Meu cachorro pode tomar Rimadyl (Carprofeno)?
Autora:

Meu cachorro pode tomar Rimadyl (Carprofeno)?

Rimadyl (carprofeno) é um fármaco antiinflamatório não esteroide (NSAID) que foi formulado especialmente para os cães.

Rimadyl é seguro para cães?

Como todos os medicamentos para dor humana são tóxicos para o seu cão, você pode se perguntar se há algo que você pode dar para o seu cachorro com dor.

Se o seu cão está com dor nas articulações ou acabou de ser castrado, a opção mais popular é Rimadyl.

Posso dar Rimadyl para o meu cachorro?

Rimadyl (carprofeno) é um fármaco antiinflamatório não esteroide (NSAID) que foi formulado especialmente para os cães, tornando-se um dos medicamentos contra a dor na articulação em cães mais seguros e mais comumente prescritos no mercado. É especialmente bom para cães que sofrem de artrite.

Rimadyl é seguro para meu cachorro tomar?

Sim, Rimadyl para o seu cachorro tomar é incrivelmente seguro com efeitos colaterais mínimos. Como a maioria dos AINEs, o efeito colateral mais comum é a dor estomacal. Se o seu cão é mais velho ou vai usar a droga a longo prazo, espere que o seu veterinário queira executar algumas análises de sangue para garantir que o fígado e os rins funcionem adequadamente.

Rimadyl bloqueia as prostaglandinas que criam inflamação nas articulações, mas as prostaglandinas são necessárias para as funções diárias do corpo. Quando a produção é interrompida, as funções normais do corpo no trato digestivo, no fígado e nos rins são interrompidas. Alguns cães experimentam hemorragia no trato gastrointestinal porque o revestimento do estômago se torna ulcerado.

O fluxo sanguíneo para o fígado diminui, criando uma acumulação de toxinas em todo o corpo. As úlceras do estômago e a função hepática diminuída podem ser mortais se não forem tratadas. Muitas pessoas pensam que, uma vez que a droga é interrompida, esses efeitos colaterais pararam. Enquanto a náusea e a diarreia podem parar depois que a droga é interrompida, os efeitos como úlceras no estômago e danos no fígado não são reversíveis.

O seu veterinário será muito rigoroso com a frequência para testes de sangue em cães que tomam Rimadyl a longo prazo. Alguns veterinários querem que eles sejam realizados a cada seis meses, enquanto outros querem fazer todos os anos. Independentemente do tempo entre os testes, a maioria dos veterinários não vão dar mais receita para continuar o tratamento sem ter o exame de sangue atualizado. Isso pode parecer um incômodo, mas esses exames de sangue podem salvar a vida de seu cachorro.

Quanto Rimadyl posso dar para o meu cachorro?

O fabricante de Rimadyl, Pfizer, recomenda que os cães obtenham 1 mg de Rimadyl por quilo de peso corporal a cada 12 horas. Alguns cães recebem alívio da dor efetivo de uma dose mais baixa, muitos veterinários começam com doses baixas para ver se isso faz alguma diferença na dor. Quanto menor a dose, menos provável é que eles experimentem efeitos colaterais. Alguns cães também podem obter alívio da dor da administração intermitente.

Os sintomas de overdose incluem vômitos excessivos, diarreia, letargia, aumento ou diminuição da micção e icterícia. Se você alguma vez notou algo fora do comum, leve seu cachorro ao veterinário imediatamente.

E quanto à artrite?

Quando Rimadyl não é uma boa combinação para o seu cão, existem outras opções para ajudar com a dor da artrite. Deramaxx (deracoxib) é uma boa alternativa e também é um NSAID.

Metacam (meloxicam) é um AINE líquido que é bom para cachorros mais velhos, cachorros pequenos ou cães com dificuldade em administrar remédios.

A maioria dos AINEs são seguros para uso a longo prazo, então discuta suas escolhas com seu veterinário. A saúde conjunta é muito importante para manter a dor da artrite.

Glucosamina e condroitina são úteis para aliviar os sintomas da artrite, porque eles lubrificam as articulações. Algumas pesquisas mostram que os ácidos graxos também são benéficos, para que você possa discutir óleo de peixe ou outros óleos gordurosos com seu veterinário.

Rimadyl é uma excelente escolha para a maioria dos cães. Se seu cão acabou de operar ou suas articulações começaram a envelhecer, Rimadyl pode torná-los confortáveis ​​e livre de dor com apenas uma ou duas doses por dia. Se você está preocupado com o seu conforto, faça uma consulta para que ele seja tratado o mais rápido possível.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Meu cachorro pode tomar Rimadyl (Carprofeno)?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.