Hematoma de orelha em cães | Como tratar o inchaço na orelha
Autora:

Hematoma de orelha em cães | Como tratar o inchaço na orelha

A causa mais comum de um hematoma de orelha em cães é uma infecção no ouvido ou outra irritação no ouvido.

Um hematoma auditivo é uma poça de sangue que se acumula entre a pele e a cartilagem do retalho de orelha de um animal de estimação. Normalmente, é causada por um ouvido excessivamente agressivo ou um tremor na cabeça que resulta de uma infecção no ouvido. Cães e gatos podem sofrer de hematomas de ouvido, embora os cães (particularmente aqueles propensos a alergias de pele e infecções de ouvido) sejam mais propensos a eles. Os tratamentos variam desde a drenagem do hematoma com agulha até a correção cirúrgica do problema.

Hematoma Auricular Canino

Os hematomas de orelha, também conhecidos como hematomas auriculares ou hematomas auditivos, ocorrem quando o sangue se acumula no retalho (ou pinna) da orelha.

Sintomas e tipos

Os hematomas da orelha são caracterizados por um inchaço do retalho da orelha. Na maioria dos casos, apenas uma orelha será afetada. No entanto, é possível que ambas as orelhas tenham hematomas. O inchaço pode envolver toda a aba da orelha ou pode cobrir apenas parte da aba da orelha.

Você também pode gostar:

Um animal de estimação com um hematoma de ouvido terá um inchaço cheio de líquido em todos ou apenas parte do retalho de orelha (chamado de "pinna"). Às vezes o inchaço parecerá firme, outras vezes, suave e flutuante. Pode ocluir o canal auditivo ou simplesmente envolver a ponta do ouvido.

Um veterinário pode diagnosticar essa condição durante um exame físico. No entanto, também é importante diagnosticar condições subjacentes que podem levar a arranhões excessivos ou agitação da cabeça. O veterinário provavelmente irá inspecionar o canal auditivo e limpar para uma amostra para examinar sob o microscópio sinais de parasitas ou infecção.

A doença alérgica da pele (incluindo alergias inalantes e alergias alimentares) é provavelmente a condição comum subjacente a esta doença em cães. Diagnosticar definitivamente essa possibilidade, no entanto, não é tão fácil quanto identificar organismos sob um microscópio. Ensaios alimentares (para investigar alergias alimentares) e outros tipos de testes de alergia podem estar em ordem.

Causas

A causa mais comum de um hematoma de orelha em cães é uma infecção no ouvido ou outra irritação no ouvido. Infecções de ouvido causam irritação no ouvido, resultando em agitação da cabeça, que por sua vez provoca o desenvolvimento do hematoma. Menos comumente, doenças alérgicas da pele, distúrbios imunológicos ou déficits de coagulação sangüínea podem ser a causa de hematomas da orelha.

Diagnóstico

Complemente a sua leitura:

Os hematomas da orelha são tipicamente diagnosticados pelo exame físico.

Raças Afetadas

Qualquer cão ou gato pode desenvolver um hematoma de ouvido. Como a doença alérgica da pele é uma causa comum, qualquer animal propenso a alergias na pele tem maior probabilidade de desenvolver um hematoma de ouvido. O problema se desenvolve mais facilmente em cães com orelhas mais pendentes, porque as abas de orelha pesadas batem com facilidade contra o lado da cabeça durante a agitação da cabeça.

Tratamento

Muitos tratamentos diferentes existem para hematomas de orelha. O fluido dentro do hematoma pode ser drenado, mas é provável que o hematoma volte a ocorrer e precise ser drenado várias vezes. Muitos veterinários preferem lançar o hematoma e drenar o fluido sob anestesia. Na maioria dos casos, um dreno é colocado no ouvido para evitar a formação de mais fluido dentro do retalho auricular ou, alternativamente, suturas ou outros dispositivos podem ser colocados através do retalho auricular para desencorajar acúmulo adicional de fluido e recorrência do hematoma.

Se a doença da orelha estiver presente, ela precisará ser tratada simultaneamente.

Prevenção

Prevenção de infecções de ouvido é muitas vezes eficaz na prevenção de ouvido formação de hematomas. Quando ocorrem infecções de ouvido, elas devem ser tratadas prontamente para evitar a formação de um hematoma.

Saiba mais sobre: Orelha

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Hematoma de orelha em cães | Como tratar o inchaço na orelha" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.