Infecções na unha em cães
Autora:

Infecções na unha em cães

Uma infecção na unha pode transformar seu cachorro feliz, amante do parque em um cachorro que se recusa a andar.

Infecções na unha em cães

Uma infecção na unha pode transformar seu cachorro feliz, amante do parque em um cachorro que se recusa a andar. Geralmente secundário ao trauma, uma infecção bacteriana ou fúngica é dolorosa e pode ser uma bagunça oculta e descolorida. Uma consulta do veterinário precisa ser feita.

Causas de infecções na unha em cães

O trauma causa a maioria das infecções de unha em cães envolvendo uma única unha, enquanto alergias, distúrbios auto-imunes, hipertireoidismo e inúmeros outros problemas sistêmicos geralmente subjazem infecções de unhas em cães que afetam múltiplas unhas.

Certos fungos como Malassezia, dermatófitos, blastomicose, criptococoses e esporotricose também podem atacar as unhas de seu cão e causar infecção, embora as infecções fúngicas nas unhas sejam relativamente raras nos cachorros.

Você também pode gostar:

Predisposição de raça para infecções na unha

Certas raças estão predispostas a problemas relacionados a unhas. Dachshunds estão predispostos a onicocorrose, unhas frágeis que tendem a quebrar ou se dividir, e devem ser observadas de perto para problemas de unhas.

Pastores alemães, os cães de puxar trenós da Sibéria, Rhodesian ridgebacks, os rottweilers, cocker spaniels, os whippets e os Springer spaniels inglês tendem a sofrer de deformação de unhas que podem levar à quebrar a unha e infecção secundária.

Sinais e sintomas de infecções na unha em cães

Os cães são altamente qualificados para ocultar a dor, mas certos comportamentos, sinais e sintomas podem derrubá-lo para uma infecção bacteriana na unha.

Os cães que sofrem de infecções na unha geralmente lamberão suas unhas infectadas, terão dificuldade em andar ou uma marcha bamba, mostrarão inchaço e vermelhidão ao redor das unhas e apresentarão coloração anormal das unhas.

As infecções por fungos nas unhas são um pouco diferentes. Uma das fontes mais comuns de infecção por fungos é o gênero Malassezia - o mesmo grupo de fungos que causam problemas tópicos, como perda de cabelo, pele com textura de elefante e um cheiro de fungo.

Complemente a sua leitura:

Normalmente, como resultado de alergias, as infecções por Malassezia causam unhas vermelhas e castanhas escuras que exsudam uma substância tipo cera e com mau cheiro.

Tratamento para infecções na unha em cachorro

O tratamento para uma infecção bacteriana das unhas do cachorro geralmente envolve antibióticos orais prescritos pelo veterinário, molhos de antimicrobianos e pomadas tópicas.

Em casos graves, a remoção parcial ou total da unha é necessária para drenagem e cicatrização. As infecções por fungos requerem terapia antifúngica a longo prazo e recortes de unhas comuns para remover as porções infectadas. Em todos os casos de infecção na unha seu veterinário precisará identificar e abordar a causa subjacente da infecção secundária.

Prevenção da infecção da unha em cachorros

Embora nem todas as infecções das unhas possam ser prevenidas, você pode reduzir grandemente a incidência por trauma. Cortando muito perto do leito e dentro do rápido ao aparar As unhas do seu cão causam sangramento e um caminho aberto para bactérias. Pesquise e pratique o corte correto das unhas em cachorros, ou melhor ainda, deixe seu veterinário ou profissional de groomer para obter uma ótima segurança.

Saiba mais sobre: Infecção

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Infecções na unha em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.