Gato com cegueira na velhice
Autora:

Gato com cegueira na velhice

Se o seu gatinho estiver perdendo a visão, você pode notar que ele parece ser passando muito tempo dormindo, ainda mais do que o habitual para um gato idoso.

Se o seu gatinho idoso estiver trombando com as coisas e parece estar um pouco confuso, o gato pode estar sofrendo cegueira parcial ou total.

Assim como as pessoas, nossos amigos felinos começam a diminuir a velocidade, se não sofrerem problemas de saúde à medida que envelhecem. Muitos problemas na velhice podem resultar em perda de visão.

Causas de gato com cegueira na velhice

À medida que os gatinhos envelhecem, eles se tornam mais suscetíveis a doenças como pressão arterial alta, câncer, diabetes mellitus, cataratas, glaucoma e infecções oculares, o que pode causar cegueira, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade aos Animais.

Enquanto às vezes a perda de visão surge de repente, muitas vezes ao longo do tempo, uma progressão gradual dessas doenças reduz lentamente a visão do seu gatinho.

Algumas raças, como as raças abisinias, siamesas e persas, podem sofrer de uma condição genética hereditária conhecida como atrofia progressiva da retina, que eventualmente resulta em cegueira.

Você também pode gostar:

Sintomas para observar dos gatos com cegueira na velhice

Se o seu gatinho estiver perdendo a visão, você pode notar que ele parece ser passando muito tempo dormindo, ainda mais do que o habitual para um gato idoso. Porque ele está tendo problemas para ver, ele estará relutante em se mover mais do que ele tem que fazer. Ele também pode ter problemas para saltar, julgar distâncias e tropeçar em móveis, paredes e outras coisas ao redor de sua casa.

Quando você se aproxima de seu amigo, ele pode parecer assustado ou assustado com sua presença. Ele pode ter acidentes de banheiro freqüentes porque ele não pode mais ver sua caixa de areia; ele pode não vir correndo para as refeições com tanta frequência pelo mesmo motivo.

Condições como as cataratas podem resultar em lentes turvas, o que você pode ver olhando seus olhos. As cataratas graves parecerão turvas ou leitoso, possivelmente com uma tonalidade azul-cinza.

Consultar o médico veterinário para problemas na visão

Se você suspeita que o seu gatinho idoso sofre de qualquer tipo de perda de visão, marcar uma consulta para o veterinário examinar o gato. O médico veterinário vai realizar um exame físico dos olhos do seu pequeno e provavelmente realizará testes, incluindo um exame de sangue, para verificar qualquer doença subjacente que possa estar causando a cegueira do seu gatinho.

Com o tratamento, algumas condições como diabetes, infecções oculares ou hipertensão arterial podem ser resolvidas, restaurando a visão do seu amigo geriátrico em alguns casos. Outros casos podem ser mais complicados, como quando a retina do seu gatinho se separou ou danificou, e a perda de visão pode ser permanente.

Complemente a sua leitura:

Não existe cura para cegueira causada por atrofia progressiva da retina. Alguns gatos com cataratas podem requerer cirurgia para recuperar a visão. Seu veterinário pode encaminhá-lo para um oftalmologista veterinário, que pode examinar melhor o seu gato e realizar uma cirurgia em seus olhos.

Cuidar do gato com cegueira na velhice

Se a cegueira do seu gato é uma condição permanente, você vai precisar fazer alguns ajustes em sua casa para explicar sua falta de visão. Cordão de escadas ou outros lugares potencialmente perigosos com uma barreira de bebê ou animal de estimação.

Mantenha a caixa de comida, água e lixo do seu gatinho a uma curta distância do local favorito do seu amigo peludo. Instale luzes noturnas em torno de sua casa para ajudar os gatos mais antigos a lidar com a perda parcial de visão.

Não reorganize o mobiliário ou deixe a desordem no caminho da sua gatinha. Mantenha seu amigo idoso dentro de casa; ele não consegue ver bem, se é que ele é mais suscetível a lesões e doenças ao ar livre por causa de sua idade.

Antes de interagir com seu pequeno, anuncie sua presença ao dizer seu nome calmamente enquanto você se aproxima dele, você quer avisá-lo de sua presença, não assustá-lo.

Saiba mais sobre: Doença

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Gato com cegueira na velhice" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.