Meu cão comeu paracetamol | Sintomas de Intoxicação e O que fazer?
Autor: Ozzy the Boss

Meu cão comeu paracetamol | Sintomas de Intoxicação e O que fazer?

Se você suspeitar que seu cão está sofrendo de envenenamento por paracetamol, você deve procurar atenção veterinária imediatamente.

Meu cachorro comeu acetaminofeno (paracetamol), o que fazer?

Nomes alternativos do medicamento para tratar dor e febre (analgésico e antipirético) que o cão pode ter comido

Tylenol, paracetamol, APAP, Oxicodona, Panadol, Excedrin, Feverall

O que é envenenamento por paracetamol?

Paracetamol não é licenciado para uso em cães, é comumente prescrito por veterinários como um analgésico. Envenenamento acidental também pode ocorrer se o seu cão encontra uma cartela de paracetamol e ingere vários comprimidos. Se você suspeitar que seu cão está sofrendo de envenenamento por paracetamol, você deve procurar atenção veterinária imediatamente.

Envenenamento por paracetamol pode ocorrer de paracetamol, que é um analgésico comum que muitos proprietários do cão  dão ao seu cão. Alguns cães estão predispostos a ser sensível à droga e podem ter uma reação ao paracetamol. Cães que sofrem de envenenamento por paracetamol provavelmente serão tratados com acetilcisteína. Em cães, o envenenamento por paracetamol pode ocorrer se ingerir 75 mg por quilograma de peso corporal. Insuficiência renal e hepática pode ocorrer de envenenamento por paracetamol.

Toxicidade para animais de estimação

Paracetamol é um analgésico sem receita popular e medicação antipirética e também está presente em alguns medicamentos para a dor com prescrição.

Os proprietários do animal de estimação devem estar à procura de paracetamol em produtos rotulados para "sintomas de resfriado e gripe", "alergias" e "febre".

Enquanto esta droga é segura para uso humano, tem uma margem mais estreita de segurança em cães e especialmente gatos.

Os gatos têm uma diminuição da capacidade de metabolizar paracetamol em seu fígado, tornando-os muito mais suscetíveis ao envenenamento do que a maioria das outras espécies.

Sinais comuns de intoxicação por paracetamol em animais de estimação que podem ser observados

Envenenamento por paracetamol em cães pode ser muito grave, muitas vezes fazendo com que seu cão possa entrar em insuficiência renal ou hepática. Se você acha que seu cão ingerido uma grande quantidade de paracetamol, você terá que procurar atendimento veterinário de emergência. Os sintomas a serem cuidados incluem:

  • Letargia
  • Inchaço do rosto e/ou patas
  • Dificuldade para respirar
  • Gengivas marrons ou azuis
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Diminuição do apetite
  • Icterícia

Causas de envenenamento por paracetamol em cães

Para seres humanos,...

publicidade

...acetaminofeno, também conhecido como paracetamol é geralmente seguro para uso como um analgésico. No entanto, para cães, paracetamol pode ser mortal quando ingerido. Cães de raça toy parecem ser mais suscetíveis ao envenenamento por paracetamol simplesmente porque eles são menores e é preciso uma dose menor de paracetamol para causar toxicidade.

Anormalidades das células vermelhas do sangue podem ocorrer, bem como danos nos rins e/ou fígado. Na maioria dos casos, danos nos rins e fígado não é reversível. Ingestão de grandes doses de paracetamol também pode causar coma ou morte. Tratamentos rápidos são essenciais para a recuperação total do seu cão sem danos permanentes ao fígado ou rins.

Diagnóstico de envenenamento por paracetamol em cães

Seu veterinário começará por tomar o histórico médico do seu cão. Isto é importante, especial se você teve que levar seu cão a uma clínica da emergência onde o veterinário de plantão não saiba a história do seu cão. Se você deu o seu paracetamol para o cão, ou paracetamol, não se esqueça de transmitir ao seu veterinário a quantidade que foi dada e o tempo que foi dado. Se você não deu paracetamol, mas suspeita que seu cão comeu tylenol ou algum outro medicamento com paracetamol, você deve falar para o seu veterinário.

Seu veterinário irá realizar um exame físico completo e, em seguida, encomendar um painel de bioquímica, contagem de sangue completa, urina e exame fecal. Estes testes diagnósticos ajudarão a determinar o nível de toxicidade que está atualmente no corpo do seu cão. A função hepática e renal do seu cão também terá de ser acompanhada de perto para observar quaisquer alterações que possam significar que o fígado ou os rins estão danificados e falhando.

Uma vez que seu veterinário diagnosticou envenenamento por paracetamol em seu cão, els vai discutir as opções de tratamento com você.

Tratamento do envenenamento por paracetamol em cães

Seu cão pode exigir hospitalização e cuidados de suporte durante tratamentos para envenenamento por paracetamol. Os cuidados de suporte provavelmente incluirão oxigênio suplementar, terapia de fluido intravenoso, suplementação de vitamina...

publicidade

...C, cimetidina e N-acetilcisteína. Cisteína é um aminoácido que ajuda na reparação de danos potenciais do fígado. Outros protetores de fígado incluem cardo de leite e S-adenosilmetionina (SAM) .

O primeiro passo no tratamento de envenenamento por paracetamol em cães é a descontaminação, então seu veterinário fará o trabalho de sangue de base para monitorar as funções hepáticas e renais do seu cão para garantir que os órgãos do seu cão não estão mostrando sinais de danos. Os protetores do fígado precisarão ser dados assim como o cuidado de suporte. Uma lavagem gástrica também pode ser feita ou vômitos induzidos para livrar seu cão de qualquer paracetamol que ainda está em seu estômago.

Uma vez que seu cão é capaz de ir para casa a partir de sua estadia no hospital, seu veterinário ainda terá de monitorar a função renal e hepática para garantir que não haja efeitos a longo prazo do envenenamento por paracetamol. Quando seu cão vai para casa, seja certo seguir todas as instruções do cuidado dadas por seu veterinário para assegurar-se de que seu cão permaneça no caminho certo da recuperação.

Recuperação de envenenamento por paracetamol em cães

Dependendo da quantidade de paracetamol que seu cão ingere, sua recuperação será guardada até que seu veterinário pode ver o quão bem seu cão está respondendo aos tratamentos. As funções hepáticas e renais do seu cão terão de ser monitorizadas durante os tratamentos e depois para garantir que quaisquer efeitos a longo prazo sejam travados precocemente.

Simplesmente evite dar paracetamol ao seu cão, mesmo que seja uma prática comum. Esta medicação só é aprovado para os seres humanos e não é um medicamento seguro para ser dado ao seu cão.

O conteúdo desta página não é um conselho veterinário. Uma série de fatores (quantidade de substância ingerida, tamanho do animal, alergias, etc) podem determinar o que é tóxico para um animal de estimação particular. Se você acha que seu animal de estimação comeu algo potencialmente tóxico, ligue para seu médico veterinário ou procurar tratamento veterinário imediato.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Meu cão comeu paracetamol" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de um Médico Veterinário.

publicidade
Pesquisa mais sobre a Saúde e Comportamento dos Pets e Animais de Estimação.

Descubra mais sobre o mundo dos pets

Milhares de artigos sobre saúde e cuidados do seu pet de estimação.