Inflamação do Estômago (gastrite atrófica) em cães
Autora:

Inflamação do Estômago (gastrite atrófica) em cães

Os sintomas de inflamação do estômago ( gastrite atrófica) incluem vômitos ocasionais, bem como anorexia, lentidão, perda de peso, e pica.

Gastrite atrófica em cães

A gastrite atrófica é um tipo de inflamação crônica (a longo prazo) do forro do estômago.

Esta circunstância é identificada especificamente através da examinação microscópica dos tecidos, revelando uma redução localizada ou difusa no tamanho e na profundidade das glândulas gástricas do paciente.

As glândulas gástricas são as glândulas que alinham a parede do estômago, segregando os sucos gástricos que ajudam na digestão.

Enquanto a condição permanece rara e esporádica na maioria dos cães, raças como o norueguês lundehund tem mostrado uma alta prevalência de gastrite atrófica.

Sintomas e tipos

Os sintomas de inflamação do estômago ( gastrite atrófica) incluem vômitos ocasionais, bem como anorexia, lentidão, perda de peso, e pica (um termo que descreve a alimentação de itens não-alimentares).

Causas

A causa exata deste tipo específico de gastrite é desconhecida, e pode refletir a gastrite crônica devido a qualquer número de razões.

Você também pode gostar:

Gastrite crônica pode ser induzida em cães que são imunizados com seu próprio suco gástrico, por exemplo. Acredita-se também que Helicobacter spp, uma bactéria ligada ao vômito e doença do estômago, pode ser importante no desenvolvimento da gastrite.

Também é importante notar que pode haver uma predisposição genética para a gastrite atrófica no lundehund norueguês, como é especulado devido à prevalência da doença nesta raça de cão.

Diagnóstico

O diagnóstico definitivo de inflamação do estômago (gastrite atrófica) só pode ser alcançado através dos processos de gastroscopia, em que um pequeno tubo com uma câmera é conduzido para o estômago para exame, e uma biópsia de tecidos no forro do estômago é tomada para exame e diagnóstico.

Um gastroscopia pode revelar a proeminência dos vasos sanguíneos no muco do forro dos tecidos do estômago, que indica diluição mucosa.

Complemente a sua leitura:

Outros testes laboratoriais, como a imagem de ultra-som e análise de urina, só podem ser usados para excluir outras causas de sintomas e/ou outras formas de gastrite.

Tratamento

O tratamento para a inflamação do estôamgo (gastrite atrófica), uma vez devidamente diagnosticado, não requer hospitalização. O tratamento é baseado em casa. Medicamentos podem ser prescritos a fim de inibir a secreção de ácido gástrico, e antibióticos adicionais serão necessários se a infecção com a bactéria Helicobacter spp é suspeitada. Se o vômito persistir, agentes procinéticos (projetados para aumentar a atividade muscular no trato gastrointestinal) também podem ser prescritos.

Vida e gestão

Medicamentos necessários terão de ser administrados regularmente e terapia com antiácidos de longo prazo pode ser exigida.

Tome cuidado com medicamentos conhecidos que podem agravar a gastrite, tais como AINEs (não-esteróides anti-inflamatórios).

Prevenção

Como não há nenhuma causa conhecida exatamente para esta forma de gastrite, não há nenhum método de prevenção conhecido. Proprietários de raças suscetíveis, ou seja, o Lundehunde norueguês, devem estar cientes e alerta para os sintomas.

Saiba mais sobre: Gastrite

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Inflamação do Estômago (gastrite atrófica) em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.