Ibuprofeno para cães: você pode dar ibuprofeno para cachorro?
Autora:

Ibuprofeno para cães: você pode dar ibuprofeno para cachorro?

Você nunca deve dar ibuprofeno para o seu cão sem nenhuma razão, porque se você fizer isso, você estará colocando a vida do seu cão em risco.

Ibuprofeno para cães: você pode dar ibuprofeno para cachorro? 

O ibuprofeno (que você pode estar familiarizado com os nomes de marca Advil, Midol, Motrin, Caldolor e NeoProfen), é uma droga não esteroide amplamente disponível, sem receita médica, que ajuda as pessoas a lidar e a aliviar a dor e a inflamação, bem como níveis de febre.

Quando você sente dor em algum lugar do corpo, os dois primeiros medicamentos que você provavelmente pensaria são o ibuprofeno e a aspirina.

O ibuprofeno ajuda os seres humanos a aliviar muitos tipos de dores.

Mas e os cachorros?

Os cães também passam por muitas dores corporais similares, como nós humanos, e nós, donos de cachorros, não suportamos por um segundo os nossos cães amados em dor e agonia.

Mas o ibuprofeno é seguro para os cães tomarem para ajudar nas dores do corpo?

Posso dar ibuprofeno para o meu cachorro?

O ibuprofeno para cães é seguro? Mesmo que o ibuprofeno seja seguro para as pessoas, infelizmente ele pode ser muito tóxico para os cães (até mesmo um assassino) e, portanto, a resposta é NÃO.

Você nunca deve dar ibuprofeno para o seu cão sem nenhuma razão, porque se você fizer isso, você estará colocando a vida do seu cão em risco.

Você também pode gostar:

A toxicidade do ibuprofeno é vista muitas vezes em centros de emergência de animais, o que geralmente acontece quando um dono de cachorro dá ao seu cão um pouco de ibuprofeno sem fazer qualquer pesquisa antecipadamente.

Mas, porque até mesmo a menor quantidade de ibuprofeno é venenosa para os cães, já é tarde demais.

Se você perguntar por aí ou até mesmo olhar alguns sites por aí (que tem artigos escritos por pessoas que obviamente fizeram uma pesquisa muito ruim), você pode encontrar alguns conselhos errados que dizem que o ibuprofeno é aceitável em certas dosagens e se você der apenas um pouquinho dele para o seu cão, eles ficarão bem.

Faça um favor a si e ao seu cão, mantendo-os o mais longe possível do Ibuprofeno. Então, se o seu cachorro está com dor, você tem apenas uma opção para fazer:

  • Consultar o seu veterinário para fazer um check-up em seu cão para que ele possa lhe dizer qual é exatamente o problema e o que seu cão deve fazer para se recuperar dele

Por isso, lembre-se sempre de verificar o rótulo de qualquer medicamento antes de o dar ao seu cão e de se certificar de que não contém ibuprofeno.

Então, se isso acontecer, aqui estão alguns dos sinais mais comuns de toxicidade ao ibuprofeno em cães:

  • Diminuição do consumo de alimentos e recusa de comer
  • Perda de peso drástica
  • Náusea
  • Vômito, às vezes com sangue
  • Fezes de cor preta
  • Fezes com sangue
  • diarreia
  • Dor de estômago
  • Desidratação
  • Depressão
  • Fraqueza e letargia
  • Sonolência
  • Perda de equilíbrio
  • Consumo excessivo de bebida e micção (e isso se torna mais agravado e aparente se você já teve uma doença renal pré-existente)
  • Diminuição incomum da micção
  • Gengivas pálidas
  • Convulsões
  • Coma
  • Se for tarde demais para reagir e sair por um longo período de tempo, a morte

Complemente a sua leitura:

Os sintomas que seu cão irá mostrar variam dependendo da gravidade da intoxicação por ibuprofeno que seu cão está sofrendo.

O que fazer se meu cão tomar ibuprofeno?

Se você sabe com certeza ou tem a mínima suspeita de que seu cão tomou Ibuprofeno, você tem que dizer imediatamente ao seu veterinário sobre a situação ou levar o seu cão para o centro de emergência mais próximo disponível.

Seu veterinário irá realizar alguns testes de sangue e urina em seu cão para avaliar o grau de envenenamento por ibuprofeno que eles têm.

As melhores chances de recuperação são durante menos de 3 horas a partir do momento em que seu cão ingeriu ibuprofeno, então você tem que agir muito rápido.

Quanto mais tempo você levar para agir após a janela de 3 horas, mais complicadas e menores serão as chances de recuperação do seu cão.

Em uma nota final, lembre-se sempre de manter todos os medicamentos em sua casa bem fechados e tão longe quanto possível do alcance do seu cão.

A última coisa que você quer é que seu cão encontre o caminho para um ibuprofeno, onde nada além de coisas terríveis pode acontecer a partir daí.

Saiba mais sobre: Medicamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Ibuprofeno para cães: você pode dar ibuprofeno para cachorro?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.