Meu Pet parou de andar | Causas e O que fazer
Autora:

Meu Pet parou de andar | Causas e O que fazer

Se o seu cão pára de andar e parece assustado ou nervoso, pode ser que ele está experimentando o medo ou ansiedade no momento presente.

Por que meu cão parou de andar enquanto estamos em passeios?

O que fazer quando o seu Pet se recusa a andar

Se você é um proprietário de cão ou alguém que se encontra regularmente andando com o cão, você pode ter sentido algum tipo de tensão em uma extremidade da coleira, incapaz de se mover e andar ao longo de um passeio.

Do outro lado da coleira? Um cão aparentemente teimoso que se recusa a ceder, e forçando parar.

Se você encontrar este comportamento frustrante ou apenas confuso, seus cães estão fazendo isso para tentar comunicar algo. O que isso é, no entanto, depende do cão e as circunstâncias que vocês dois encontraram naquele momento.

Por que meu Pet parou de andar?

Superestimulação

Os cães podem parar de andat por uma variedade de razões, e a superestimulação pode ser uma das causas mais comuns. Seja uma área barulhenta, uma calçada cheia de tráfego, cães passando, o cheiro de urina velha (que é muitas vezes uma razão para parar e demorar, como os cães podem pegar um monte de informações sobre outros cães através de feromônios deixados para trás), ou se você só tem um filhote de cachorro ou um cão que tem dificuldade para ter foco, as distrações podem ser difíceis de superar.

Se este é o caso, começar a andar com seu cão outra vez pode geralmente ser feito agarrando sua atenção e recompensando comportamentos desejados.

Para treinar seu cão a andar bem na rua, os treinadores recomendam usar um sistema de recompensa para ajudá-lo a associar positividade com certos comportamentos, o que pode motivá-lo a continuar agindo dessa forma.

Para fazer isso para caminhar, comece oferecendo uma recompensa, como seu deleite favorito, sempre que ele caminha com facilidade e não pára ao longo do caminho.

Você também pode gostar:

Se o seu cão parou durante a sua caminhada, permitir alguma folga em sua coleira e dar alguns passos para trás, o que deve incentivá-lo a vir em sua direção.

Uma vez que ele faz o seu caminho, recompensá-lo, e repita a seqüência várias vezes para ajudá-lo a aprender e entrar no hábito de ser recompensado por andar.

Medo ou ansiedade

Se o seu cão pára de andar e parece assustado ou nervoso, pode ser que ele está experimentando o medo ou ansiedade no momento presente. Isso poderia ser porque algo assustador está acontecendo, como um barulho alto devido à construção nas proximidades, um objeto desconhecido está presente, ele está em um dos dois ciclos de medo do desenvolvimento, ou ele está associando o lugar que ele está com algo assustador que aconteceu em uma caminhada anterior.

Seja qual for o caso, é sempre recomendável que você nunca faça o movimento de puxar ou arrastar o seu cão na rua em meio a um episódio ansioso, e em vez disso, tentar ajudar o cão a associar bons sentimentos com estar fora, recompensando o comportamento desejado.

Fadiga

Claro, o seu cão também pode estar parando no meio do passeio, porque ele apenas está cansado. Afinal, você não iria parar para descansar o seu corpo e recuperar o fôlego se você se encontrou muito prolixo para andar? Claro que sim! Se você se encontra incerto porque seu cão está parando de repente, pergunte-se de onde você está vindo, que pôde responder a todas as perguntas que você pode ter. Indo para casa de uma sessão de jogo, o parque do cão, treinamento, creche, ou mesmo se você acabou de ter um encontro estressante são todas as razões possíveis por que seu cão pode estar retardando-se para baixo devido à fadiga, e se esse for o caso, você provavelmente não tem nada para se preocupar.

Para ajudar a aliviar as coisas e voltar à estrada rapidamente, tente levar água e um lanche para o seu cão, se você notar este comportamento regularmente.

Complemente a sua leitura:

Certas raças são conhecidas por ter menos energia do que outras, o que pode ser responsável por parar durante a caminhada, graças ao cansaço.

Cães de face plana, como Buldogues, Pugs e Griffon de Bruxelas, por exemplo, tendem a ter problemas respiratórios graças à sua estrutura nasal braquicefálica, o que pode dificultar a respiração.

Da mesma forma, os cães mais velhos geralmente abrandam mais cedo do que filhotes ou cães adultos jovens, e também deve ser dada consideração extra quando pausar durante suas caminhadas. Para permanecer no lado seguro, permita algum tempo de passeio extra se você precisa começar em algum lugar com seu cão, e para cumprir sempre seu desejo parar se estão ofegando pesadamente ou tendo edições de respiração adicionais.

Lesões

Às vezes, um cão pode estar parando ao longo de seus passeios para expressar desconforto ou até mesmo dor. Alguns cães podem coxear se eles têm uma perna ou lesão articular, que é geralmente fácil de detectar, mas outros podem ter lesões menos óbvias, assim você pode estar empurrando seus limites físicos, sem sequer perceber.

Se seu cão está parando sem ter nenhuma razão aparente, uma consulta com o veterinário é sempre uma boa opção e pode poder oferecer um diagnóstico cedo para impedir mais ferimentos adicionais.

Se o seu cão começa a mancar em sua caminhada, é recomendado tomar extremo cuidado antes de tentar examinar a perna, como o cão pode morder se ele está com muita dor.

Se você é capaz de obter um olhar de perto, verifique as patas e os dedos dos pés para itens estrannhos, como espinhos, e remover qualquer coisa que você encontrar antes de limpar a área com sabão antibacteriano.

Se você notar inchaço, aplique um bloco de gelo na área por 15 minutos duas vezes ao dia até que você pode visitar um médico, se necessário.

Finalmente, mantenha seu cão ferido sobre tanto descanso da cama como possível, e elimine a possibilidade de saltar sobre ou fora da mobília ou dentro e fora dos carros.

Saiba mais sobre: andar

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Meu Pet parou de andar | Causas e O que fazer" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.