Malformações de Chiari em cães
Autora:

Malformações de Chiari em cães

As malformações de Chiari são acreditadas para resultar de uma variedade de malformações do osso occipital do crânio canino.

As malformações de Chiari são uma coleção de desordens neurológicas altamente hereditárias que são acreditadas para resultar de uma variedade de malformações do osso occipital do crânio canino.

Enquanto o nosso entendimento é limitado quando se trata de saber exatamente como essas doenças surgem, deformidades conformacionais do forame Magnum (o local através do qual o tronco cerebral passa) e um subsequente apinhamento das estruturas neurológicas sensíveis localizados aqui foram implicados.

Uma vez considerado raro, o aumento da popularidade do Cavalier King Charles Spaniels, juntamente com o aumento da disponibilidade de técnicas de imagem neurológica, levou-nos a considerar a condição muito mais comum do que antigamente acreditava.

Siringomielia, observada primeiramente dentro Cavalier King Charles Spaniels, é a malformação de Chiari mais comum observada. Esta circunstância é caracterizada patologicamente pela presença de câmaras anormais cheias de fluidos dentro da medula espinal cervical (chamada "syrinxes"). Como tal, a dor de garganta significativa é a indicação desta doença.

Recentemente, foi determinado que os gatos também podem ser afetados.

O que é Malformações de Chiari e siringomielia?

Malformações de Chiari é uma condição bastante comum encontrada em Cavalier King Charles Spaniels, Bruxelas Griffons e uma variedade de outros (tipicamente pequena raça) cães.

Malformações de Chiari é uma malformação óssea da parte traseira do crânio, o que resulta em um crânio que é muito pequeno para o cérebro. Este osso anormalmente em forma resulta em aglomeramento da parte de trás do cérebro, resultando em mudanças no movimento e pressão do líquido cefalorraquidiano, uma tentativa de fluir para fora do cérebro. O movimento anormal deste fluido resulta em cavidades cheias de fluido dentro da medula espinhal.

A dor é o sinal clínico mais comumente relatado. Isto pode apresentar-se como comportamento silencioso, clamando, tornando-se menos lúdico, carruagem de cabeça baixa e mancando. Outros possíveis sintomas incluem arranhões freqüentes da parte de trás da cabeça/orelhas/pescoço (às vezes sem fazer contato com a pele – "fantasma arranhando"), fraqueza dos membros, incoordenação, e curvatura da coluna vertebral.

Sintomas e identificação

O sinal clínico o mais comum observado inicialmente em pacientes da malformação de Chiari é ficar arranhando na garganta ou nos ombros. Como a condição progride, perda de equilíbrio (ataxia), fraqueza, e dor de garganta pode se desenvolver.

A idade, a raça, e os sintomas são considerados geralmente evidência suficiente para um diagnóstico presuntivo. O diagnóstico definitivo, entretanto, pode somente ser conseguido através de ressonância do crânio e da garganta.

Raças afetadas

Malformações de Chiari foram originalmente identificadas no Cavalier King Charles Spaniel. No entanto, eles já foram reconhecidos em muitas raças diferentes de cães, em particular, o Griffon de Bruxelas, entre outras raças de brinquedos.

Tratamento

O tratamento é determinado caso a caso e requer avaliação e diagnóstico por um neurologista veterinário.

As duas categorias preliminares de tratamento incluem

  1. gerência médica e
  2. gerência cirúrgica.

A gerência médica inclui frequentemente medicações neuropática especializadas da dor e medicamentações para diminuir a produção do líquido espinal. Muitos pacientes com malformações de Chiari são sacrificados eventualmente devido à progressão de sua doença apesar da gerência médica.

A gerência cirúrgica deve ser considerada para casos avançados, pacientes com grande diâmetro do siringe e os pacientes que não melhoram inteiramente com gerência médica. O tratamento cirúrgico consiste em um procedimento cirúrgico rotineiro para remover o excesso de osso associado com a parte de trás do crânio.

O tratamento de malformações de Chiari é difícil para pacientes severamente afetados. Para aqueles mais suavemente afetados, tratamento médico com esteroides (como prednisona) e/ou gabapentina provou um pouco eficaz, pelo menos inicialmente.

Como a condição progride, um procedimento chamado forâmen Magnum descompressão pode ser eficaz em aliviar a pressão sobre as estruturas afetadas. Alguns pacientes podem receber uma indulsão vitalícia dos sintomas após serem submetidos a este procedimento altamente especializado.

Prevenção

Infelizmente, esta doença é considerada altamente evitável através de práticas de reprodução. 

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Malformações de Chiari em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.