Halitose: mau hálito em gatos
Autora:

Halitose: mau hálito em gatos

Halitose (mau hálito) em gatos é uma condição que pode chamar a sua atenção rapidamente quando você está próximo da cabeça do seu gato.

Halitose (mau hálito) em gatos é uma condição que pode chamar a sua atenção rapidamente quando você está próximo da cabeça do seu gato.

É importante saber o que pode causar mau hálito para que você saiba o que fazer se o odor da boca do seu gato de repente tem que querer empurrá-lo para longe, em vez de retornar perto da cabeça do seu galo.

O que causa mau hálito em gatos?

Os gatos podem normalmente ter a respiração que cheira peixe como o alimento do gato, mas não é geralmente forte ou ofensivo.

Falta de cheiro de respiração ou um súbito aumento no odor da respiração pode ser um sinal precoce de um problema. Abaixo estão algumas das condições que podem causar halitose  (mau hálito) em gatos.

Você também pode gostar:

  • Doença dental: esta é uma das causas mais comuns de halitose em gatos. Saliva e bactérias combinam para formar placa nos dentes. Se a placa não for removida, vai se tornar tártaro. A placa e o tártaro podem conduzir à doença periodontal, ou à inflamação das estruturas que suportam od dentes, e da gengivite, ou da inflamação da goma. Junto com mau hálito, em alguns casos de doença dental você pode notar que o seu gato está relutante em mastigar e não está disposto a ter sua boca tocada ou manipulada.
  • Dieta: dietas fedorentas, como alimentos com peixes ou fígado, guloseimas, ou suplementos podem contribuir para o mau hálito em gatos.
  • Corpo estranho na boca: os corpos estranhos orais do gato podem incluir cordas, faixas de borracha, ossos, e outros objetos pequenos. Se estes não forem removidos rapidamente, podem contribuir ao mau hálito. Se você ver um objeto estranho na boca do seu gato, não tente removê-lo sozinho. Você pode causar mais danos se ele é anexado no trato gastrointestinal em algum lugar. Chame seu veterinário ou uma clínica veterinária de emergência imediatamente.
  • Salivação excessiva: também chamado de hipersalivação ou ptialismo, salivação excessiva geralmente ocorre secundária à doença dentária, neurológica ou metabólica e pode resultar em halitose significativa.
  • Pele seca e fosca pode coletar em torno da boca depois de babar excessiva, que pode contribuir para um cheiro fétido. Infecções ao redor dos lábios podem formar e contribuir para o halitose. Isto é comum em gatos com certos tipos de alergias.
  • Doença neurológica: os nervos cranianos de um gato controlam os movimentos da boca e da língua. Qualquer problema de nervo craniano pode afetar a capacidade de abrir e fechar a boca e controlar a língua, resultando em hipersalivação e halitose. Além disso, alimentos e detritos podem coletar na boca desde que o gato não pode engolir adequadamente ou remover o excesso de alimentos, contribuindo para alguma respiração potente e terrível.
  • Gengivite, estomatite e outras doenças inflamatórias orais: os gatos são requintadamente suscetíveis à inflamação e doenças inflamatórias da cavidade oral. A gengivite é a inflamação da gengiva e estomatite é a inflamação dos revestimentos mucosas dos tecidos da boca, garganta, e até mesmo osso subjacente. Gengivite e estomatite em gatos são mais comumente causados por bactérias, vírus, processos imunológicos, ou alergias. Todas estas condições podem levar ao aumento do odor na boca.

Estas são algumas das condições que podem causar halitose, ou mau hálito, em gatos. É muito importante consultar o seu veterinário para identificar a causa de qualquer mau hálito que você notar em seu gato e facilitar o tratamento. Muitas destas condições podem ser bastante graves, e diagnóstico precoce e tratamento pode ser capaz de abrandar ou reverter o halitose e sua causa subjacente.

Saiba mais sobre: Halitose

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Halitose: mau hálito em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.