Por que meu gato mastiga cabos elétricos?
Autora:

Por que meu gato mastiga cabos elétricos?

Os gatinhos, em particular, podem mastigar os cabos elétricos como parte de seu desenvolvimento exploratório.

Um item doméstico perigoso que os gatos costumam mastigar é o fio elétrico.

Tal como acontece com sacos de plástico, os gatos podem achar agradável a sensação oral de mastigar cabos elétricos.

Os gatinhos, em particular, podem mastigar os cabos elétricos como parte de seu desenvolvimento exploratório.

Mastigar os cabos elétricos é uma atividade perigosa que deve ser ativamente evitada, pois apresenta um risco de asfixia, bem como a possibilidade de ferimentos e morte por eletrocussão.

Ele também pode, obviamente, danificar seus eletrônicos domésticos e causar incêndios elétricos.

O que há de tão bom em mastigar cabos elétericos?

Uma das razões pelas quais os gatos morderão os cabos elétricos pode estar relacionada à sua saúde bucal, e se você encontrar o seu gato envolvido nessas atividades, uma visita ao veterinário para garantir que os dentes estejam em boas condições é importante.

Você também pode discutir com seu veterinário a dieta do seu gato, pois mastigar objetos estranhos pode ser um sintoma de insuficiência nas necessidades diárias da dieta.

Você também pode gostar:

Finalmente, o tédio pode ser um fator importante em hábitos como esses. Você deve adotar um plano que combine gerenciamento (para manter seu gato seguro) e enriquecimento (para atender às necessidades físicas e mentais).

Dicas para evitar que seu gato mastigue os cabos

  • Considere embrulhar cabos elétricos em capas de borracha que podem ser compradas na maioria das lojas que vendem suprimentos de reparo elétrico e doméstico. Colocar os cabos elétricos dentro da tubulação de PVC também é uma opção. Você também pode esfregá-los com um aroma cítrico, que os gatos não gostam e evitam.
  • Proporcionar aos seus gatos um enriquecimento desempenhará um papel importante em dissuadi-los de mastigar itens inadequados. Miranda K. Workman, Consultora de Comportamento Animal Certificada através da Associação Internacional de Consultores de Comportamento Animal e Professor Adjunto de Aprendizagem Animal no Canisius College, comunicou-me: “Lidar com as necessidades sensoriais de um gato: cheiro, sabor, textura e som.” O gato gosta de mastigar cabos, encontrar itens em sua loja de animais que se aproximam dessas sensações, como brinquedos de borracha. Procure por itens que sejam diferentes desses também, para que seus gatos possam desfrutar de uma ampla variedade de texturas e sons quando mastigam e brincam. Diz Workman: “Usar brinquedos de mastigação para gatos com muito foco oral”.
  • Aumente sua brincadeira diária com o seu gato também, o que pode ajudar a cansar seu gato tanto fisicamente quanto mentalmente. Procure brinquedos que requeiram que você se envolva com a peça, como os brinquedos do tipo “varinha de pesca”. Brinquedos de comida interativos, onde o seu gato tem que caçar comida dentro do brinquedo, também é uma maneira de envolver as mentes e corpos felinos. Treinar (especificamente o treinamento com clicker) seu gato para fazer comportamentos simples, como sentar, descer e outros truques, também é uma ótima maneira de aumentar o exercício do seu gato e é uma atividade de ligação maravilhosa.

Complemente a sua leitura:

Se você tiver dúvidas ou preocupações, você deve sempre visitar ou ligar para o seu veterinário - eles são o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.

Saiba mais sobre: Comportamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Por que meu gato mastiga cabos elétricos?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.