Gato pode ter uma dor de estômago?
Autora:

Gato pode ter uma dor de estômago?

Se você está preocupado com a saúde digestiva do seu gato, consulte seu veterinário para o tratamento adequado.

Saúde digestiva do seu gato

Pode ser perturbador saber que o seu gato está tendo problemas digestivos, mas não sabe o que fazer sobre isso. O transtorno digestivo é uma das razões mais comuns pelas quais os gatos são levados aos seus veterinários. Há uma variedade de razões que os gatos podem ter problemas digestivos.

Problemas digestivos

Alguns problemas digestivos em gatos podem ser causados ​​por alergias alimentares e podem ser resolvidos assim que o sistema digestivo do gato tiver a chance de descansar. Mas condições mais graves podem resultar em perda de peso, desidratação e debilitação.

Quais são os distúrbios gastrointestinais e digestivos?

Qualquer distúrbio que reduza a digestão ou a absorção de alimentos, ou altera sua passagem pelo trato digestivo, pode ser chamado de distúrbio digestivo. Os distúrbios gastrintestinais (GI) afetam o estômago e os intestinos de um gato, resultando em dor e outros problemas. A digestão eficiente é essencial para o seu gato ser capaz de construir e reparar tecidos e obter energia.

Distúrbios digestivos em gatos são bastante comuns e mais claros em poucos dias. Mas alguns gatos precisam de tratamento a longo prazo, porque eles têm problemas digestivos regulares ou permanentes. Distúrbios gastrointestinais podem levar à desidratação, desequilíbrios ácido-base e eletrolíticos e desnutrição, importante reconhecer os sinais e consultar seu veterinário.

Você também pode gostar:

Quais são os tipos e causas de distúrbios digestivos?

Existem muitos tipos diferentes de distúrbios digestivos. As causas dos distúrbios digestivos vão desde comer algo que não seja comida de gato, até intolerância ou sensibilidades alimentares, infecções ou falta de enzimas digestivas. Algumas raças de gatos, como Sphynx, Rex e Ragdoll, são mais propensas a problemas digestivos particulares. Seu veterinário pode realizar testes para determinar a causa exata do problema gastrointestinal de seu gato.

Condições comumente diagnosticadas incluem:

  • Gastroenterite aguda: um trato digestivo inflamado, geralmente a curto prazo. As causas podem incluir comer comida estragada ou estragada, engolir objetos estranhos, comer plantas tóxicas, parasitas internos, estresse, alergias alimentares e algumas doenças.
  • Colite: Mais comum em gatos com menos de 5 anos de idade, a colite causa inflamação do intestino grosso que resulta em freqüente e dolorosa passagem de fezes. Se o seu gato está com colite, as fezes podem conter muco e sangue. Mais freqüentemente, a colite é causada por tumores ou pólipos, uma mudança na comida, alergias (inclusive aquelas à comida), objetos estranhos engolidos e certas outras doenças.
  • diarreia: Causada por infecções, parasitas internos, estresse, uma mudança em comida de gato, restos de comida ou petiscos ricos, comer comida estragada do lixo e disfunção de órgão de corpo.
  • Constipação: Geralmente causada por desidratação, ingestão insuficiente de fibras, ingestão de pêlos ou outros objetos estranhos, envelhecimento, tumores, traumatismos ou fraturas, doença da medula espinhal, distúrbios nervosos do intestino grosso, distúrbios metabólicos ou endócrinos e debilitação e falta de exercício.
  • Pancreatite: Inflamação ou infecção do pâncreas (uma glândula alongada e afunilada localizada atrás do estômago). Origens são freqüentemente desconhecidas. Causas potenciais são diminuição do fluxo sanguíneo (devido a desidratação ou outras doenças), infecções, doenças ou traumas.
  • Síndrome do Cólon Irritável: Comumente associada à inflamação crônica e ao desconforto dos intestinos de um gato, mas geralmente não está diretamente ligada à doença gastrointestinal. Algumas causas suspeitas incluem intolerâncias alimentares e a capacidade da comida de gato para atravessar eficazmente o tracto gastrointestinal. A angústia mental também pode ser um fator contribuinte para essa condição.
  • Insuficiência pancreática exócrina: condição é caracterizada por perda de peso, aumento do apetite e grandes quantidades de fezes moles. A pancreatite crônica é a causa mais comum.
  • Má absorção de intestino delgado: A inflamação do intestino delgado prejudica a absorção de nutrientes e resulta em diarreia persistente, perda de peso e perda de apetite em seu gato.

Meu gato tem um distúrbio gastrointestinal ou digestivo?

Complemente a sua leitura:

Os sinais mais comuns de distúrbios digestivos em gatos são fezes moles ou diarreia. Você também pode perceber alguns ou todos os seguintes sinais em seu gato.

  • Vômito
  • Regurgitação
  • Flatulência
  • Fraqueza
  • Diarreia / constipação

Doença gastrointestinal crônica pode ser um problema debilitante para muitos gatos e requer testes e um diagnóstico completo do seu veterinário.

ImportanteE: Se o seu gato tiver diarreia ou estiver vomitando, ele pode ficar gravemente desidratado. Consulte o seu veterinário se você notar algum destes sinais.

Visite seu veterinário

Se você está preocupado com a saúde digestiva do seu gato, consulte seu veterinário para o tratamento adequado.

Esperamos que essas ideias ajudem você a entender a saúde digestiva do seu animal de estimação.

Saiba mais sobre: Estômago

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Gato pode ter uma dor de estômago?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.