Meu cachorro é feliz?
Autora:

Meu cachorro é feliz?

Os cães sentem emoções semelhantes às nossas, mas não conseguem expressá-las como nós. Eles mostram seus sentimentos através da linguagem corporal, comportamento e até saúde.

Meu cachorro é feliz?

Como você sabe quando seu cachorro está feliz? Talvez seja o jeito que eles abanam o rabo, ou como eles fazem festa pela sala quando você chega em casa. Se você é como eu, provavelmente sabe que seu cachorro é feliz, mas não consegue explicar como você sabe.

Os cães sentem emoções semelhantes às nossas, mas não conseguem expressá-las como nós. Eles mostram seus sentimentos através da linguagem corporal, comportamento e até saúde. E acredite ou não, existem sinais específicos que indicam a felicidade do cão.

Continue lendo para saber como os cães demonstram emoções e como saber quando seu cão está feliz.

Como os cães sentem (e mostram) emoções

Os cães têm a capacidade emocional de uma criança de 2 a 2,5 anos de idade, o que significa que eles experimentam emoções como alegria, medo e raiva. Na verdade, os cães têm os mesmos hormônios e passam pelos mesmos tipos de alterações químicas que os humanos fazem durante as mudanças emocionais.

Como uma criança de 2 anos de idade, seu cão não tem o vocabulário para lhe dizer como se sente. No entanto, também como uma criança, a linguagem corporal dos cães e o comportamento comunicam emoções. Por exemplo, a maioria de nós conhecemos o que parece quando o nosso cão está "frustrado".

Para alguns cachorros, a frustração se manifesta como latir ou "falar" em lamentos melancólicos. Seu latido frustrado é bem diferente do seu latido feliz.

Você também pode gostar:

Sinais físicos de um cão feliz

Em geral, um cão feliz terá uma linguagem corporal relaxada. Estes são alguns dos sinais físicos de um cachorro feliz:

  • Uma boca macia e parcialmente aberta
  • Orelhas que estão relaxadas, não puxadas para trás ou tensas com o estado de alerta
  • Postura geral descontraída, com a cabeça erguida, cauda relaxada e postura confiante
  • Um rabo que envolve movimentos de corpo inteiro, ou pelo menos um corpo relaxado. Por outro lado, um cão em pé, rígido, com uma cauda tensa e ondulante, pode estar mostrando estado de alerta ou nervosismo.
  • Rolar para mostrar sua barriga
  • Fazer um "jogo de arco", com a parte traseira no ar e o peito abaixado para o chão como um convite para jogar

Claro, todo cachorro é diferente, e a composição corporal pode variar. Mas, em geral, um cachorro feliz parecerá confortável e à vontade.

Sinais comportamentais de um cão feliz

Além dos sinais de linguagem corporal, há sinais comportamentais de felicidade em cães:

  • Cães felizes geralmente não são destrutivos. Comportamento destrutivo pode ser um sinal de ansiedade ou estresse.
  • Eles ficam felizes em jogar, passear ou dar uma volta no carro. Se o seu cão não estiver interessado em brincar, pode estar se sentindo mal ou com dor.
  • Eles têm um apetite saudável, o que indica sentir-se fisicamente bem e emocionalmente satisfeito. Mudanças no apetite são um dos primeiros sinais de doença ou infelicidade em potencial.
  • Eles se inclinam para a sua mão ou corpo. Cães felizes fazem muito contato corporal.
  • Eles estão animados em vê-lo quando você entra pela porta.

Complemente a sua leitura:

Fatores como raça, idade e saúde podem afetar o desempenho comportamento. E, claro, a personalidade básica do seu cão desempenha um papel na forma como expressam felicidade.

Você provavelmente conhece as variações do seu cão em "comportamentos felizes", portanto, sua própria lista pode parecer um pouco diferente da apresentada acima.

Como tornar seu cão ainda mais feliz

A melhor maneira de manter um cão feliz é simplesmente suprir suas necessidades físicas, intelectuais e emocionais. Certifique-se de que eles tenham uma dieta saudável, uma quantidade adequada de exercícios, estimulação mental suficiente e muito amor e carinho.

Outra forma de garantir a felicidade do seu cão é cuidar do seu próprio. Além de experimentar emoções próprias, os cães reagem ao nosso humor. Quanto mais saudável e mais conteúdo você se mantiver, mais confortável e contente seu cão ficará. 

Finalmente, lembre-se que "felicidade" é apenas uma das muitas emoções que seu cão é capaz de sentir. É importante prestar atenção às dicas emocionais do seu cão, já que alterações na linguagem corporal ou no comportamento podem indicar estresse emocional, desconforto físico ou doença. Mas também é importante permitir variações no humor.

Afinal, todo mundo fica irritado de vez em quando. Desde que seu cão esteja em geral saudável, confortável e bem cuidado, você pode ficar descansado e feliz, não importa como o mostre.

Saiba mais sobre: Comportamento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Meu cachorro é feliz?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.