Doenças Comuns em Cães e Gatos Idosos
Autora:

Doenças Comuns em Cães e Gatos Idosos

As causas mais frequentes de morte em cães e gatos são câncer e doença renal.

Doenças Comuns em Cães e Gatos Idosos

À medida que nossos animais de estimação envelhecem, eles muitas vezes sofrem de doenças comuns de animais de estimação que eventualmente levam à morte. As causas mais frequentes de morte em cães e gatos são câncer e doença renal. Além disso, 80-90% dos cães e gatos idosos sofrem de artrite.

Como todo amante de cães sabe, cães idosos dão amor incondicional, lealdade e apoio emocional aos seus pais de estimação. Esses amigos de quatro patas também proporcionam calor e companheirismo, e uma presença serena e calmante muitas vezes acompanha seus anos dourados.

Mas os animais de estimação mais velhos têm preocupações de saúde diferentes de seus colegas mais jovens. Cães mais velhos precisam de cuidados extras em seus últimos anos, já que o envelhecimento os atrasa. Alguns caninos não podem se mover rapidamente por causa da dor da artrite. Outros sofrem de mudanças na visão, olfato e audição. Existem muitos problemas comuns que afetam cães idosos.

Você também pode gostar:

Sintomas da doença em cães idosos

Os sintomas que seu cão mais velho pode estar muito doente incluem desorientação, preferir ficar sozinho, evitar atividade, casaco maçante, perda de hábitos de treinamento doméstico, vagar à noite e falta de apetite. Esses sintomas também podem ser indicadores de doença cardíaca, doença renal ou doença hepática.

Principais fatos sobre doenças comuns em cães e gatos

  • Entre 80-90% de todos os animais de estimação idosos têm artrite.
  • Animais de estimação com má nutrição e animais de estimação com doenças cardíacas, renais ou hepáticas estão predispostos a sintomas que causam a morte

Causas da morte em cães

As causas mais frequentes de morte de cães e doenças de animais de estimação entre cães velhos são câncer, insuficiência cardíaca e insuficiência renal (rim). Em cães mais jovens, doenças inchadas e imunomediadas são significativas.

Causas da morte em cães

  • Câncer 37,1%
  • Inchaço ou Dilatação Gástrica Volvulus 27,6%
  • Velhice e outros 16,5%
  • Insuficiência renal 8,2%
  • Doença imunomediada 7,6%
  • Doença de Addison 5,9%
  • Doença cardíaca e acidente vascular cerebral 3,5%
  • Convulsões 1,2%

Causas de morte em gatos

Complemente a sua leitura:

As causas mais comuns de morte de gatos em gatos idosos são insuficiência renal, câncer e doenças infecciosas, como o FIV (vírus da imunodeficiência felina). Os gatos também sofrem de hipertireoidismo, que causa pressão alta, doença inflamatória intestinal, diabetes, artrite e doença dentária.

Gatos são menos inclinados a desenvolver câncer do que cães, mas gatos com câncer tendem a ter doença maligna, enquanto em cães, pode ser benigno. Por exemplo, 60% dos cães com crescimento anormal de células da pele terão doenças benignas que não crescerão agressivamente ou se espalharão para outros locais; mas apenas 20% dos gatos com crescimento anormal de células da pele terão doença benigna.

É importante dar ao seu animal de estimação suplementos de suporte hepático sênior e ácidos graxos Ômega 3 para ajudar a manter uma boa saúde.

A importância das verificações regulares de bem-estar

Nossos animais de estimação envelhecem mais rapidamente do que nós – a regra geral é de 7 anos de animais para cada ano humano e seu risco de desenvolver doenças aumenta, assim como a possibilidade de que a doença progrida rapidamente. É muito importante fazer consultas e exames anuais com o seu médcio veterinário para ajudar animar de estimação que estão velhinhos.

Saiba mais sobre: idoso

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Doenças Comuns em Cães e Gatos Idosos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.