Hepatite em gatos - causas, sintomas e tratamento
Autora:

Hepatite em gatos - causas, sintomas e tratamento

O sintoma mais comum de hepatite em gatos é geralmente perda de apetite e letargia. O acúmulo de toxinas no corpo afeta o sistema nervoso.

Hepatite em gatos

O fígado é um dos maiores órgãos do nosso corpo e é considerado o grande laboratório e armazém do organismo. Sintetiza muitas enzimas e proteínas e, portanto, é o maior órgão desintoxicante. O fígado também armazena glicogênio, essencial para o equilíbrio da glicose, entre outras funções vitais. A hepatite é uma inflamação do tecido do fígado e, portanto, do fígado.

Embora a hepatite não seja tão comum em gatos como em cães, você deve sempre levar isso em conta quando se deparar com sintomas gerais e não específicos - como perda de peso, anorexia, apatia e febre - antes de fazer um diagnóstico. Há também sintomas mais específicos, como icterícia.

O que causa a hepatite em gatos?

A inflamação do fígado pode surgir de muitas coisas; Aqui estão as causas mais comuns e frequentes de hepatite em gatos:

Você também pode gostar:

  • Hepatite viral: Não tem absolutamente nada a ver com hepatite humana. É um vírus específico do gato que pode causar hepatite, entre muitos outros sintomas. Vírus que causam leucemia felina e peritonite infecciosa felina podem resultar em hepatite, pois os vírus destroem o tecido hepático. Esses patógenos não só destroem o tecido do fígado, mas também afetam outros órgãos do corpo do gato.
  • Hepatite bacteriana: mais comum em cães, incomum em gatos. O agente causador é Leptospira.
  • Hepatite Parasitária: É frequentemente causada por toxoplasmose (Protozoário) ou filariose (sangue parasita).
  • Hepatite tóxica: causada pela ingestão de várias toxinas, também é muito rara em gatos devido ao seu comportamento alimentar. Geralmente devido ao acúmulo de cobre no fígado do gato.
  • Hepatite congênita: Também é muito raro e geralmente é diagnosticada por acaso, enquanto se procura outras doenças. Cistos hepáticos congênitos podem ocorrer.
  • Neoplasias (tumores): são mais comuns em gatos mais velhos. O tecido tumoral destrói o fígado. Na maioria das vezes não há tumores primários no fígado; em vez disso, aparecem de metástases de tumores em outros órgãos.

Quais são os sintomas da hepatite em gatos?

Complemente a sua leitura:

A hepatite geralmente apresenta sintomas diferentes, dependendo se é aguda ou crônica. Uma disfunção aguda do fígado geralmente resulta em sintomas súbitos.

O sintoma mais comum de hepatite em gatos é geralmente perda de apetite e letargia. O acúmulo de toxinas no corpo afeta o sistema nervoso, e sintomas associados conhecidos como "encefalopatia hepática" podem ser vistos, incluindo mudanças comportamentais, movimentos anormais e até convulsões. Inatividade e depressão são comuns.

A icterícia pode ser outro sintoma. Este é mais um sintoma específico da doença hepática e consiste no acúmulo de bilirrubina (pigmento amarelo) no tecidos. No caso da hepatite crônica, perda de peso e ascite (acúmulo de líquido abdominal) é observada.

Como é tratada a hepatite em gatos?

O tratamento da hepatite é muitas vezes voltado para a causa, mas na maioria das vezes a origem é desconhecida - idiopática - ou causada por vírus e tumores. O tratamento sintomático e o manejo nutricional são realizados.

O manejo nutricional significa mudar a dieta do gato, criar um problema adicional, já que isso não é tão simples, ajustar de acordo com a doença. O manejo nutricional é baseado na redução da quantidade total de proteínas e no aumento da qualidade geral de sua dieta.

Saiba mais sobre: Hepatite

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Hepatite em gatos - causas, sintomas e tratamento" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.