Hipocalcemia em cães
Autora:

Hipocalcemia em cães

A hipocalcemia em cães é uma condição médica que envolve quantidades extremamente baixas de cálcio dentro do sangue.

Hipocalcemia canina

A hipocalcemia em cães é uma condição médica que envolve quantidades extremamente baixas de cálcio dentro do sangue. Esta doença pode aparecer em qualquer cachorro, mas é especialmente prevalente em cães do sexo feminino que atualmente estão gravemente grávidas ou estão em lactação. A hipocalcemia em cães também freqüentemente afeta cachorros menores. Outros nomes comuns para o distúrbio são "febre do leite" e "eclampsia".

Cálcio de sangue insuficiente

O cálcio é essencial para muitos processos corporais em cachorros, incluindo visão, desenvolvimento de dentes e ossos e coagulação de sangue, entre outras coisas. Porque tantos processos cruciais dependem do cálcio, não ter o suficiente é perigoso para os cães.

Você também pode gostar:

Mãe cachorro e hipocalcemia

Levar e dar a luz uma ninhada de cachorros coloca muita pressão sobre os corpos das cachorras-mãe. Não só as barragens fornecem cálcio para seus filhotes durante a gravidez, mas fazem isso enquanto os amamentam, através do leite. Algumas situações podem fazer com que as mães perdam quantidades excessivas de cálcio, pensar que amamentam uma ninhada excepcionalmente grande de cachorros famintos e em crescimento.

Se uma mãe cachorro perde muito cálcio devido a gravidez, lactação ou uma combinação de ambos, então ela tem hipocalcemia. Isso geralmente é a conjunção com níveis mínimos de cálcio extraídos dos alimentos. Embora a hipocalcemia em cães vai aparecer principalmente pós-parto, também às vezes aparece antes disso. Às vezes pode aparecer do nada, com a mãe cachorro atuando em condições ideais, e um monte de jovens florescentes.

Sintomas da hipocalcemia em cães

Complemente a sua leitura:

Qualquer que seja a causa real da hipocalcemia em um cachorro, muitas vezes causa efeitos visíveis. Alguns sintomas comuns da doença são espasmos musculares, fraqueza, comportamento ancestral, ofegantes excessivos, febre, salivação, falta de controle sobre a mobilidade, tremores, perda de apetite, batimentos cardíacos rápidos, vômito, rigidez, confusão, gemidos desordenados e círculos constantes.

Se você detectar mesmo um desses sintomas em seu cachorro, independentemente de apenas ter filhotes ou não, procurar cuidados veterinários urgentes para ela imediatamente. Lembre-se, todos os cães são suscetíveis a hipocalcemia, não apenas a mãe expectante ou cachorra grávida.

Retornando Hipocalcemia

Se a sua cachorrinha fêmea experimentou hipocalcemia durante ou após uma gravidez, então há uma forte chance de ela poder desenvolvê-la novamente com as seguintes. Quando a hipocalcemia aparece novamente, ela tende a aparecer em um ponto muito anterior na gestação do que em primeira instância. Se você está preocupado com isso com seu cachorro, lembre-se de que a esterilização não só previne a gravidez, mas também evita a perda de cálcio por gravidez e amamentação.

Saiba mais sobre: Doença

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Hipocalcemia em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.