Excesso de acidez no sangue de gatos
Autora:

Excesso de acidez no sangue de gatos

Os gatos com acidose tubular renal também terão níveis anormais de potássio no sangue.

Acidose tubular renal é uma síndrome rara que faz com que o rim seja incapaz de excretar ácido através da urina, levando a extrema acidez do sangue do gato.

Os gatos com acidose tubular renal também terão níveis anormais de potássio no sangue.

Esta condição ocorre como parte do processo metabólico, pelo qual os alimentos são transformados em energia.

Embora acidose tubular renal seja visto tanto em gatos quanto em cães, raramente ocorre em gatos. 

Sintomas de acidose tubular renal em gato

Alguns sintomas comuns que podem ser observados incluem:

Você também pode gostar:

  • Febre
  • Arfar
  • Anorexia
  • Letargia
  • Perda de peso
  • Desidratação
  • Fraqueza muscular
  • Urina sangrenta (hematuria)
  • Sede excessiva (polidipsia)
  • Micção frequente (poliúria)
  • Dificuldade em urinar (devido a pedras da bexiga)

Existem dois tipos primários de acidose tubular renal: o tipo 1 (ou distal), envolve a secreção reduzida de íon hidrogênio no rim e o tipo 2  (ou proximal), que se caracteriza pela incapacidade de excretar ácido na urina.

O processamento metabólico anormal de bicarbonatos é referido como acidose metabólica e é marcado por níveis anormalmente elevados de ácidos no sangue e níveis anormalmente baixos de ácidos na urina.

Acidose tubular renal proximal de tipo 2 ocorre devido à redução da reabsorção de bicarbonato do rim. Esta atividade causa um desequilíbrio de ácidos no sangue.

Causas

As causas subjacentes comuns de excesso de acidez no sangue em gatos incluem infecção do rim e ureter e lipidose hepática felina, um tipo de doença hepática. No entanto, há momentos em que acidose tubular renal é idiopático.

Diagnóstico

Seu veterinário vai realizar um exame físico completo em seu gato, incluindo um perfil químico de sangue, uma contagem sanguínea completa, um exame de urina e um painel de eletrólito.

Seu veterinário usará os resultados do trabalho de sangue para descartar ou confirmar uma doença sistêmica subjacente. Você precisa fornecer uma história completa da saúde do seu gato, levando ao início dos sintomas.

Complemente a sua leitura:

Os resultados de uma análise de gases no sangue, juntamente com os resultados do painel eletrolítico, devem indicar um intervalo de aniões normal (soma dos catiões menos os aniões no plasma) com acidose metabólica, indicando que a urina alcalina é anormal. Esta é uma característica de diagnóstico chave da acidose tipo 1.

Tratamento

Seu gato será hospitalizado até que não mostre acidose metabólica ou baixos níveis de potássio.

Lá eles receberão citrato de potássio e citrato de sódio (às vezes substituído por bicarbonato de sódio) até que a acidose metabólica e os baixos níveis de potássio se normalizem.

O gluconato de potássio também pode ser administrado em gatos com baixos níveis de potássio.

Vida e Gestão

Seu veterinário irá agendar compromissos de acompanhamento para monitorar qualquer doença subjacente que seu gato possa ter, e para acompanhar o progresso do seu animal de estimação.

Os gatos sem doença subjacente têm um bom prognóstico para a recuperação quando a condição foi tratada de forma adequada e eficaz.

Saiba mais sobre: Sangue

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Excesso de acidez no sangue de gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.