Meu cachorro pode comer chiclete (goma de mascar)
Autora:

Meu cachorro pode comer chiclete (goma de mascar)

Como proprietário de um cão, você provavelmente conhece os perigos mais comuns (chocolate, cebolas...), mas você sabia que a goma de mascar é incrivelmente perigosa para cães?

Os cães podem comer chiclete (goma de mascar)?

Há perigos ocultos para cães que espreitam em quase todos os cantos de sua casa, e se você tem um cachorro que é mais do que um cachorro, os riscos aumentam dez vezes. Como proprietário de um cão, você provavelmente conhece os perigos mais comuns (chocolate, cebolas e medicamentos contra a dor humana), mas você sabia que a goma de mascar é incrivelmente perigosa para os cães?

Chiclete é tóxico para os cães?

Sua mãe provavelmente já disse para você que se você engolir seu chiclete, ele ficará no estômago por sete anos. Isso não é verdade, e esse velho conto não é o motivo pelo qual seu cão não deve comer chiclete. Para cães, o perigo com goma a de mascar está no edulcorante, o xilitol.

Xilitol: porque a goma de mascar é perigosa para cães

O xilitol é uma substância natural que é comumente usada como um substituto de açúcar. É extraído de itens como fibra de milho e árvores de madeira, e é encontrado em alimentos processados ​​como manteiga de amendoim, doces e até pasta de dente.

O que acontece se o seu cão comer xilitol? Isso leva a:

  • Hipoglicemia grave (baixo nível de açúcar no sangue)
  • Insuficiência hepática
  • Convulsões
  • Morte

Xylitol na goma de mascar é perigoso para cães, mas não para os seres humanos?

Os níveis de açúcar no sangue do seu cão são controlados pelo pâncreas. Quando um cão ingere açúcar, o pâncreas libera insulina para regular a quantidade de açúcar na corrente sanguínea, mas o xilitol desencadeia uma liberação excessiva de insulina.

Quando os cachorros comem goma de mascar, uma rápida liberação de insulina diminui rapidamente o açúcar no sangue dentro de 10 a 60 minutos de consumir o ingrediente perigoso na goma, o xilitol. Se a hipoglicemia não for tratada imediatamente, seu cão experimenta convulsões e em casos extremos, possivelmente a morte.

Quanto o chiclete é tóxico para os cães?

O xilitol é 100 vezes mais tóxico do que o chocolate. Uma dose tóxica de xilitol é relatada como sendo de 50 mg / kg de peso corporal. Quanto maior a dose, maior o risco de insuficiência hepática.

A goma sem açúcar é a fonte mais comum de envenenamento por chicletes em cães.

  • 9 pedaços de chiclete podem levar a uma hipoglicemia grave em um cão de 20kg
  • 45 pedaços de chiclete levam à insuficiência hepática
  • 2 pedaços de certas marcas de goma (1 g xilitol / pedaço de goma) causam hipoglicemia com risco de vida em cães e 10 pedaços causam insuficiência hepática em cães

Sintomas de envenenamento de goma de mascar em cães

Os sintomas geralmente aparecem dentro de 15 a 30 minutos após o consumo e incluem:

  • Vômito
  • Fraqueza ou tremores musculares
  • Incapacidade de ficar de pé ou andar (ações de bêbado)
  • Depressão / letargia
  • Convulsões
  • Coma

Diagnosticar a toxicidade dos chicletes nos cães

Não há como testar seu cão para a ingestão de xilitol. Seu veterinário vai realizar exame de sangue para verificar os valores de glicemia e fígado, mas um diagnóstico concreto depende de uma história de comer goma de mascar ou outro produto contendo xilitol.

Tratamento de Toxicidade com Xilitol (Goma de mascar, chiclete)

Não há antídoto para toxicidade de xilitol. O tratamento de suporte na hospitalização é o único tratamento. Isso inclui:

  • Fluidos intravenosos
  • Suplemento de açúcar para minimizar mais hipoglicemia
  • Droga protetora do fígado

Seu veterinário pode induzir o vômito se for menos de 2 horas desde que seu cão ingeriu o xilitol, mas isso não é algo que você deve fazer em casa, especialmente se eles estão sofrendo baixo nível de açúcar no sangue. O vômito ainda diminui o açúcar no sangue, por isso precisa ser feito sob supervisão veterinária.

Prevenção é chave - Mantenha os cães afastados da goma de mascar

Ler rótulos e manter chicletes, chicletes sem açúcar, goma de mascar e produtos relacionados contendo xilitol fora do alcance do seu cão é crítico. Lembre-se de que o xilitol não se encontra apenas na goma de mascar. Também é encontrado em produtos de higiene bucal, manteiga de amendoim e doces. Sempre leia o rótulo antes de compartilhar seus alimentos com o seu cão e mantenha o chiclete longe do alcance, especialmente no carro.

A intoxicação por goma em cães é 100% evitável se você usar a devida diligência. Se você tem um cachorro que come tudo o que se encaixa na boca, proteger da sua casa como você faria com uma criança. Embora a toxicidade de goma de mascar não seja sempre fatal, o xilitol pode deixar efeitos que perdem o resto da vida do seu cão.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Meu cachorro pode comer chiclete (goma de mascar)" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.