Hipoglicemia em cães | Causas, Sintomas e Tratamento
Autora:

Hipoglicemia em cães | Causas, Sintomas e Tratamento

Hipoglicemia é muitas vezes referida como baixo nível de açúcar no sangue.

Hipoglicemia é muitas vezes referida como "baixo nível de açúcar no sangue." Quando o corpo do seu cão é privado de açúcar, sua principal fonte de energia, sua capacidade de função diminui e, em situações severas, perda de consciência ou até mesmo a morte pode resultar.

O termo médico para níveis criticamente baixos de açúcar no sangue é hipoglicemia, e muitas vezes está ligado ao diabetes e uma overdose de insulina. O açúcar de sangue, ou glicose, é uma energia principal da fonte no corpo de um animal, assim que uma baixa quantidade conduzirá a uma diminuição severa nos níveis de energia, possivelmente ao ponto da perda de consciência.

O baixo nível de açúcar no sangue não é uma doença propriamente dita; em vez disso, é um sintoma de uma doença subjacente ou problema. Há muitas causas de hipoglicemia.

Filhotes, especialmente aqueles com menos de 3 meses de idade, não desenvolveram plenamente a sua capacidade de regular os seus níveis de glicose no sangue (açúcar).

Hipoglicemia pode ser provocada quando filhotes são introduzidos a outros fatores de estresse, como a má nutrição, ambientes frios e parasitas intestinais. As raças toys são especialmente suscetíveis a este problema.

Você também pode gostar:

Hipoglicemia também pode ser provocada pelo jejum combinado com exercício rigoroso, ou pela doença de Addison. Cães tratados para diabetes mellitus estão em risco, bem como cães com doença hepática grave, tumores do pâncreas, ou shunts portossistêmicos.

Sintomas

Se o seu animal de estimação é hipoglicemiante, você pode notar os seguintes sintomas:

  • Letargia extrema
  • Espasmos musculares
  • Perda de apetite
  • Tremores
  • Incoordenação
  • Comportamento incomum
  • Cegueira
  • Inconsciência

Causas

Pode haver várias causas para hipoglicemia, mas o mais comum são os efeitos colaterais causados por drogas que estão sendo usadas para tratar a diabetes. Cães com diabetes recebem insulina para ajudar a controlar a condição, mas uma overdose de insulina, ou superior faz de insulina dada quando os níveis de glicose no sangue são mais elevados do que o normal, pode causar o processamento demasiada de glicose no corpo, diminuindo os níveis de glicose no sangue para níveis que são muito baixos para as necessidades do corpo. Isto é, quando um estado de hipoglicemia pode ocorrer, e se não for tratada rapidamente, o cérebro pode ser danificado irreparavelmente, levando à morte.

Diagnóstico

Se o seu cão é suspeito de ser hipoglicemiante, o seu veterinário irá realizar um exame físico completo, tomar uma história completa, e pode recomendar testes de diagnóstico que podem incluir:

  • Medição dos níveis de glicose no sangue (níveis de açúcar no sangue)
  • Testes de química para avaliar a função renal, hepática e pancreática
  • Um hemograma completo (CBC) para descartar condições relacionadas ao sangue
  • Testes de eletrólitos para garantir que seu animal de estimação não está desidratado ou sofrendo de um desequilíbrio eletrólito
  • Testes de urina para a tela de infecção do trato urinário e outra doença, e para avaliar a capacidade dos rins para concentrar a urina
  • Um teste de tireoide para determinar se a glândula tireoide está produzindo muito pouco hormônio tireoidiano
  • Um teste de cortisol para descartar a doença de Addison
  • Exame ultrassonográfico do abdome para descartar tumores

Tratamento

Complemente a sua leitura:

Seu veterinário vai querer tratar imediatamente o baixo nível de açúcar no sangue, bem como a causa subjacente. Pode incluir suplementos de glicose orais ou intravenosos. Outros tratamentos dependerão da causa subjacente.

Prevenção

Manter o seu animal de estimação em observação, especialmente quando é um filhote de cachorro, é um fator importante em impedir o hipoglicemia. Fornecer a nutrição apropriada em uma programação rotineira é igualmente muito importante. Triagem para hipoglicemia em situações em que seu cão deve jejuar, como antes da cirurgia ou eventos anestésicos, também pode impedi-la de se tornar hipoglicemiante.

Se você tem quaisquer perguntas ou interesses, você deve sempre visitar ou chamar seu veterinário, é o seu melhor recurso para assegurar a saúde e o bem estar de seus animais de estimação.

Saiba mais sobre: hipoglicemia

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Hipoglicemia em cães | Causas, Sintomas e Tratamento" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.