Hipoglicemia em gatos
Autora:

Hipoglicemia em gatos

A hipoglicemia em gatos pode ser causada quando os gatinhos são apresentados a outros fatores de estresse, como má nutrição, ambientes frios e parasitas intestinais.

A hipoglicemia em gatos é muitas vezes referida como “baixa de açúcar no sangue”. Quando o corpo do seu gato é privado de açúcar, sua principal fonte de energia, sua capacidade de funcionar diminui e, em situações graves, perda de consciência ou até morte pode resultar.

O baixo nível de açúcar no sangue não é uma doença em si; pelo contrário, é um sintoma de uma doença ou problema subjacente. Existem muitas causas de hipoglicemia em gatos.

Os gatinhos, especialmente aqueles com menos de 3 meses de idade, não desenvolveram totalmente sua capacidade de regular seus níveis de glicose no sangue (açúcar).

A hipoglicemia em gatos pode ser causada quando os gatinhos são apresentados a outros fatores de estresse, como má nutrição, ambientes frios e parasitas intestinais. Jejum combinado com rigoroso o exercício também pode causar hipoglicemia em gatos.

Você também pode gostar:

Gatos tratados para diabetes mellitus estão em risco, assim como aqueles com doença hepática grave, infecções bacterianas graves, tumores do pâncreas (raros em gatos) ou shunts portossistêmicos.

Sintomas de hipoglicemia em gatos

Se seu animal de estimação é hipoglicêmico, você pode observar os seguintes sintomas:

  • Letargia extrema
  • Contrações musculares
  • Perda de apetite
  • Tremor
  • Falta de coordenação
  • Comportamento incomum
  • Cegueira
  • Inconsciência

Diagnóstico de hipoglicemia em gatos

Se seu gato é suspeito de ser hipoglicêmico, seu veterinário irá realizar um exame físico completo, ter uma história completa de seu gato e pode recomendar testes diagnósticos que podem incluir:

  • Medição dos níveis de glicose no sangue (níveis de açúcar no sangue)
  • Testes químicos para avaliar a função renal, hepática e pancreática
  • Um hemograma completo (CBC) para descartar condições relacionadas ao sangue
  • Testes eletrolíticos para garantir que seu animal de estimação não seja desidratado ou sofra um desequilíbrio eletrolítico
  • Exames de urina para rastreamento de infecção do trato urinário e outras doenças, e para avaliar a capacidade dos rins de concentrar a urina
  • Um teste de tireoide para determinar se a glândula tireóide está produzindo também muito hormônio tireoidiano
  • Exame ultrassonográfico do abdome para descartar tumores

Tratamento para a hipoglicemia em gatos

Complemente a sua leitura:

Seu veterinário vai querer tratar imediatamente o baixo nível de açúcar no sangue, bem como a causa subjacente. O tratamento pode incluir suplementos orais ou intravenosos de glicose; outros tratamentos dependerão da causa subjacente.

Prevenção da hipoglicemia em gatos

Manter um olho de vigília em seu animal de estimação, especialmente quando ela é um gatinho, é um fator importante na prevenção da hipoglicemia em gatos. Fornecer nutrição adequada em um cronograma de rotina também é muito importante.

A triagem de hipoglicemia em situações em que seu gato deve jejuar, como antes de uma cirurgia ou de eventos anestésicos, também pode impedir que ela se torne hipoglicêmica.

Saiba mais sobre: Hipoglicemia

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Hipoglicemia em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.