Fisioterapia para cães
Autora:

Fisioterapia para cães

Qualquer animal de estimação de qualquer idade pode precisar de fisioterapia.

Como as pessoas, os cães podem se beneficiar de fisioterapia ou reabilitação. Há várias razões pelas quais um cão pode precisar disso:

  • O cão está se recuperando da cirurgia
  • O cão tem lesões nos tecidos moles
  • O cão tem artrite
  • O cão tem doenças neurológicas

Qualquer animal de estimação de qualquer idade pode precisar de fisioterapia.

Como você sabe que seu cão precisa de fisioterapia?

Como seu cão envelhece, você pode notar mudanças sutis em casa. Elqs podem incluir:

  • Dificuldade em levantar-se depois de uma soneca
  • Hesitação em escadas
  • Relutância em ir para caminhadas
  • Apenas tolerar distâncias mais curtas
  • Evidência de dor como vocalização, diminuição do apetite ou cochilos mais longos

É importante confirmar que não há nada mais severo acontecendo. A maioria dos veterinários de reabilitação exigirá uma referência de seu veterinário da família afirmando que a reabilitação é recomendada e seu cão é saudável o suficiente para fazê-la. Um exame completo, físico, com diagnósticos como o sangue e radiografias pode ajudar a confirmar que não há nada mais sério acontecendo.

Como funciona a fisioterapia para cães?

Fisioterapia em um cão pode envolver várias peças de equipamentos ou "modalidades" como nós chamá-los. Vamos passar por mais de meia dúzia de modalidades comuns.

  1. a escala passiva de exercícios do movimento (baile de finalistas) significa que alguém ajuda manualmente seu cão a mover uma junção para a frente e para trás, imitando seu movimento normal para melhorar a flexibilidade. O exercício mais comum é o que chamamos de movimento de "bicicleta".
  2. terapia de calor e a terapia fria. Usar o calor antes que os exercícios preparam os músculos para a atividade. Usar gelo após fisioterapia ajuda a reduzir a inflamação e dor. É muito importante ter sempre uma barreira entre a pele do seu animal de estimação e a fonte do calor/gelo para proteger a pele. Pode ser tão simples como uma toalha fina.
  3. uma esteira rolante subaquática é uma esteira rolante especial que seja incluida em um recipiente estanque. Diferentes níveis de água podem ser adicionados. Quanto maior o nível de água, menor o peso corporal do animal de estimação é transportado. O veterinário da reabilitação começaria tipicamente para fora com um nível de água elevado e uma velocidade lenta por uma quantidade de tempo curta; Então, aumenta gradualmente a dificuldade diminuindo o nível de água e aumentando a velocidade e a duração da atividade.
  4. um curso do tipo do obstáculo pode igualmente ser usado para ajudar seu aumento do cão ou reaprender o contrapeso e a colocação da pata. Isso pode incluir o uso de colinas, degraus, rampas, barras, bolas de equilíbrio, etc.
  5. ultra-som terapêutico usa ondas ultra-sônicas para estimular a atividade muscular. Estas ondas são diferentes do que usamos para olhar dentro da barriga de um cão. O ultra-som terapêutico fornece o calor aos músculos, aos tendões e aos ligamentos e pode ajudar a curá-los.
  6. laser da terapia fria trabalha a nível das células no corpo. Pode diminuir a inflamação e aumentar a circulação, o que pode ajudar a diminuir a dor e aumentar a cicatrização. O laser da terapia fria não deve ser usado se o câncer é suspeitado, porque pode incentivar o crescimento do câncer.

Há algum risco da fisioterapia para cães?

A fisioterapia, embora considerada muito segura, pode ter complicações. Se feito indevidamente, você não pode ver nenhuma melhoria ou mesmo um agravamento. Fisioterapia, mesmo se feito corretamente, pode ser desconfortável, por isso é extremamente importante para controlar o nível de dor do seu cão.

Contanto que é feito corretamente e a dor do seu cão está o controle, a terapia física é uma grande e maneira segura de ajudar com a recuperação e melhorar a qualidade de vida.

Se você tem quaisquer perguntas ou interesses, você deve sempre visitar ou chamar seu veterinário, é o seu melhor recurso para assegurar a saúde e o bem estar de seus animais de estimação.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Fisioterapia para cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.