizmente, além do mau hálito, há poucos sinais evidentes do processo da doença para o dono, e a limpeza dentária profissional e a terapia periodontal geralmente chegam tarde demais para evitar doenças extensas ou para salvar dentes.

Como resultado, a doença periodontal é geralmente subtratada, e pode causar múltiplos problemas na cavidade oral e pode estar associada a danos aos órgãos internos em alguns pacientes à medida que envelhecem.

A doença periodontal em cães começa quando as bactérias no boca forma uma substância chamada placa que adere à superfície dos dentes. Subsequentemente, os minerais na saliva endurecem a placa em cálculo dentário (tártaro), que está firmemente preso aos dentes. O tártaro acima da linha da gengiva é óbvio para muitos proprietários, mas não é, por si só, a causa da doença.

Você também pode gostar:

O problema real se desenvolve quando a placa e o cálculo se espalham sob a linha da gengiva. Bactérias nesta placa "sub-gengival" colocam em movimento um ciclo de dano aos tecidos de suporte ao redor do dente, levando eventualmente à perda do dente. Bactérias sob a linha da gengiva secretam toxinas, que contribuem para o dano tecidual se não forem tratadas. Essas bactérias também estimulam o sistema imunológico do animal.

As alterações iniciais fazem com que os glóbulos brancos e os sinais químicos inflamatórios se movam para o espaço periodontal (entre a gengiva ou o osso e o dente).

A função dos glóbulos brancos é destruir os invasores bacterianos, mas os produtos químicos liberados pelos glóbulos brancos sobrecarregados causam danos aos tecidos de suporte do dente.

Em vez de ajudar o problema, o próprio sistema de proteção do paciente piora a doença quando há um acúmulo grave de placa bacteriana e tártaro.

Complemente a sua leitura:

Gastar um tempo com o seu cachorro, é um tempo do divertimento para ambos, até você começar a sentir um sopro com odor estranho de sua respiração! Cuidar dos dentes do seu animal de estimação pode fazer mais do que apenas refrescar sua respiração, pode melhorar sua qualidade de vida.

Placa, uma película incolor nos dentes do seu cachorro, é o autor do mau hálito e da doença gengival. Porque ele não escova os dentes como você, esta placa pode causar acúmulo do tártaro. O resultado é inchaço, vermelhidão e inflamação das gengivas, também conhecido como gengivite. Se não verificar, o seu cão pode desenvolver a doença periodontal, que destrói as gengivas e tecidos que suportam os dentes.

A condição é grave, mas não se preocupe: a doença dental nos cachorros é evitável e tratável na maioria dos animais de estimação. Pergunte ao seu veterinário para um checkup oral completo para o seu cão e agendar limpeza dentária regular.

Se o seu cão exibe os sintomas mais graves de gengivite, especialmente alimentos formulados estão disponíveis que fazem um trabalho muito melhor de limpar os dentes do que o alimento seco normal. Pergunte ao seu veterinário para ajudar na seleção do melhor alimento para cães.

Para um diagnóstico preciso e opções de tratamento sobre a doença dental nos cachorros, consulte sempre o seu veterinário.

Saiba mais sobre: Dente

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Doença dental nos cachorros" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.