Meu cachorro pode ser alérgico à comida dele?
Autora:

Meu cachorro pode ser alérgico à comida dele?

Infecções repetidas no ouvido ou nas patas do seu cão podem ser um sinal de sensibilidade alimentar, não de uma alergia alimentar.

Assim como os humanos, cães também podem ter alergias alimentares. E como os humanos, essas respostas alérgicas podem variar de coceira e irritante a grave e perigosa.

Alergias alimentares em cães podem começar em qualquer idade. As alergias podem começar mesmo que o cão tenha comido a mesma comida por meses ou anos.

Sintomas em Cães

Se o seu cão tem alergia alimentar, você pode notar:

Coceira na pele: Também conhecida como dermatite alérgica, este é o tipo mais comum de alergia. Irritada, a coceira na pele pode acontecer em qualquer lugar do corpo do seu cão. Muitas vezes acontece perto do:

  • Ouvidos
  • Patas
  • Extremidade traseira
  • Barriga

Urticárias: Essas lombadas vermelhas que ficam coçando, também conhecidas como urticária, podem aparecer de 6 a 24 horas depois que seu cão comer a comida que é alérgico. Se o seu cão tem pelo curto, é mais fácil de ver. Caso contrário, você pode acariciar o seu cão e sentir as feridinhas.

Com coceira na pele e urticária, há dois efeitos colaterais da irritação:

Você também pode gostar:

  1. Seu cão provavelmente vai arranhar, morder e lamber as áreas afetadas, o que pode levar à pele quebrada. Se a pele estiver aberta, há uma chance do seu cão ter uma infecção, que pode precisar de tratamento.
  2. Toda essa coceira pode levar à queda de pelo.

Problema na barriga: Alergias podem causar problemas gastrointestinais, como gás, vômito e diarreia.

Rosto inchado: Você pode ver inchaço nos lábios do seu cão, pálpebras ou retalhos de ouvido.

Infecções crônicas de ouvido ou pata: Infecções repetidas no ouvido ou nas patas do seu cão podem ser um sinal de sensibilidade alimentar, não de uma alergia alimentar.

É importante saber a diferença entre alergia alimentar e sensibilidade alimentar. Por exemplo, uma alergia desencadeia uma resposta imediata do sistema imunológico. Sensibilidade alimentar não. Seu cão pode ter sensibilidade alimentar se ele está tendo uma reação gradual a um ingrediente em sua comida.

Alérgenos Comuns

Quando se trata de comida, os culpados mais comuns são:

  • Frango
  • Carne
  • Produtos lácteos

Os menos comuns incluem:

  • Milho
  • Trigo
  • Arroz
  • Cevada
  • Aveia

Tratamento

Complemente a sua leitura:

Em casos raros, uma reação alérgica com risco de vida pode acontecer e seu cão pode não ser capaz de respirar. Se isso acontecer, ligue para um hospital de animais de emergência imediatamente.

Felizmente, na maioria das vezes, alergias alimentares em cães podem ser gerenciadas com mudanças em seus alimentos.

Testes de alergia: Assim como em humanos, descobrir a alergia alimentar de um cão pode levar tempo. Primeiro, seu veterinário pode tentar descartar outras coisas que podem levar aos sintomas do seu cão. Se o veterinário acha que o problema é uma alergia, eles podem sugerir alguns testes.

Dieta de eliminação: A melhor maneira de descobrir uma alergia alimentar é com uma delas, que só deve ser feita sob os cuidados de um veterinário ou nutricionista. Um cão é alimentado com uma proteína e um carboidrato por 8 a 12 semanas. Por exemplo, se o seu cão segue uma dieta de carne bovina e trigo, o veterinário pode fazer você mudar para salmão e arroz para ver se os sintomas desaparecem.

Você precisa da ajuda de um profissional com isso. Essa é a única maneira de garantir que ambos encontrem a causa da alergia e o façam de forma nutricionalmente completa.

Medicamentos: Seu veterinário pode prescrever um anti-histamínico ou um creme de pele para ajudar a aliviar os sintomas enquanto eles descobrem um plano de longo prazo.

Saiba mais sobre: alergia

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Meu cachorro pode ser alérgico à comida dele?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.