Meu cachorro pode pegar o coronavírus?
Autora:

Meu cachorro pode pegar o coronavírus?

Coronavírus não costuma causar sintomas em cães, mas nas poucas ocasiões que ele faz, você pode notar um início repentino de diarreia, juntamente com letargia e mau apetite.

Meu cachorro pode ficar com coronavírus?

Você provavelmente já ouviu falar do Coronavirus. Pode ser mais do que um pouco assustador quando um vírus como este parece se espalhar tão rapidamente, mas como amantes de cães, muitos de nós imediatamente viram nossos pensamentos para nossos filhotes em momentos como estes. Especialmente se você está familiarizado com a frase, "Coronavírus Canino".

"Meu cachorro pode pegar o coronavirus?" Ou pior, "Posso transmitir para o meu cão o coronavirus?"

O que é Coronavirus?

Embora as pessoas estejam em grande parte se referindo à doença atual apenas Coronavírus, o termo se aplica a uma família de vírus que se parecem com uma coroa quando observado em microscópio eletrônico, chamado Coronaviridae. A cepa atual, que foi observada pela primeira vez em dezembro, está sendo chamada de 2019-CoV. Outras cepas que você deve ter ouvido falar incluem SARS-CoV e MERS-CoV. Ambos causaram um alvoroço semelhante, mas desde então se estabeleceram.

Acredita-se que 2019-CoV tenha se originado em um mercado molhado em Wuhan, China, através do consumo de cobras infectadas pelo vírus. A partir de hoje, há mais de 2.500 casos confirmados na China, mas apenas 56 pessoas infectadas em outros países, incluindo 5 nos Estados Unidos – todos os quais parecem ter visitado Wuhan, na China recentemente.

Você também pode gostar:

Os animais podem pegar coronavírus?

Sim. A cepa atual está realmente sendo ligada a cobras vendidas no mercado. Neste caso, parece que os animais que carregam o vírus foram capazes de passá-lo para um hospedeiro humano através do consumo de sua carne. (Isso ainda está sendo investigado pelo Centro de Controle de Doenças.)

Meu cachorro pode pegar Coronavirus?

Existe doença do Coronavírus Canino – no entanto, não parece estar ligada a essa cepa.

O Coronavirus Canino recebe seu nome da mesma característica que os vírus humanos recebem o deles – uma aparência redonda, semelhante à coroa, quando visto um microscópio eletrônico. A maioria dos casos é causada por cães comendo coco que carrega o vírus. Outra razão para manter a boca longe de qualquer pilha de coco que ele possa encontrar.

Quais são os sintomas do Coronavírus em cães?

Coronavírus não costuma causar sintomas em cães, mas nas poucas ocasiões que ele faz, você pode notar um início repentino de diarreia, juntamente com letargia e mau apetite. A diarreia do seu cão pode conter sangue ou muco, e se a infecção ocorrer enquanto seu cão está sofrendo de outra doença, como parvovírus, isso fará com que ele se torne mais grave.

Claro, esses sintomas podem apontar para uma série de outros problemas, então certifique-se de ver o veterinário.

Posso pegar Coronavirus do meu cachorro?

Neste momento, não houve casos notificados de 2019-CoV em cães.

Cepas anteriores de Coronavirus foram rastreadas até o contato humano-animal. SARS-CoV parece ter sido causado através do contato com civeta, e síndrome respiratória coronavírus do Oriente Médio de camelos dromedários. Acredita-se que 2019-CoV tenha sido transferido pela primeira vez para humanos através de cobras que foram vendidas em um mercado em Wuhan. Depois de infectar o hospedeiro humano, o vírus causa problemas respiratórios e se espalha de humano para humano, muitas vezes através do ar, através de um espirro ou tosse.

Posso transmitir coronavírus para o meu cachorro?

Se você acredita que pode estar infectado, você deve entrar em contato imediatamente com seu médico, e deixar o médico saber que você suspeita que você pode estar infectado antes de para consulta, assim que ele pode tomar precauções. 

Cepas anteriores de Coronavirus mostram que mamíferos, como camelos e gatos civetas, podem pegar Coronavirus e infectar humanos. No entanto, não parece haver casos de humanos carregando Coronavírus infectando seus animais de estimação.

Boas práticas de higiene devem ser sempre sua primeira defesa, lave as mãos regularmente, cubra a boca quando espirrar. Para o seu cão, tente impedi-lo de comer coco, recolher o coco imediatamente quando ele fizer, e dar banho regularmente.

Saiba mais sobre: coronavírus

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Meu cachorro pode pegar o coronavírus?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.